Na última década, os jogos competitivos experimentaram um aumento meteórico na cultura popular e seu valor econômico. Isso ocorreu principalmente por causa da ascensão dos videogames e e-sports. No entanto, no cenário físico, ou seja, no mundo dos jogos tradicionais eles já existem há séculos, com o xadrez, a dama e os jogos de cartas sendo alguns exemplos de jogos de competição.
Em suma, o jogo competitivo pode ser definido basicamente como disputar contra outros dentro ou fora de um sistema de classificação; na definição estrita do termo, pode ser qualquer jogo em que você tenha a chance de superar outra pessoa.
Nesse sentido, torneios e ligas são muito populares entre os espectadores. Portanto, podemos resumir “jogos competitivos” como disputar em torneios, ligas e eventos de alto nível, visando uma fatia dos prêmios. Além disso, esse tipo também têm categorias de base, a fim de nutrir e formar mais jogadores de alto nível, criando assim um ecossistema.
Os jogos de tabuleiro como Mahjong ou Xadrez são os primeiros exemplos de jogos competitivos. Em outras palavras, eles também tiveram competições formais muito antes do advento dos dispositivos eletrônicos.
No entanto, a verdadeira popularização desses jogos como um conceito semelhante ao que conhecemos hoje começou apenas após os anos 70. As empresas de desenvolvimento de jogos começaram a lançar seus títulos e pequenas cenas competitivas começaram a se formar em torno desses games eletrônicos.
A principal diferença entre esports e jogos tradicionais é que os e-sports têm uma estrutura competitiva definida, com premiação em dinheiro e são multiplayer. Enquanto o jogo competitivo pode ter um significado mais simples – tentar vencer qualquer jogo.