Este é o primeiro documento que você obtém em seu nome, ainda quando é um recém-nascido. Ele serve para diversas finalidades, como tirar outros documentos, fazer a matrícula escolar e etc. Você irá precisar apresentar a certidão de nascimento muitas vezes ao longo da vida.
O CPF é muito importante porque serve para ingressar em universidades, votar, e praticamente tudo na vida. Esse documento é emitido pela Receita Federal do Brasil, órgão responsável por manter um banco de dados de todos os cidadãos que vivem no país.
O RG, também conhecido simplesmente como carteira de identidade. Aceito como comprovante de identidade em todo o território brasileiro, o RG não é, na verdade, um documento federal; existem várias instituições emissoras em todo o país e cada estado tem seu próprio modelo.
A CNH, famosa carteira de motorista, obviamente só é obrigatória para quem quer dirigir. É emitido pelos órgãos locais de uma instituição federal, o Detran, que possui um banco de dados nacional.
É um documento brasileiro necessário para votar e para provar que está com as obrigações eleitorais em dia. Hoje em dia, o título de eleitor é opcional a partir dos 16 e obrigatório a partir dos 18 anos.
A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) foi instituída em 1932 junto com os direitos dos trabalhadores. Profissional. Basicamente, nela registram-se todos os empregos formais que uma pessoa teve.
A certidão de casamento é a comprovação do vínculo matrimonial que existe entre duas pessoas. Ela serve para pedir empréstimos, por exemplo, porque pode comprovar que, juntas, as rendas do casal são suficientes para assumir a parcela.
O passaporte é um documento de viagem obrigatório para quem deseja fazer uma viagem internacional.