Omolu, como é conhecido nacionalmente, é o senhor da terra, o Orixá da cura, da saúde e também das doenças. Desse modo, é um dos sete orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente, é sincretizado com São Lázaro.
Inlé (do iorubá Erinlẹ), ou Ibualama é o orixá da caça de Ijexá, onde passa um rio do mesmo nome. Além disso, é o deus da saúde física e bem-estar das pessoas.
É um orixá que carrega um saco nas costas e se apóia num cajado. Além disso,OInilê é a guardiã da moradia e o grande símbolo da sobrevivência, estreitamente associada a Ewá.
O Orixá Oxalá é considerado o mais poderoso de todos. É o Orixá da energia da criação,e foi o primeiro a ser criado. Assim, a ele foi dada a missão de criar o universo, todos os seres e coisas que existiriam no mundo!
Este deus africano é o “O Grande Orixá” ou “O Rei do Pano Branco”, na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê. É o mais velho dos orixás, é o próprio Oxalufã o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás.
Ifá é o porta-voz de Orunmila, orixá da adivinhação, ligado ao Merindilogun. É o deus do destino, do oráculo, do jogo de búzios.
Também chamado Oodua ou Odudua, nome que significa O Grandioso que criou a existência, segundo a narrativa mítica ele e seu séquito de desbravadores teriam sido os sobreviventes de um dilúvio. Daí serem chamados pelos antigos de ooye, os que foram salvos.
Oraniã era o filho mais novo de Odudua e foi o mais poderoso de todos, e mais famoso em toda nação Iorubá. Famoso como caçador e pelas grandes e numerosas conquistas, ele também fundou o reino de Oyó.
Dadá Ajaká, filho mais velho de Oranian, irmão consanguíneo de Xangô, reinava então em Oyo. Ele amava as crianças, a beleza, e as artes. De caráter calmo e pacífico, não tinha a energia que se exigia de um verdadeiro chefe dessa época.
Olokun que se acredita ser o pai de Ajé é famoso como o governante de todos os corpos de água e é elogiado pela capacidade de dar riqueza, saúde e prosperidade a seus seguidores.