A gonorreia é uma infecção bacteriana causada pela Neisseria gonorrhoeae. As bactérias podem viver no colo do útero, no útero, na uretra, no reto, na garganta e, ocasionalmente, nos olhos. Qualquer pessoa sexualmente ativa pode facilmente contrair e transmitir gonorreia.
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível de fácil tratamento, mas pode levar a complicações graves se negligenciada. No primeiro estágio da doença, feridas podem aparecer nos órgãos genitais ou no ânus de uma pessoa.
Na maioria dos casos de intoxicação alimentar, o alimento é contaminado por bactérias, como salmonela ou Escherichia coli (E. coli), ou um vírus, como o norovírus.
A pneumonia pode não evocar o mesmo medo de doenças como raiva ou varíola, mas essa infecção pulmonar pode ser mortal. Os patógenos que causam a doença podem incluir bactérias, vírus ou uma combinação de ambos.
Abreviação de Staphylococcus aureus resistente à meticilina, MRSA é um tipo de bactéria capaz de causar infecções de pele e corrente sanguínea com risco de vida e é resistente à maioria dos antibióticos.
Uma doença contagiosa e crônica, a lepra é causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Também chamada de hanseníase, em homenagem ao médico norueguês que descobriu a bactéria responsável, a doença afeta a pele, os nervos periféricos, o trato respiratório superior e os olhos.