8 conselhos para você parar de roncar ou roncar menos

Assim como o ato de soluçar, roncar é algo que nosso corpo faz e que a gente não tem o menor controle sobre a intensidade do som ou mesmo da hora de começar ou parar. O problema, claro, é que o ronco é algo que, na maioria das vezes, incomoda somente a pessoa que está ao lado, na cama. Não é mesmo?

A melhor forma para tratar desse tipo de transtorno, obviamente, é indo ao médico e descobrindo porque o problema está ali. No entanto, se você ainda não procurou um especialista e se as pessoas que dormem sob o mesmo teto que você já não aguentam mais sua “motosserra”, temos alguns conselhos valiosos para minimizar seu ronco.

Como você vai ver na lista, muita coisa que pareciam mais superstição e conselhos da vovó, realmente ajudam as pessoas pararem de roncar ou, no mínimo, roncarem menos. Dormir de lado e evitar bebidas alcoólicas antes de ir para cama são ótimos exemplos do que você pode fazer para deixar seu companheiro ou companheira dormir em paz a noites inteira.

Mas, claro, a lista de conselhos que podem melhorar seu sono e o sono dos que convivem com você não para por aí. Abaixo, como você vai ver, existem outras dicas simples e rápidas de colocar em prática que podem ajudar bastante até que você procure uma ajuda especializada. Quer ver?

Confira 8 conselhos para você parar de roncar ou roncar menos:

1. Dormir de lado

1

Parece mito, mas é verdade: dormir de barriga para cima faz você roncar mais! Isso acontece porque os músculos do aparelho digestivo ficam relaxados, o que acaba permitindo uma interferência e uma vibração maior pela língua, permitindo também a maior entrada de ar no peito e um ruído maior.

No entanto, se você se deitar de lado, em especial do lado esquerdo, o sistema respiratório fica livre. Esse técnica, embora não impeça as pessoas de roncar, pode reduzir a probabilidade ou a intensidade do ronco.

2. Emagrecer

2

Conforme especialistas no assunto, pessoas acima do peso costumam ter maior dificuldade para respirar, inclusive durante o sono. Isso, obviamente, aumentam as chances do ronco, o que é o menor dos problemas causados pela obesidade, não é verdade?

3. Limpar o nariz

3

Desde que você não use os dedos para essa missão, a verdade é que limpar o nariz pode ajudar bastante na hora de evitar o ronco. Claro que outros motivos estão por trás do fato das pessoas roncarem, mas uma inalação pode ajudar bastante, por limpar as vias respiratórias e possibilitar uma noite de sono mais tranquila.

4. Dilatador nasal

4

Como o nome mesmo diz, essa pecinha é feita para alargar o espaço das narinas e permitir uma melhor oxigenação na hora de respirar. Claro que a cena não é lá muito bonita, mas o dilatador cumpre bem sua função e pode ser encontrado até mesmo em forma de adesivo.

5. Combater o desvio de septo, rinite e outros problemas

5

Seu problema de ronco pode ser o resultado de alguma complicação na parte nasal, como um desvio de septo, uma sinusite crônica e até mesmo rinite. O certo mesmo é ir a um médico para descobrir e começar um tratamento, caso seja necessário.

6. Remédio caseiros

6

Tem remédios caseiros contra o ato de roncar? Bom, mais ou menos. Alguns chás naturais, como o de urtiga, ajudam a resolver complicações ligadas à bronquite e, se consumidos regularmente, podem reduzir o ronco. Gargarejos com folhas de hortelã, antes de dormir, também são ótimas opções, além de ajudar a combater vários tipos de alergias.

7. Limpar a casa

7

Sabia que o motivo de você roncar pode ser uma crise alérgica? Se só o chazinho não resolveu seu problema, talvez sua casa esteja precisando de uma faxina mais pesada para eliminar o pó, especialmente dos móveis, das cortinas, lençóis e assim por diante.

8. Evitar bebidas alcoólicas

8

 

Assim como a perda de peso, por uma alimentação balanceada, pode ajudar a parar de roncar, evitar bebidas alcoólicas também pode ser um santo remédio, especialmente à noite. Isso porque o álcool faz com que os músculos fiquem mais relaxados e o sono, mais pesado, deixando as pessoas mais propensas ao ronco.

Mas, roncar não é a única coisa que seu corpo faz, sem que você saiba, enquanto você dorme; como você já viu nessa outra matéria: 9 coisas que seu corpo faz enquanto você dorme.

Fonte: Incrível