Saúde

Alergia ao frio: o que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção

Além de pelos, poeira e pólen, as quedas repentinas na temperatura podem torná-lo sujeito a tosse, resfriado, espirros e outros sintomas de alergia.

Embora as alergias e o resfriado comum causem muitos problemas respiratórios superiores, existem pequenas diferenças entre as duas condições. A alergia ao frio, por exemplo, geralmente incluem coceira, espirros, lacrimejamento e coriza com catarro de cor clara.

Além disso, as alergias geralmente são curadas rapidamente com um anti-histamínico. Enquanto os sintomas do resfriado podem incluir coriza com secreção turva ou descolorida, dor de garganta, fadiga, dores no corpo e febre.

Neste artigo, saiba o que é alergia ao frio, principais sintomas e como tratá-la.

O que causa a alergia ao frio?

Continua após a publicidade

O sistema imunológico é uma rede interconectada projetada para proteger nossos corpos dos agentes causadores de doenças ao nosso redor. Especialmente do perigo de invasão de organismos infecciosos de todos os tipos, bem como de nossas próprias células cancerosas que podem agir contra nós.

Desse modo, o sistema imunológico inclui muitos tipos de glóbulos brancos, vasos linfáticos, nódulos linfáticos, uma série de anticorpos específicos, cílios, o baço, amígdalas, adenoides e nosso maior órgão – a complexa barreira que chamamos de pele.

Assim, a alergia ao frio é causada por um sistema imunológico hiperativo que confunde coisas inofensivas, como mofo ou ácaros e os ataca. Para combater o que pensa serem germes, seu corpo libera substâncias químicas chamadas histaminas como uma defesa.

A liberação dessas histaminas pode causar um inchaço das vias nasais e resultar em tosse e espirros. Embora muitos dos sintomas sejam semelhantes, a maneira mais fácil de determinar se você está resfriado ou alérgico é a duração de sua condição.

Continua após a publicidade

Contudo, a maioria dos resfriados dure de três a 14 dias, as alergias podem durar meses, desde que a pessoa esteja em contato com o alérgeno.

Sintomas de alergia ao frio

Alergia ao frio: causas, sintomas, tratamento e prevenção

De modo geral, as alergias são uma das doenças crônicas mais comuns. Embora possa parecer alarmante, a doença crônica refere-se a uma condição que dura um longo período de tempo ocorre com frequência.

Como você leu acima, as alergias ocorrem quando o seu corpo identifica uma substância como prejudicial e reage de forma exagerada na tentativa de proteger o seu corpo.

Continua após a publicidade

Com efeito, os sintomas que surgem são chamados de reação alérgica. Alguns dos sintomas de alergia ao frio mais comuns incluem:

  • Olhos lacrimejando
  • Coriza
  • Congestão nasal
  • Espirros
  • Dor de garganta
  • Tosses
  • Erupções cutâneas
  • Urticária

Agentes que causam alergias no tempo frio

Alergia ao frio: causas, sintomas, tratamento e prevenção

Mofo

Quando os ambientes ficam úmidos, o mofo pode crescer. Este alérgeno pode ser encontrado em ambientes externos e internos, em locais como vedações de janelas, telhas, áreas de banheiro, áreas de cozinha e muito mais.

Parte do problema é ligar um aquecedor que não foi usado nos últimos meses. Ademais, fornos usados ​​apenas durante o inverno costumam enviar poeira, esporos de mofo e partes de insetos para o ar. Esses resíduos podem entrar no nariz de uma pessoa e desencadear uma reação alérgica.

Continua após a publicidade

Pelos de animais de estimação

Seus bichinhos de estimação pequenos e peludos podem ser adoráveis, contudo também podem ser a razão de você espirrar tanto. Além disso, você pode descobrir que se torna mais alérgico a animais de estimação no inverno, pois eles ficam dentro de casa muito mais do que o normal.

Poluentes internos, como fumaça

Quando chegam os meses frios, muitas pessoas acendem fogueiras tanto ao ar livre quanto dentro de casa. A lenha usada para aquecer pode liberar fumaça irritante e outros poluentes no ar, fazendo com que pessoas alérgicas sofram de asma ou de outras alergias.

Ácaros

Os ácaros podem estar em mais lugares do que você suspeita. Eles podem ficar no fundo do colchão, da roupa de cama, dos móveis e até mesmo dos tapetes. No frio, aqueles agasalhos que estavam há muito tempo no armário podem estar repletos dessas criaturinhas empoeiradas que podem dificultar a respiração com facilidade.

Tratamento e prevenção

Alergia ao frio: causas, sintomas, tratamento e prevenção

Continua após a publicidade

Algumas das formas mais comuns de tratamento para alergia incluem: a imunoterapia e medicamentos. Em suma, a imunoterapia envolve a exposição do corpo a uma versão diluída do alérgeno para construir gradualmente uma resistência a ele.

Existem dois tipos de imunoterapia. Em primeiro lugar temos a imunoterapia subcutânea que é mais amplamente conhecida como “injeções para alergia”. Outro tipo é a imunoterapia sublingual, onde em vez de injeções, colocam-se gotas sob a língua.

Além disso, existem os medicamentos de venda livre e medicamentos prescritos em caso de alergias mais severas.

Já com relação a prevenção, você pode melhorar a qualidade do ar interno durante os dias mais frios, seguindo as dicas abaixo:

Continua após a publicidade
  • Limpe bem sua casa, roupa de cama, roupas e banhe os animais de estimação uma vez por semana;
  • Mantenha os níveis de umidade em sua casa abaixo de 50% – isso ajudará a reduzir os níveis de poeira;
  • Tome um banho antes de dormir;
  • Mantenha os animais de estimação fora do seu quarto;
  • Coloque desumidificadores em áreas úmidas;
  • Limpe pias, banheiras e chuveiros muito bem pelo menos uma vez por mês, pois o mofo adora aquela espuma viscosa de sabão nas paredes e ladrilhos do chuveiro. Use uma escova ou uma boa esponja. Ademais, produtos de limpeza contendo alvejante matam o mofo;
  • Por fim, use colchões hipoalergênicos, colchões de molas e fronhas em sua cama. Aliás, isso é importante caso você também tenha alergia ao pó.

Se achou este conteúdo interessante, não deixe de conferir também: Como parar de espirrar – Dicas imperdíveis para acabar com o espirro

Próxima página »

Escolhidas para você