Curiosidades

A verdade sobre os tênis pendurados em fios de alta tensão

Ver tênis pendurados em fios de alta tensão é bastante comum em diversas cidades. Mas você sabe o que isso significa? Confira aqui!

Você já viu tênis pendurados em fios de alta tensão? Parece uma brincadeira de criança, mas é algo que costuma ir muito além e ser bem mais preocupante que isso. Fique sabendo que essa não é uma prática isolada de sua cidade ou exclusiva de seu bairro.

Ao que tudo indica, em muitos casos, os tênis pendurados em fios podem ser sinais de coisas obscuras e fora da lei. Aliás, para quem não sabe, a prática tem até nomes, como shoefiti, termo que nasceu da união entre as palavras “shoe” (sapato, em inglês) e fiti (do grafiti, como o feito nas paredes e muros). Mas há também lugares que denominam os tênis pendurados em fios como “zapatos colgantes”, “shoe tossing” e até “scarpe volanti”.

Pesquisas mostram que a prática nasceu nas ruas dos Estados Unidos e indicava o limite do território de algumas gangues. Na Espanha, o significado é parecido e sinalizam que ali existe um acordo entre a polícia e a máfia.

Já, na Austrália, parecem se tratar de algo menos dramático. Conforme contam, eles são jogados quando alguém perde a virgindade.

Continua após a publicidade

No Brasil, por outro lado, o significado dessa prática volta a ficar pesado. Dizem que os tênis pendurados em fios são um ato de bullying ou, se preferir, uma tortura a mais com as vítimas de furtos e roubos, que são obrigadas a caminhar descalças depois de terem todos seus pertences levados.

Mas, ainda por aqui, os tênis pendurados em fios de alta tensão também costumam indicar um ponto de venda de drogas.

Como descobriram isso?

A questão dos tênis pendurados em fios de energia é algo tão comum pelo mundo que estimulou até um estudo. Foi o diretor americano Mattew Bate quem primeiro se incomodou com o mistério que esse ato popular escondia e começou a pesquisar o verdadeiro significado dos tênis pendurados em fios pelo mundo.

Para isso, Mattew divulgou um número de telefone e incentivou que as pessoas ligassem para dar suas próprias versões sobre esses sapatos no fio. Depois de um tempo, os mais surpreendentes significados foram atribuídos ao ato e uma grande lista foi feita, dando também origem ao curta-metragem “The Mistery of Flying Kicks” (O Mistério dos Tênis Voadores, em português), que você confere a seguir:

Continua após a publicidade

Os riscos dos tênis pendurados em fios

Mesmo as pessoas que ignoram todos os significados ruins dessa prática e jogam seus calçados nos fios por pura diversão, precisam parar. Isso porque os tênis pendurados em fios podem provocar sérios problemas e, até mesmo, interromper o fornecimento de energia elétrica de toda uma região.

Não são raros quando os tais tênis voadores, ou seja, os tênis pendurados nos fios de alta tensão acabam causando curtos-circuitos. Alguns causam até fogo.

A situação costuma ser ainda mais perigosa quando as pessoas tentam, por conta própria, retirar os tênis pendurados em fios. Essa atitude pode levar até a morte, devido à potente descarga elétrica que esses fios podem liberar em quem se atreve a tocá-los.

Continua após a publicidade

Leia mais:

Fontes: Ecycle, Fatos desconhecidos.

Próxima página »

Escolhidas para você