O tigre-dourado é uma variação de cor extremamente rara e não uma subespécie separada. Este tigre se distingue por sua exêntrica pelagem dourada com listras laranja-claras e barriga e pernas claras (às vezes brancas). Aliás, sua pele é mais espessa e macia do que a de outros tigres, dando-lhe uma aparência distintamente luxuosa.
O primeiro tigre-dourado nascido em cativeiro veio de dois tigres-de-bengala no Adriatic Animal Attractions na Flórida, em 1983. Um ou ambos os pais carregavam o gene para tal variação de cor, mas nenhum deles exibia nenhuma de suas características.
Geneticamente falando, este tigre tem os genes de um tigre normal de cor laranja, mas também duas cópias de um gene recessivo. Isso é o que dá ao tigre-dourado suas lindas marcas brancas e pelagem dourada.
Eles são famosos por serem altamente inteligentes. Esta é uma das razões para eles fazerem animais de estimação ideais para proprietários privados e zoológicos. Na natureza, esses tigres caçam pequenos e grandes animais, incluindo javalis, búfalos, macacos, raposas, pavões e outros.
O tigre-dourado existe, até onde sabemos, apenas em cativeiro. E, mesmo neste ambiente protegido, há apenas cerca de 30 desses animais no mundo, comprovando sua grande raridade. No entanto, há mais tigres que carregam o gene, aumentando ligeiramente a chance de nascer mais.
Em 2020, um zoológico na China deu as boas-vindas à chegada de quatro filhotes de tigre-dourado extremamente raros. Os filhotes – três fêmeas e um macho, nasceram em um parque de diversões que abriga um zoológico em Huzhou, na província oriental de Zhejiang.