Em uma pequena ilha chamada Ilhas Moleques do Sul, vive um grupo de 42 porquinhos-da-índia selvagens (Cavia intermedia). A ilha é protegida como parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, mas isso não significa que os animais estão seguros.

Arrow

1

Preá Cavia intermedia

O calau Sulu ( Anthracoceros montani ) vive em uma ilha nas Filipinas, Tawi-Tawi no arquipélago de Sulu. Contudo, os moradores locais são conhecidos por coletar as aves para alimentação e comércio. Sendo assim, estima-se que restem menos de 20 pares.

Arrow

2

Calau-de-Sulu

O Potorous gilbertii foi descoberto em meados de 1800 e foi considerado extinto até ser encontrado novamente em 1994. Esforços estão em andamento para reintroduzi-los, mas, por enquanto, sua população está oscilando em torno de 40 indivíduos.

Arrow

3

Potoroo de Gilbert

As andorinhas-do-mar são como gaivotas, porém mais elegantes e com penteados mais frios. Mas seus números são poucos. A andorinha-do-mar-de-crista chinesa diminuiu em 2012, quando os adultos reprodutores caíram para apenas 12.

Arrow

4

Andorinha-do-mar-de-crista-chinesa

Este parente do golfinho vive apenas no Golfo da Califórnia. Em 2003, restavam talvez 33 vaquitas. O maior impulsionador de seu declínio tem sido a pesca. Os pesquisadores prevêem que ele seja extinto dentro de uma década.

Arrow

5

Vaquita

Outrora abundante em toda a África subsaariana, este herbívoro caiu para uma única população nos desertos do Níger. Em 2012, o Níger reagiu, estabelecendo a Reserva Natural Nacional Termit e Tin Toumma para proteger o addax. As estimativas colocam os números addax atuais em torno de 30.

Arrow

6

Addax

Este pequeno pássaro cinza vive em um local de floresta no leste do Brasil, onde talvez existam 30 indivíduos. Sua floresta está diminuindo, principalmente devido à extração de madeira e desmatamento para pastagens e plantações de cana-de-açúcar.

Arrow

7

Choquinha-do -alagoas

Em 2015, as estimativas dizem que 13 casais reprodutores eram tudo o que resta desta ave tropical (Pomarea nigra). No entanto, seu habitat foi invadido por plantas não nativas, predadores e competidores levando a sua extinção.

Arrow

8

Monarca do Taiti

O único carnívoro a fazer parte da lista, o lobo vermelho (Canis rufus) foi extinto na natureza em 1980. Em 1987, as autoridades da vida selvagem reintroduziram uma população na Carolina do Norte, onde foi momentaneamente bem-sucedida com até 100 indivíduos.

Arrow

9

Lobo-vermelho

Um dos animais extintos no mundo é o quagga. O animal de aparência estranha parecia um cruzamento entre um pônei robusto e uma zebra. O quagga foi caçado até a extinção no final de 1800 por colonos europeus. Aliás, o último animal morreu no zoológico de Amsterdã em 1883.

Arrow

10

Quagga

Veja também

Conheça os principais animais da Amazônia e suas curiosidades

Animais solitários: 20 espécies que mais valorizam a solidão

Maiores animais do mundo, quais são? Recordes de tamanho na natureza

35 animais extintos e em risco de extinção no Brasil