Horizontal é pra cima ou pro lado? E vertical? Quem nunca se confundiu que atire a primeira pedra. Mas enfim, chegou a hora de aprender de vez a diferença e nunca mais errar qual é qual.
Primeiramente vamos conhecer a definição de cada conceito: a linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.
Frequentemente, essas orientações são utilizadas para representar direções e sentidos, em áreas como a Física, Matemática e Geografia. Além disso, também pode-se usar o conceito de horizontal e vertical para definir modelos de organização social, formatos de estudos econômicos e até conceitos políticos.
Na Ciências Exatas, por exemplo, utiliza-se dessas duas orientações para determinar os eixos do plano cartesiano, ferramenta fundamental para os cálculos. Porém, também é utilizado dessas noções no campo das Engenharias e da Arquitetura, especialmente nos projetos e projeções.
No geral, existem macetes para aprender e consultar sempre que precisar se lembrar. Entretanto, vale reforçar que esquecer e confundir essa diferença não é problema algum, até porque são conceitos próximos entre si.
Como diferenciar vertical da horizontal?
Uma dica simples para lembrar do que é horizontal, é imaginar um H maiúsculo, já que a linha no meio da letra é, por si só, uma linha horizontal. O mesmo vale para a vertical, pois eliminando-se a linha horizontal do meio da letra têm-se duas linhas verticais aos lados.
Mas o método mais simples de todos é simplesmente olhar para a linha do horizonte. Como foi explicado anteriormente, essa é a principal linha horizontal do planeta, sendo também uma grande referência para diferenciar as duas direções.
Todas as retas que não são horizontais ou verticais podem ser consideradas diagonais. Portanto, a diagonal é uma reta parelela ao eixo ortogonal, ou seja, vai de um ângulo a outro..