Curiosidades

O que significa as cores do passaporte no Brasil e no mundo?

Tons de vermelho, verde, azul e preto são as quatro cores que dominam o universo dos passaportes; veja o que elas significam neste artigo.

Você já se perguntou o que significa as cores do passaporte? Em primeiro lugar, você deve saber que existem quatro cores principais que são verde, vermelho, preto e azul. A cor do passaporte nada mais é do que o emblema de um governo.

Com base nas preferências políticas e culturais do país, bem como no pertencimento a uma região do mundo, são os próprios países que definem a cor da capa do passaporte.

No entanto, há uma grande variedade de tons deste precioso documento, sem falar nos “especiais” para diplomatas, por exemplo. Abaixo você vai saber quais são as cores predominantes nos passaportes e o que elas significam.

Como são definidas as cores do passaportes?

Não existem regras oficiais que regem a escolha da cor do passaporte, mas todos os passaportes do mundo são azul, vermelho, verde ou preto.

Também não importa qual tom dessas cores são usadas, mas tons mais escuros – azul marinho, bordô, verde escuro– parecem ser as opções mais populares.

Existem fortes razões geográficas, políticas e até religiosas pelas quais os países escolhem a cor do passaporte que escolhem. Ademais, é principalmente porque os passaportes refletem a identidade nacional, veja o que elas significam, a seguir.

O que significa as cores dos passaportes?

Verde

A maioria dos países muçulmanos tem passaportes verdes porque essa cor é considerada a favorita do profeta Muhammad ou Maomé. Uma passagem do Alcorão menciona “roupas verdes dignas do povo do paraíso”. Na religião muçulmana, o verde também é um símbolo da eternidade.

Além disso, o verde também diz respeito a vários países da África Ocidental, como Nigéria, Costa do Marfim, Burkina Faso, Gana e Senegal, bem como aos membros da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Vermelho

O que significa as cores do passaporte no Brasil e no mundo?

O passaporte vermelho é o mais popular do mundo. Os membros da União Europeia (com exceção da Croácia) optaram por esta cor para introduzir um modelo de passaporte comum para os países da União Europeia. Contudo, o Reino Unido recuperou sua cor azul marinho em outubro de 2019.

Regimes historicamente comunistas como China ou Rússia também optaram por essa escolha colorida. No entanto, Cuba e Laos têm passaportes azuis marinhos. Portanto, isso não é uma verdade absoluta.

Azul

Depois do vermelho, o azul é a segunda cor mais comum no mundo para passaportes. O precioso documento Azul representa o “novo mundo”. Os países do continente americano gostam particularmente da cor azul.

Estados Unidos, Argentina, Costa Rica, El Salvador Brasil, Canadá, Venezuela, Guatemala, Paraguai, Uruguai, entre outros.

Preto

O que significa as cores do passaporte no Brasil e no mundo?

Os passaportes pretos certamente são a cor mais rara. É a escolha de Malawi, República do Tajiquistão, República Dominicana e Trinidad e Tobago. Este também é o caso da Nova Zelândia por questões culturais, pois como muitos sabem pelo time All Blacks, é a cor do país.

Branco

O que significa as cores do passaporte no Brasil e no mundo?

Há também poucos passaportes brancos por aí, mas não são passaportes comuns. A Índia, por exemplo, emite passaportes brancos especiais para funcionários do governo e os EUA têm um passaporte branco que permite aos cidadãos reentrar no país depois de morar no exterior por mais de um ano.

Embora os países possam optar pela cor de sua escolha, existem algumas especificações estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional das Nações Unidas (ICAO) que todos os passaportes devem seguir. E uma delas é o tamanho: os livrinhos de passaporte devem ter 125mm por 88mm.

A ICAO também estabelece padrões para passaportes legíveis por máquina – que são a maioria dos passaportes do mundo – e países que adotaram passaportes biométricos, ou ePassports, como a Austrália.

O que significa as cores do documento no Brasil?

O que significa as cores do passaporte no Brasil e no mundo?

Os tipos de passaporte no Brasil são diferenciados pela cor da capa do documento. O tipo de passaporte estará de acordo com a natureza de seu portador. Confira quais são:

Azul-escuro: destinado aos cidadãos comuns brasileiros;
Amarelo: destinado a refugiados e apátridas;
Marrom: é o caso do Laissez-Passer; e do passaporte emitido quando um país não tem relações diplomáticas com outro território;
Vermelho: é emitido pelo Ministério das Relações Exteriores para oficiais e diplomatas.

Por fim, há ainda, o passaporte brasileiro emitido na cor azul-celeste, que é o passaporte de caráter emergencial, destinado àqueles que cumpriram as exigências para requererem o documento, porém comprovaram não poder aguardar a entrega do documento no prazo normal de espera.

Então, achou este artigo interessante? Pois, não deixe de ler: Veja o ranking de países com passaportes mais poderosos de 2022

Próxima página »

Escolhidas para você