Em primeiro lugar, considera-se os cães híbridos como espécies Sem Raça Definida, ou SRDs. Ou seja, são animais que não possuem pedigree. No geral, isso decorre da ausência de um certificado atestando a ascendência dos animais por parte das entidades oficiais.
Desse modo, entende-se que não existe uma linhagem pura, e também não se pode compreender se houve uma mistura com outra raça no meio do caminho. Entretanto, o nascimento de uma terceira espécie a partir do cruzamento de dois cães considerados de raça pura gera os cães híbridos.
Em outras palavras, são animais que surgem da mistura de raças de outros cães, com características comuns de ambos os lados. Sobretudo, identifica-se essas características por meio da aparência e do comportamento. Contudo, aalgumas características se perdem na medida em que há perpetuação da espécie por meio de outros cruzamentos.
Principais espécies de cães híbridos
1. Labradoodle, o primeiro dentre os cães híbridos mais comuns
Essa daqui é uma raça excelente para aqueles que sofrem com alergia a cães. O cruzamento entre labrador e poodle tem como resultado um cãozinho com pelagem antialérgica. É saída perfeita para quem ama animais, mas não pode ter por ser alérgico.
2. Goldendoodle
O goldendoodle é um animal muito companheiro. É resultado do cruzamento entre golden retriever e poodle. Além de um grande companheiro, sua pelagem é também antialérgica.
3. Puggle, o parente do pug entre os cães híbridos
Essa pequena fofurinha é resultado do cruzamento entre um beagle e um pug. Ao contrário do pug, que é uma raça que costuma ter muitos problemas respiratórios, isso não irá acontecer no puggle. Isso porque seu focinho é mais longo, como o beagle. Além disso, o cão é um excelente companheiro.
4. Cockapoo
O Cockapoo é uma raça híbrida muito famosa nos EUA, conhecida desde 1950. O animal é resultado do cruzamento entre as raças Poodle e Cocker Spaniel.
5. Morkie
Os cães da raça morkie, costumam ser muito animados e brincalhões. São resultado do cruzamento entre yorkshire terrier e maltês. A aparência do cão de raça híbrida pode variar, as vezes sendo mais semelhante ao yorkshire ou ao maltês.
6. Mal-shi
O Mal-shi é resultado do cruzamento entre a raça maltês e shi-tzu. O resultado é esse grandalhão peludo, que é muito companheiro.
7. Schnoodle
Os Schnoodle costumam ter o pelo aspero e o corpo forte. Tudo isso, resultado do cruzamento entre as raças poodle e schnauzer. Assim como acontece com os morkies, a aparência pode variar, puxando mais uma das raças.
8. Yorkipoo
Primeiramente, o yorkipoo foi um dos primeiros cruzamentos realizado nos Estados Unidos. Nesse sentido, a raça é resultado do cruzamento entre as raças yorkshire e poodle. Além disso, a pelagem pode também ser antialérgica.
9. Pomchi
Em resumo, o pomchi é um cão híbrido de pelagem longa. Além disso, resulta do cruzamento das raças spitz alemão e chihuahua.
10. Maltipoo, o menor dentre os cães híbridos
Por fim, o maltipoo é um cão relativamente alto e de pelagem crespa. Basicamente, isso acontece porque essa espécie resulta do cruzamento entre as raças maltês e poodle. Ademais, o tamanho ele herda da raça maltês e os pelos do poodle.
Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 10 raças de cachorros mais inteligentes que você poderia adotar
Fonte e Imagens: Exame