De acordo com a mitologia grega, Hécate é uma deusa conhecida por muitos nomes, muitos cultos e atribuições. Por exemplo, ela é chamada de deusa tríplice, deusa dos encantamentos, deusa dos caminhos e Senhora da Encruzilhada. Além disso, é adorada pelas devotas da Wicca, sendo conhecida como a deusa das bruxas ou a virgem, a mãe e a anciã.
Em grego o nome Hécate significa ‘a distante’, ‘aquela que age como lhe agrada’ ou ‘aquela que fere à vontade’. Em suma, a deusa Hécate era muito respeitada pelos deuses da Grécia Antiga. Por isso, Zeus lhe concedeu o poder de negar ou conceder desejos aos mortais e imortais.
Hécate era uma das deusas mais antigas da Grécia pré-helênica. Inicialmente, era cultuada na Trácia como a representação arcaica da deusa triforme, ora representada por três corpos ora com um corpo e três cabeças. Ademais, levava em sua cabeça uma tiara com a crescente lunar e estrelas que iluminava os caminhos, uma ou duas tochas nas mãos e serpentes em seu pescoço.
Além disso, suas três faces simbolizam a virgem, a mãe e a velha senhora. Dessa forma, Hécate teria o poder de olhar para três direções ao mesmo tempo, podendo ver o destino, o passado que pudesse interferir no presente e prejudicar o futuro. Por fim, suas três faces simbolizavam seu poder sobre o submundo, onde ajudava a deusa Perséfone nos julgamentos dos mortos.
Filha dos Titãs Astéria e Perses, neta de NYX, deusa ancestral da noite, Hécate, também chamada de Perséia, é considerada como a ‘Rainha da Noite’. No entanto, a deusa Hécate não possui um mito próprio, sua história é contada através de seus atributos e feitos na mitologia grega.
Acreditava-se que Hécate espalhava sua benevolência para os homens, concedendo graças aos que pediam. Além de ser a protetora das crianças e curandeira de jovens e mulheres. Então, como retribuição, as pessoas colocavam estátuas da deusa na entrada das cidades e durante a noite, deixavam comida na porta de suas casas para os cães de Hécate.
“Ó Poderosa Hécate, Faça com que o círculo nunca seja quebrado, que a terra esteja sempre firme, Faça com que o vento seja sempre constante, que o mar esteja sempre agitado, Faça com que o fogo nunca se apague e sua luz mostre o caminho. Hécate!Faça-se sempre viva em minha alma.”