Talassofobia é o medo de mar e do oceano. Essa fobia pode ser relacionada a histórias traumática do passado ou não. Em certos casos, o simples fato de assistir um filme pode surpreendentemente causar esse medo. Algumas pessoas não são capazes de entrar no mar ou em barcos, nem mesmo ver imagens do oceano.

Arrow

A palavra talassofobia vem do grego “thalassa” + “phobos”. A primeira significa mar ou oceano e a segunda refere-se ao medo. Quase sempre a talassofobia está associada à exposição de eventos traumáticos, sejam eles reais ou não, como afogamento, acidente marítimo, tragédias no mar, filmes e livros.

Arrow

Origem da fobia 

Como resultado todos esses acontecimentos podem fazer com o que o talassofóbico associe o mar aos seus temores, chegando até ao ponto de temer a morte. Dessa forma isso faz com que ele tenha um grande medo do mar, de ondas, do oceano e em alguns casos, até mesmo de animais marinhos.

Arrow

Pelo pânico que o mar, seja pessoalmente ou por fotos e vídeos, pode causar no talassofóbico, alguns sintomas de um ataque de ansiedade podem se manifestar na pessoa que for exposta ao seu medo, como: taquicardia, tremores, dormência, pensamentos catastróficos intrusivos e tontura.

Arrow

Sintomas 

Considerada um transtorno de ansiedade, assim como qualquer outro tipo de fobia, ela é tratada como tal. Portanto, o paciente talassofóbico recebe acompanhamento com um psiquiatra e um psicólogo.

Arrow

Tratamento 

O psiquiatra entra com medicação no tratamento para controlar os sintomas de ansiedade, caso o paciente seja exposto, de alguma forma, ao mar. Simultaneamente o psicólogo trabalha para identificar a raiz dos medos do paciente para tornar a superação dessa fobia algo palpável.

Arrow