Águias são sinônimos de imponência e poder, assim como transmitem força, coragem e independência. Desta forma são bastante utilizadas em brasões de famílias importantes, reinos antigos e até em bandeiras de países. A exemplo temos a águia-de-cabeça-branca como escudo dos Estados Unidos da América.
Elas se classificam como aves de rapina de grande porte, assim pertencendo à família dos Accipitradae e Pandionidae. Bem como existem cerca de 70 espécies de águias no mundo, sendo a águia americana e a águia real as mais famosas. Suas várias espécies também habitam vários tipos de regiões, desde desertos, savanas até montanhas e florestas densas.
Essas aves possuem características que as identificam mesmo na diversidade das espécies. Sendo elas uma visão nítida, assim conseguindo visualizar suas presas do alto, bico pontudo e garras afiadas e boa envergadura na asa. Esses atributos a tornam grandes predadoras, além de serem rápidas e ágeis.
As espécies mais conhecidas
Águia real
Provavelmente a mais conhecida, também é a mais presente em todo o mundo. Assim como chamam muita atenção por conta das suas dimensões, podendo as fêmeas chegarem até 2 metros. Seu voo pode atingir uma velocidade de 250km/h, quando voam baixo, em uma espécie de mergulho.
As águias reais normalmente se alimentam de roedores ou animais de médio porte, como filhotes de javalis ou cervos. Suas penas apresentam cores nos tons de castanho. Bem como elas podem ser encontradas na América do Norte, Rússia, Japão, Grã-Bretanha, Mediterrâneo e Norte da África.
Águia Harpia
As águias harpia são grandes predadoras, e suas fêmeas podem chegar a 9kg e 100 centímetros de comprimento. Bem como possuem uma envergadura de até 2 metros e garras maiores que a de um urso pardo, que podem chegar a 7 cm. Portanto são uma das maiores e mais poderosas do mundo.
Sua plumagem é de cor cinza, e possui uma espécie de listras mais escuras em suas asas e cabeça, bem como contam com uma vida média de 40 anos. Geralmente, estas aves vivem em florestas tropicais.
Águia de Cabeça Branca
Sendo o símbolo americano, a águia de cabeça branca está no escudo dos Estados Unidos da América, bem como é de onde ela se origina. Assim também é conhecida como águia careca, possui plumagem branca na região da cabeça, e corpo escuro, criando assim um belo contraste.
Podendo chegar até 60 anos de vida essa espécie de águia pode medir até dois metros e pesar até dois quilos. Sendo assim uma imponente e bela predadora.
Águia Imperial Oriental
Normalmente confundia com a águia dourada, a águia imperial oriental é maior, além de possuir um tom esbranquiçado na ponta de sua calda. Sendo essa uma das suas principais características. E assim como o seu nome diz, ela pode ser encontrada na Ásia, Europa Oriental e África Oriental. Contudo ela também pode habitar as montanhas austríacas e o Chipre.
Águia Coroada
Uma das águias mais elegantes e ferozes que existe, a águia coroada possui plumagem acinzentada e podem chegar à uma envergadura de 1,80m. Ela se alimenta de mamíferos de pequeno porte, como macacos, bem como consegue suportar 8 vezes o seu próprio peso.
Desta forma elas podem ser encontradas em florestas tropicais, em especial na África subsaariana. Assim como seu nome é devido a uma coroa que aparece no seu penacho apenas na sua fase adulta.
Águia Steller
São conhecidas como filhas do pacífico, e sendo seu alimento preferido o salmão elas podem caçar em pleno voo e até mergulhar. Desta forma são nativas do Japão, Coréia e norte da China. Elas também possuem características singulares como bico laranja e andar curvado, as tornando diferentes e originais.
Águia Imperial Ibérica
A águia imperial ibérica possui uma plumagem branca na parte superior das asas e ombros, que contrasta com o castanho escuro do resto do seu corpo. Elas também são espécies menores de águias, pesando por volta de três quilos, assim como as fêmeas são maiores que os machos.
Águia Filipina
Considerada a “rainha” da selva filipina, a águia filipina pode chegar a pesar sete quilos bem como viver até os 60 anos. Seus alimentos preferidos pequenos animais, como lêmures, macacos, cobras e até mesmo outras aves menores.
Águia de Harris
As águias de harris estão entre as águias médias do mundo, e se diferenciam por sua plumagem. Elas possuem penas arredondadas, bem como linhas brancas na ponta da cauda. Assim como habitam as regiões do sudoeste dos Estados Unidos até a Argentina.
Águia de Verreaux
Suas penas são pretas e brilhantes, assim como linhas brancas na forma de V nas costas. Elas também vivem em florestas e põem de um a dois ovos, que nascem após 45 dias, assim como inspirou poetas subsaarianos e árabes do sul.
Tipos de águias existentes no Brasil
No Brasil existem cerca de oito espécies de águias, sendo elas distribuídas em cinco subgrupos: buteoninas, pescadoras, açores, harpias e uiraçu.
Águias Buteoninas
As águias buteoninas são das subfamílias buteonine e sub-buteonine, aves planadoras, além de habitar regiões montanhosas e campestres. Desta forma elas caçam em áreas aberta, assim como se atiram contra a sua presa. Bem como são reapresentadas no Brasil pela águia-cinzenta e pela águia-serrana.
- Águia cinzenta (Urubitinga coronata) – São extremamente raras e vivem nas savanas, campos naturais e rupestres da região centro-oeste, sudeste e sul do país. Podem chegar pesa até 3kg e 85 cm, com uma envergadura de até 1,80, sendo ela relativamente grande para seu tamanho e peso. Na sua alimentação estão inclusos tatus, gambás, roedores, serpentes e até outras aves.
- Águia serrana (Geranoaetus melanoleucus) – São mais limitadas a ambientes montanhosos, assim normalmente são encontradas planando, além de ser conhecidas como águia-chilena. Possui características parecidas com as da águia cinzenta, bem como caçam desde aves até pequenos roedores.
Águias Pescadoras
São dá família Pandionidae, e se diferem das outras aves de rapina por conta de diversos aspectos genéticos e morfológicos. Desta forma, elas se adaptam para a pesca, bem como seus dedos são espinhosos e reversíveis. Elas também possuem válvulas nasais, que impedem a entrada de água em suas narinas quando mergulham. Sendo então os peixes seu único alimento.
Podem medir cerca de 6o centímetros e possuem envergadura de quase 2 metros, e cerca de 1kg. Além de serem uma das poucas aves migratórias do Brasil, sendo originárias da América do Norte. Assim aparecem no nosso país apenas entre os meses de setembro e abril
Águias Açores
As águias açores são aves fortes e ágeis de médio porte. Possuem asas largas e causa comprida, com penachos e tarsos emplumados. Além de que sua silhueta possui adaptação para voos rápidos. No Brasil, elas são representadas pelos gaviões de penacho, gavião pato e gavião pega macaco, e por mais que sejam chamadas de gavião elas são águias autenticas.
- Gavião de penacho (Spizaetus ornatus) – São os mais discretos, assim habitam os interiores das florestas bem como raramente são vistas planando no ar. Se alimentam desde aves grandes até cutias, quatis e iguanas.
- Gavião pato (Spizaetus melanoleucus) – São caçadoras astutas, sendo especializadas em capturar aves como papagaios, araçaris e tucanos.
- Gavião pega macaco (Spizaetus tyrannus) – São os mais detectáveis, assim vocalizam com bastante frequência além de planarem sobre as florestas nas horas mais quentes da manhã. Sua dieta consiste em pequenos mamíferos como ratazanas e saguis.
Águias Harpias
No Brasil temos as espécies Harpia e Morphnus, sendo a Gavião Real a mais conhecida e considerada a maior e mais poderosa águia do mundo. Elas são da subfamília de Harpia, a Harpiinae, possuem um grande porte, assim habitando áreas de florestas, sendo encontradas principalmente na Amazônia.
Suas asas são largas e sua calda é relativamente grande, bem como apresentam tarsos curtos e grosso, com grandes garras. E sendo tão imponentes, medem entre 90 e 105 centímetros, com envergadura de 200 cm, podendo chegar até 9 kg. Assim como se alimentam de presas grandes, como filhotes de veados, cachorro-do-mato, preguiças e cobras.
Águia Uiraçu
A águia uiraçu (Morphnus guianensis), também tem o nome de gavião-real-falso ou uiraçu-falso, pois se parece muito com a águia de harpia, porém em menor porte. E mesmo sendo mais leves e esbeltas ainda são muito imponentes, podendo atingir quase 90 centímetros, 2 kg e envergadura das asas de até 1,60 metros.
Ela também é a espécie da ave mais discreta, sendo assim a menos conhecida das Américas. Desta forma elas vivem nos interiores das florestas, e raramente voam acima das copas das árvores. Sua deita também é simples, e constitui-se de pequenos mamíferos arborícolas, que normalmente são capturados em seus esconderijos.
E ai, você conhecia águias de harpia e outras imponentes rainhas dos ares? Se gostou do nosso post confira também: Aves – Principais tipos, estrutura física, circulação, respiração e digestão
Os 7 bichos mais rápidos do reino animal
Fontes: Aves de rapina Brasil, Info Escola, Meus Animais e Pinterest
Imagem Destacada: Dinheirama