Se você deseja engrossar a voz e deixá-la mais grave, é melhor primeiro entender como ela funciona. Em poucas palavras, poderíamos dizer que a voz é o esforço resultante da coordenação habilidosa de vários elementos: a laringe, os pulmões, o pescoço, o diafragma, a boca.
Cada vez que você diz algo, você expele ar de seus pulmões. Portanto, o ar tem uma certa pressão que depende da sua capacidade pulmonar, ou seja, que se tiver em falta lá, pode gerar problemas. O segundo órgão a atuar compreende as cordas vocais que vão vibrar, à medida que o ar passa, para lhe dar um tom. O ator final consiste na cavidade de ressonância e envolve a garganta, o nariz e a área da boca, que é onde o tom será modulado.
Bocejar é um ótima maneira de relaxar os músculos da garganta e da boca. Crie o hábito de bocejar diariamente ao mesmo tempo que emite sons de vogais, como A por exemplo. Com efeito, bocejar vai soltar os músculos tensos e dar-lhe uma voz mais grossa, mais ressonante e relaxada que você tanto deseja.
Para realizar o exercício do canudo vocal (também conhecido como exercício de sucção), imagine que você está sugando água por um canudo, inspirando e retendo o o ar para soltá-lo totalmente ao final. Você pode realizar este exercício diariamente fazendo um intervalo e bebendo água a cada 10 repetições.
Coloque a ponta da língua atrás dos dentes inferiores da frente e sussurre para cima e para baixo na escala maior, mantendo a boca fechada. Aliás, cada nota deve soar como “hmmm” – inclu indo o som “h” é menos desgastante para sua voz. Você também pode tentar emitir outros sons graves, fazendo a mesma sequência de 10 repetições.
Para este aquecimento vocal fácil, faça um som “eeee” ou “ohhhh” e deslize gradualmente começando pelas notas mais baixas. Deslize para cima e depois volte para baixo. Isso fará a transição da sua voz de peito para a voz de cabeça. Preste atenção na vibração e repita este exercício de 7 a 10 vezes por dia.