Antes de fazer qualquer coisa, você precisa desligar o dispositivo. Aliás, este e o passo mais importante. Se você não seguir isso, poderá causar sérios danos ao hardware.
Limpar seu notebook não é como limpar qualquer outro eletrodoméstico, você precisará de algumas ferramentas específicas para isso. É recomendado usar: pano de microfibra e álcool isopropílico.
Comece a limpar a tela com um pano seco. Vá de canto a canto. Em seguida, pegue o pano e umedeça-o com um pouco de água. Contudo, não encharque o pano. Passe o pano sobre a tela, mas não exagere ao esfregar.
Se você usa um mouse externo, também pode limpá-lo. Os mouses ópticos, que usam luz para detectar a área da superfície, não exigem limpeza interna, mas a parte externa pode ficar pegajosa com o tempo.
Depois de remover a poeira visível, pegue o pano e umedeça-o com o álcool. Passe o pano levemente sobre as teclas. Posteriormente, pegue o cotonete e limpe entre as teclas.
Agora é aqui que temos que ter um cuidado extra. Desaperte a tampa traseira do seu notebook e guarde os parafusos para não perdê-los. Em seguida, passe um pano para remover a poeira.
Se você já possui as ferramentas, também pode desmontar parcialmente as peças que conectam o dissipador de calor e os processadores para reaplicar a pasta térmica. Limpe a pasta restante com álcool isopropílico e, em seguida, esprema uma boa quantidade de pasta térmica, apenas o suficiente para cobrir as partes conectivas.