O Telescópio Espacial James Webb (JWST), também conhecido como “Webb”, é um telescópio espacial fabricado pela NASA , em colaboração com a Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Canadense. Seu lançamento ocorreu em 25 de dezembro de 2021, quando decolou para o espaço.
Webb é o maior e mais poderoso telescópio espacial colocado em órbita pela NASA. As agências envolvidas levaram cerca de 30 anos de tempo de desenvolvimento, com custos no valor de quase US$ 10 bilhões. Curiosamente, este projeto começou com um orçamento de apenas US$ 500 milhões em 1996, com implantação prevista por volta de 2007.
O Telescópio Espacial James Webb é a promessa de revolucionar a astronomia infravermelha. Com um espelho maciço e a capacidade de ver a luz na parte infravermelha do espectro, ele pode espiar bilhões de anos para capturar a luz fraca e desviada para o vermelho desde o início do universo.
O Telescópio Espacial Hubble orbita o planeta há mais de 30 anos, mas como não está otimizado para estudar o universo em infravermelho, não conseguiu responder a todas as perguntas que o JWST abordará. De fato, os resultados do Hubble inspiraram o design do JWST.
Inicialmente, o JWST passará um tempo viajando em órbita chamada “ponto Lagrange”, a mais de um milhão de quilômetros de distância da Terra. Depois disso, os cientistas em casa poderão estudar as descobertas do telescópio espacial.
Webb está orbitando o ponto Terra-Sol L2 Lagrange além da órbita da lua. Essa localização permite que o Webb permaneça parado sem usar muito combustível, do qual tem um suprimento limitado. A NASA acredita que Webb tem o suficiente no tanque para mantê-lo funcional por 20 anos.