Suicídio: 16 fotos que provam que a depressão não tem uma cara definida

Quando você imagina uma pessoa depressiva e à beija de cometer suicídio, que tipo de expressão vem à sua mente? Alguém chorando, cabisbaixo e incapaz de sorrir? Se for isso que você pensa, isso pode ser um grande problema.

Ao contrário do que a maioria de nós imagina, nem todo mundo que sofre com a depressão deixa transparecer seus sentimentos no rosto. Uma boa prova disso são as fotos que destacamos abaixo e que mostram pessoas que convivem com a doença há anos e que, em muito casos, tentaram suicídio horas antes ou depois de serem fotografadas.

O que você vai ver nesses imagens? Na grande maioria pessoas absolutamente normais, mulheres bonitas e maquiadas, pessoas trabalhando e até mesmo exibindo um grande sorriso.

Isso tudo só mostra o quanto ainda desconhecemos o que é considerado o mal do século, mesmo se tratando de uma doença extremamente comum. Isso porque, se você mesmo não sofre de depressão, alguém próximo a você sofre, por mais que não fale sobre o assunto ou não demonstre.

Prevenção ao Suicídio

As fotos que você está prestes a ver foram feitas pelas pessoas depressivas ou por seus amigos e parentes, que publicaram as imagens nas redes sociais durante o mês de setembro, considerado o Mês de Prevenção ao Suicídio.

A intenção foi alertar para a necessidade de não só olhar, mas enxergar as pessoas que amamos e para mostrar que achar que pessoas deprimidas só choram também é uma espécie de preconceito.

Veja 16 fotos que provam que o suicídio e a depressão não têm uma cara definida:

1. Primeira vez, depois de meses, que ela saiu da cama para “tirar uma boa foto”.

2. Foto tirada dias antes de Chester Bennington, ex-vocalista do Linkin Park, tirar a própria vida. Essa parece uma cara de depressão para você?

3. Na foto, a mãe mostra como estava a filha uma noite antes de ser encaminhada ao hospital por tentativa de suicídio.

4. Foto feita 7 horas antes da moça tentar tirar a própria vida.

5. Segundo os pais do rapaz, essa foto foi tirada antes dele ir até o computador para pesquisar uma forma certa de se enforcar. Apenas alguns dias após, ele conseguiu.

6. Última selfie que ela fez com o namorado, duas semanas antes dele se enforcar.

7. A legenda que a própria dona da foto postou: “Precisando de ajuda/ Ainda precisando de ajuda”.

8. Conforme a menina, mesmo que a foto não mostre, ela está “desesperadamente triste e ansiosa”.

9. Quando ela postou a foto, disse que estava em meio a um momento realmente depressivo e ainda continuava trabalhando com suas plantas e fones de ouvido.

10. A garota postou a foto dois dias depois de uma tentativa de suicídio.

11. Apesar de ser conhecida a vida inteira por ser uma pessoa sorridente, ela convive há mais ou menos há duas décadas com a ansiedade e a depressão.

12. Foto tirada apenas 3 horas antes de um ataque de pânico.

13. Conforme o homem, esse é seu “rosto de guerra”, mas é “por dentro que a batalha acontece”.

14. Conforme a menina, ela esteve deprimida por anos, mas somente no último ano que notaram o problema dela.

15. A moça da foto relatou que nos dois dias ela teve pensamentos suicidas, mas não da mesma forma.

16. Segundo ela, mesmo que você não esteja vendo a depressão, isso não significa que ela não está lá.

Viu porque existe o ditado “quem vê cara não vê coração”? Fique atento às pessoas que estão ao seu redor e procure entender mais sobre a depressão.

E, se você está passando pelo mesmo problema ou planeja desistir da vida, não exite em procurar ajuda profissional. Você é muito importante para simplesmente deixar de existir!

Agora, falando no assunto, essa outra matéria pode ajudar bastante: 8 sinais de que você pode estar com depressão.

Fontes: Bored Panda, Awebic