O sistema imunológico é o grande protetor do corpo humano. De forma geral ele nos protege de toda ameaça como bactérias, células cancerígenas e até órgãos e tecidos transplantados. Mas, e quando estão em jogo as famosas doenças autoimunes? Acontece que nem sempre tudo funciona bem e o sistema imunológico falha, atacando a si mesmo. Consequentemente, o corpo acaba atacando o próprio corpo.

Arrow

– Artrite reumatoide; – Tireoidite de Hashimoto; – Diabetes mellitus tipo 1; – Lúpus eritematoso sistêmico (lúpus); – Vasculite; – Doença de Addison; – Polimiosite; – Síndrome de Sjögren; – Esclerose sistêmica progressiva; – Fibromialgia – Glomerulonefrite (inflamação dos rins);

Arrow

Doenças autoimunes

De forma geral, os sintomas podem variar segundo o organismo e a doença especifica. Por exemplo, algumas doenças autoimunes afetam tecidos em todo o corpo, como os vasos sanguíneos, a cartilagem ou a pele. Outras, no entanto, podem se restringir a um determinado órgão. Nesse caso, praticamente qualquer órgão pode ser atacado: rins, pulmões, coração, cérebro e assim por diante.

Sintomas

Como resultado, esse amaranhado de fatores, inflamações e lesões podem resultar em sintomas realmente ruins. Os mais comuns são: – Dor; – Deformações nas articulações; – Fraqueza; – Icterícia; – Prurido; – Dificuldade respiratória; – Acúmulo de líquido (edema); – Delírio; – Morte.

Arrow

Não se sabe, na prática, por que algumas pessoas possuem doenças autoimunes e outras não. Acredita-se que possa haver ligação com hereditariedade. Mas sabe-se quais são as causas que podem desencadear o problema.

Arrow

Causas

Algumas doenças autoimunes desaparecem inexplicavelmente da mesma forma como aparecem. Entretanto, a maioria das doenças autoimunes são crônicas. Nesses casos é necessário tomar remédios durante toda a vida para controlar os sintomas. O tratamento inclui remédios que suprimem o sistema imunológico e plasmaferese e imunoglobulina intravenosa.

Tratamentos