Muita gente não sabe o que significa 666 e por que esse número é denominado número da besta. O motivo pelo qual esse número é associado ao mal está descrito na Bíblia no livro de Apocalipse. Acredita-se que esse número tenha relação com o imperador romano Nero, que perseguiu consistentemente os cristão e, por isso, qualquer relação a ele teria uma conotação maligna.
Sem dúvida, o trecho que se refere ao número da besta é o mais popular do Apocalipse, sobretudo, porque, até os dias de hoje, o 666 segue sendo associado a algo ruim. A menção ao número ocorre no seguinte excerto: “Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, porque é número de homem; e seu número é seiscentos e sessenta e seis” (Apocalipse 13:18).
Na Idade Antiga, era muito usual utilizar alguns números como meio de disfarçar um nome. Por isso, tanto o alfabeto grego como o hebraico tem um número que corresponde cada uma das letras. Nesse sentido, se uma pessoa fizesse a soma dos valores correspondentes às letras do nome dela, como resultado, se obteria um código numérico.
Para os historiadores, devido à perseguição aos cristão incentivada por Nero em Roma, o imperador se tornou uma pessoa abominada pelos primeiros cristãos. Assim, esse número seria o código do nome de Nero Cesar, resultado da soma dos números que correspondem às letras na língua hebraica.
Embora Nero já tivesse morrido quando o São João escreveu o Apocalipse, quem governava Roma naquele período era Domiciano, que, para os cristãos, era uma espécie de reencarnação de Nero, em virtude da opressão que os adeptos do cristianismo ainda vivenciavam.
Ainda nos dias de hoje, há uma superstição relacionada ao número 666. Há quem acredita que esse número, assim como o número 13, atrai má sorte. Esse fato está tão presente na cultura que, inclusive, existem fobias relacionadas a esses números.