Ciência & Tecnologia

Dormir do lado esquerdo melhora o funcionamento do corpo

Conforme especialistas, dormir do lado esquerdo é o correto partes importantes estão desse lado, como os sistemas digestivo e linfático

Por Thamyris Fernandes

-

Como você dorme todas as noites? A pergunta pode não ser muito comum de se ouvir, mas, com certeza tem um bom propósito. Isso porque dormir do lado esquerdo, segundo a medicina holística, é o jeito certo de se dormir e pode até mesmo salvar sua vida. Dá para acreditar?

Isso acontece, conforme especialistas, porque grande parte do que realmente é importante no corpo está do lado esquerdo. Sobretudo, os sistemas digestivo e linfático.

Portanto, quando você passa a dormir do lado esquerdo, você permite que seu corpo filtre melhor os fluídos linfáticos. Além disso, a posição permite que sejam eliminadas com maior eficiência as toxinas e os resíduos dos quais ele não precisa.

Mas isso não é nem o começo do que o hábito de dormir do lado esquerdo pode proporcionar a sua saúde. Como você sabe, o corpo não para nem mesmo durante o sono e, na posição correta você evita que problemas de digestão apareçam ou se agravem, por exemplo.

Isso, claro, sem contar o que dormir do lado esquerdo pode fazer pelo resto de seu corpo, evitando doenças que podem matar você, como as cardíacas e assim por diante. Quer ver?

Por que você deve dormir do lado esquerdo?

1. Melhora a digestão

A melhor maneira de canalizar os sucos gástricos é dormir do lado esquerdo, já que seu estômago fica desse lado. Além disso, dormir desse lado ajuda as enzimas do pâncreas a serem secretadas, uma vez que o órgão também se encontra nessa metade do corpo. Essas, aliás, são dicas ótimas para quem sofre com problemas digestivos, como refluxo.

2. Facilita a drenagem linfática do corpo

1

Proteínas, glicose, e outros elementos importantes são facilmente transportados até os nódulos linfáticos, onde são filtrados. Isso ajuda também a expulsar substâncias desnecessárias e tóxicas ao nosso corpo.

3. Protege o sistema imunológico

Heart giving

O baço, que também fica do lado esquerdo do corpo, é muito importante para a digestão e para o bom funcionamento do sistema imunológico. Se você facilitar o sentido natural da gravidade desses órgãos seu corpo vai ficar mais fortalecido, já que não precisar se “preocupar” com a direção dos fluídos e poderá se concentrar em seu bom funcionamento.

4. Contribui para a saúde do coração

Dormir do lado esquerdo também é positivo para seu coração. Isso porque a maior parte desse órgão está localizada do lado esquerdo do corpo. E, enquanto você dorme, do lado correto, claro; ele pode trabalhar com mais conforto.

5. Ajuda a dormir melhor na gravidez

5

Grávidas, normalmente, ficam desconfortáveis para dormir devido ao tamanho da barriga e à limitação das posições na hora de dormir. No entanto, se uma mulher grávida dormir do lado esquerdo, além de ficar mais confortável, permite que seu fluxo de sangue e nutrientes sejam encaminhados com maior facilidade para a placenta. Além disso, a posição estimula as funções renais, diminui edemas e o inchaço.

Agora, falando em dormir, você deveria descobrir também: E se você ficasse sem dormir por uma semana? O que aconteceria?

Fontes: Revista Donna, Vila Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você