Olhos azuis: o que diz a Ciência sobre quem tem olhos dessa cor?

Os olhos azuis nos seres humanos são menos comuns que olhos castanhos, e conforme a Ciência, há fatos peculiares sobre essa cor.

6 coisas que a Ciência diz sobre olhos azuis

Difícil encontrar por ai quem não ache olhos azuis uma coisa bonita de se ver, não é mesmo? Não dá para saber bem porque, mas a coloração deixa as pessoas mais misteriosas e, claro, mais chamativas, especialmente se na região não existem muitas variações de cores de olhos que não passem ou lembrem os costumeiros (e também bonitos) castanhos.

Bom, sobre o gosto das pessoas não dá para discutir muita coisa, mas sobre os olhos azuis em si a Ciência tem muito a dizer. Como você vai ver na lista que preparamos abaixo, existem inúmeros fatos curiosas e informações sobre os tais olhos azuis que as pessoas por aí não conhecem e que são bem interessantes.

Um bom exemplo, como você vai ter oportunidade de conferir, é a correlação que os cientistas fazem entre os olhos azuis e tendências ao alcoolismos, bem como o fato de que todos os seres humanos que têm olhos dessa cor, até hoje, descendem de um mesmo ancestral que viveu há milhares de anos. Loucura ou não?

Mas essas não são as únicas curiosidades sobre essa cor de olhos que a Ciência tem a contar. Muitas outras coisas sobre essa característica genética são surpreendentes, como você vai descobrir em segundos.

Confira, abaixo, algumas coisas que a Ciência tem a dizer sobre olhos azuis:

1. Tendências alcoólatras

Olhos azuis: o que diz a ciência sobre quem tem olhos dessa cor?

Segundo a Ciência, quem tem olhos azuis, e olhos claros no geral, têm maior tendência a ser alcoólatra. Esse estudo foi publicado pelo American Journal of Medical Genetics Parte B: Neuropsychiatric Genetic e trata sobre voluntários europeus-americanos, brancos, que participaram do estudo.

Os cientistas ainda não sabem, exatamente, o motivo desse ligação, mas descobriram que os genes que determinam a cor dos olhos têm relação direta com o mesmo cromossomo que determina a dependência do álcool.

2. Mesmo ancestral

2

Basicamente, o que a Ciência descobriu, recentemente, é que as pessoas de olhos azuis descendem de um mesmo ancestral. Ou seja, de um único e mesmo ser humano do passado. Um estudo dinamarquês sobre o assunto prova que todos tinham olhos castanhos até que uma mutação genética aconteceu há milhares de anos, com uma única pessoa.

3. Maior tolerância à dor

Olhos azuis: o que diz a ciência sobre quem tem olhos dessa cor?

Conforme os estudos de uma geneticista da Universidade de Pittsburgh, D. Inna Belfer, pessoas com olhos azuis lidam melhor com a dor. Para chegar a essa conclusão, ela estudou mulheres prestes a dar à luz, separando suas voluntárias pela cor dos olhos. Com efeito, as de olhos azuis se mostraram mais tolerantes à dor ao estresse do parto.

Outros estudos nesse sentido, aliás, mostram que a melanina, pigmento responsável pela cor de seus olhos, cabelos e pele; está diretamente relacionada à resistência ou não à dor: quanto maior a concentração de melanina, menos resistentes à situações dolorosas (fisicamente) costumam ser a pessoa.

4. Competitividade

5

Outro fato interessante que a Ciência aponta sobre olhos azuis é que as pessoas com esse tom de olhos são bem mais competitivas. O estudo que chegou a essa conclusão, aliás, foi realizado por duas universidades australianas, e levou em consideração 336 pessoas com cores diferentes de olhos. De forma geral, as com olhos escuros eram mais agradáveis e maleáveis que as de olhos azuis, muito mais competitivas e ariscas.

5. Menos confiáveis

6

Conforme a Ciência, as pessoas de olhos azuis transmitem a impressão de serem menos confiáveis. Pelo menos é isso que um estudo de 2013 mostrou. Segundo as descrições dos pesquisadores, voluntários foram convidados a analisar o rosto de uma série de pessoas e tentar rotulá-las como confiáveis ou não somente pela percepção que elas transmitiam. Desse modo, a maioria esmagadora das pessoas mostraram não confiar em quem tinha olhos dessa cor.

De acordo com os cientistas, a sensação de menor confiabilidade pode estar mais relacionada às formas do rosto das pessoas de olhos escuros que à cor dos olhos propriamente ditas. No entanto, foi isso que as pessoas acharam sobre os indivíduos de olhos azuis.

6. Mais sensíveis

Olhos azuis: o que diz a ciência sobre quem tem olhos dessa cor?

Mais sensíveis à luz. Isso mesmo, quem tem olhos azuis, ou de cor clara no geral, está mais propenso a sofrer com fotossensibilidade, que é uma espécie de resistência menor à luzes. Aliás, isso, conforme a ciência, está diretamente relacionado à menor presença de melanina na íris de pessoas com olhos azuis.

Então, agora que você já sabe tudo isso sobre olhos azuis, talvez você goste de saber também porque os olhos arderem durante banhos de piscina e, quem sabe, ainda queira fazer um teste para saber à quantas anda sua visão. Que tal?

Fontes: All about vision, Salonline

Capa: Brilistyle

Outras postagens

Um comentário em “Olhos azuis: o que diz a Ciência sobre quem tem olhos dessa cor?