Curiosidades

Curiosidades históricas: fatos curiosos sobre a história do mundo

A história é incrivelmente vasta, e nessa lista, relembramos algumas curiosidades históricas que você provavelmente não sabe.

O estudo da história penetra em muitas camadas da vida cotidiana. Portanto, é mais do que apenas uma série de eventos; é uma história, contada e recontada ao longo do tempo, impressa nos livros de história, transformada em filmes e muitas vezes esquecida. Neste artigo, reunimos 25 fatos históricos surpreendentemente estranhos e curiosidades históricas que são alguns dos detalhes mais interessantes do passado.

25 curiosidades históricas sobre o mundo

1. Alexandre, o Grande provavelmente foi enterrado vivo

Alexandre, o Grande, entrou para a história depois de estabelecer o maior império do mundo antigo por volta dos 25 anos. Os historiadores agora acreditam que o imperador sucumbiu a uma doença rara em 323 a.C, deixando-o progressivamente mais paralisado ao longo de seis dias.

Dessa forma, estudiosos da Grécia Antiga registraram como o corpo de Alexandre não se decompôs depois que sua cremação prematura provou o fenômeno estranho; mas os cientistas agora suspeitam que isso significava que ele ainda estava vivo.

2. O nascimento da civilização

A primeira civilização documentada na história foi na Suméria. A Suméria estava localizada na Mesopotâmia (atual Iraque), começando por volta do ano 5000 a.C, ou até antes, segundo alguns relatos.

Continua após a publicidade

Em suma, os sumérios praticavam a agricultura intensivamente, desenvolveram uma linguagem escrita, bem como inventaram a roda e construíram os primeiros centros urbanos, entre outras coisas!

3. Cleópatra casou-se com dois de seus irmãos

Cleópatra, a rainha do antigo Egito, casou-se com seu co-regente e irmão Ptolomeu XIII em aproximadamente 51 a.C., quando ela tinha 18 anos e ele apenas 10.

Então – apenas quatro anos depois – Ptolomeu XIII se afogou enquanto tentava escapar de uma batalha. Cleópatra então se casou com seu irmão mais novo, Ptolomeu XIV, quando ele tinha 12 anos.

4. Democracia

A primeira democracia foi desenvolvida na Grécia Antiga no século 6 a. C.

Continua após a publicidade

5. Invenção do papel

O papel foi inventado pelos chineses no século II a.C. Antes de o papel ser usado para escrever, ele era usado para embalagem, proteção e até papel higiênico.

6. O Império Romano

Considerado o império mais poderoso da história do mundo, o Império Romano chegou ao poder em 44 a.C sob comando de Júlio César. O império durou mais de 1.000 anos e fez contribuições consideráveis ​​para a humanidade, especificamente nas áreas de arquitetura, religião, filosofia e governo.

7. O ano mais longo da história humana

Apesar dos anos terem uma base no calendário celestial, 46 a.C durou tecnicamente 445 dias, tornando-se o “ano” mais longo da história humana.

Continua após a publicidade

Este período, famoso como “ano da confusão”, incluiu mais dois meses bissextos por ordem do imperador romano Júlio César. O objetivo de César era fazer com que seu recém-formado calendário juliano combinasse com o ano sazonal.

8. A Carta Magna

Este documento foi selado e entregue em 1215. Aliás, ele foi criado pelos cidadãos da Inglaterra para limitar os direitos do rei João. Posteriormente, o documento levou ao desenvolvimento do direito constitucional na Inglaterra e além.

9. A Peste Negra

Culminando entre 1348 e 1350, a Peste Negra foi uma das maiores pandemias da história, resultando na morte de centenas de milhões de pessoas na Ásia e na Europa. Algumas estimativas colocam o total de mortes em 60% da população da Europa na época.

10. O Renascimento

Este movimento cultural durou dos séculos XIV ao XVII e contribuiu para o renascimento da exploração científica, empreendimentos artísticos, arquitetura, filosofia, literatura e música.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o Renascimento começou na Itália e se espalhou rapidamente por toda a Europa. Algumas das maiores contribuições da humanidade foram feitas durante este período fascinante.

11. Primeira e Segunda Guerras Mundiais

A Primeira Guerra Mundial ocorreu de 1914-1919, e a Segunda Guerra Mundial de 1939-1945. Os aliados na Primeira Guerra Mundial consistiam no Reino Unido, França, Império Russo, Itália, Estados Unidos e Japão. Eles lutaram contra as Potências Centrais da Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária.

A Segunda Guerra Mundial foi a guerra mais mortal já travada e a guerra mais difundida da história. Além disso, teve participação de mais de 30 nações e incluiu o Holocausto, a morte de mais de 60 milhões de pessoas e a introdução de armas nucleares.

12. O parlamento mais antigo

Outra curiosidade histórica é que a Islândia tem o parlamento mais antigo do mundo. O Althing foi estabelecido em 930 e continua sendo o parlamento interino do pequeno país insular escandinavo desde então.

Continua após a publicidade

13. País sem vodka

A Rússia ficou sem vodka comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial! Quando a longa guerra terminou, as festas de rua engoliram a União Soviética, durando dias, até que todas as reservas de vodka do país se esgotaram apenas 22 horas após o início da festa.

14. Vampiros ruivos

Na Grécia Antiga, os gregos acreditavam que os ruivos se tornavam vampiros após a morte! Isso ocorreu em parte porque as pessoas ruivas são muito pálidas e sensíveis à luz solar. Ao contrário dos gregos mediterrâneos que tinham pele morena e feições escuras.

15. Canadá x Dinamarca

Por mais de 30 anos, o Canadá e a Dinamarca lutaram pelo controle de uma pequena ilha perto da Groenlândia chamada Hans Island. De vez em quando, quando oficiais de cada país visitam, eles deixam uma garrafa da bebida de seu país como um movimento de poder.

16. Desastre de Chernobyl

Vladimir Pravik foi um dos primeiros bombeiros a chegar à Usina Nuclear de Chernobyl em 26 de abril de 1986. A radiação era tão forte que mudou a cor de seus olhos de castanho para azul.

Continua após a publicidade

Então, como a maioria dos socorristas do desastre radioativo, Vladimir morreu 15 dias depois de envenenamento por radiação grave.

17. “Urina dental”

​Os antigos romanos costumavam usar urina velha como enxaguatório bucal. O principal ingrediente da urina é a amônia, que atua como um poderoso agente de limpeza. Com efeito, a urina tornou-se tão procurada que os romanos que a comercializavam tinham que pagar um imposto!

18. O estrondoso Krakatoa

O som produzido pela erupção vulcânica do Krakatoa em 1883 foi tão alto que rompeu os tímpanos de pessoas a 64 quilômetros de distância, deu quatro voltas ao redor do mundo e foi claramente ouvido a 5.000 quilômetros de distância. Em outras palavras, é como estar em Nova York e ouvir um som de São Francisco.

19. Origem do fusca

Você sabia que Adolf Hitler ajudou a projetar o Fusca? Essa é outra curiosidade histórica. Entre Hitler e Ferdinand Porsche, o icônico carro parecido com um inseto foi feito como parte de uma iniciativa alemã revivida por Hitler para criar um carro acessível e prático que todos pudessem possuir.

Continua após a publicidade

20. Um homem sobreviveu aos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki

Por fim, Tsutomu Yamaguchi era um engenheiro naval de 29 anos em uma viagem de negócios de três meses a Hiroshima. Ele sobreviveu à bomba atômica em 6 de agosto de 1945, apesar de estar a menos de 3 quilômetros do marco zero.

Em 7 de agosto, ele embarcou em um trem de volta para sua cidade natal, Nagasaki. Em 9 de agosto, enquanto estava com colegas em um prédio de escritórios, outro estrondo rompeu a barreira do som. Um flash de luz branca encheu o céu.

Yamaguchi emergiu dos destroços com apenas ferimentos leves além de seus ferimentos atuais. Portanto, ele havia sobrevivido a duas explosões nucleares em dois dias.

Então, gostou de ler sobre essas curiosidades históricas? Pois, veja também: Curiosidades biológicas: 35 fatos interessantes da Biologia

Continua após a publicidade

Fontes: Magg, Guia do Estudante, Brasil Escola

Próxima página »

Escolhidas para você