Mundo Animal

Animais venenosos – Criaturas mais perigosas da terra

Alguns animais providos de veneno e toxinas poderosas utilizam esse mecanismo para caça ou defesa, que muitas vezes pode ser mortal.

Quando ouvimos a palavra venenoso, certamente imaginamos animais como cobras, aranhas e escorpiões. Todavia, além das cobras, existem mais de 200.000 espécies de animais venenosos, espalhados por todo o reino animal. Mas antes de conhecer os principais deles, é preciso saber a diferença entre veneno e peçonha.

Então, vamos começar com a peçonha que é uma substância tópica. Ou seja, ela é feita de animais para animais e precisa ser injetada por meio de mordida, picada ou arranhadura. Portanto, o animal só utiliza esse recurso para caça ou defesa de predadores.

Por outro lado, o termo venenoso se aplica a organismos que descarregam toxinas quando você as ingere ou simplesmente quando em contato com a pele do animal. Isso significa que muito poucas cobras são realmente venenosas. A grande maioria das toxinas das cobras é transferida pela picada.

Uma exceção é a cobra-liga, que é pequena e inofensiva em termos de picada, mas é tóxica para comer porque seu corpo absorve e armazena as toxinas de suas presas.

Continua após a publicidade

Animais venenosos incluem a maioria dos anfíbios como por exemplo rãs, sapos, salamandras, etc., que carregam uma certa quantidade de toxinas em sua pele e dentro de seus outros tecidos. Com efeito, esses produtos químicos são fortes o suficiente para serem mortais para os humanos, portanto, é muito importante saber quais os principais animais desta categoria. Continue lendo para saber mais.

Animais mais venenosos da terra

Aranha errante brasileira

Fonte: Pinteresf

É uma das aranhas mais venenosas do mundo. Além disso, ela também é mais conhecida como aranha banana, pois às vezes viaja em caixas de banana como clandestina. Os membros frequentemente precisam ser amputados em vítimas de mordidas se o antídoto não for administrado no menor tempo possível. Nesse sentido, o veneno destrói o tecido e pode causar parada respiratória.

Borboleta monarca

Animais venenosos – as criaturas mais perigosas da terra
Fonte: Pinteresf

Certamente, nunca pensamos em larvas de mariposa e borboleta como sendo tóxicas. No entanto, um dos insetos mais mortais da terra é a borboleta monarca. Sua coloração laranja e preta está na verdade enviando a mensagem para ficar longe. Ademais, a lagarta monarca se alimenta de erva-leiteira, que é tóxica e pode causar parada cardíaca.

Cobra venenosa Taipan do interior

Fonte: Pinteresf

Apenas uma única picada desta cobra contém veneno suficiente para matar 100 humanos adultos ou um exército de 250.000 ratos. Seu veneno é pelo menos 400 vezes mais tóxico do que uma cobra comum. Desse modo, o veneno extremamente neurotóxico desta serpente, pode matar um ser humano adulto em apenas 45 minutos.

Continua após a publicidade

Escorpião amarelo da Palestina

Fonte: Pinteresf

A maioria dos escorpiões são relativamente inofensivos para os humanos, pois as picadas produzem apenas efeitos locais como dor, dormência ou inchaço, por exemplo. Contudo, o Escorpião Amarelo da Palestina é uma espécie altamente perigosa porque seu veneno é um poderoso coquetel de neurotoxinas que causa uma dor intensa e insuportável. Além da dor, pode causar febre, seguida de coma, convulsões, paralisia e até a morte.

Formiga-bala

Fonte: Pinteresf

A formiga-bala também conhecida como formiga gigante tropical, é uma das maiores espécies de formigas do mundo. Além disso, sua picada venenosa é uma das mais dolorosas picadas de inseto e a dor é descrita como queimando vivo. Sua mordida contém o veneno Poneratoxina, que é usado para paralisar as presas. Após cerca de 24 horas a dor diminui e o veneno não deixa nenhum dano no tecido. Inclusive, o veneno dessa formiga é usado por tribos indígenas para testes de coragem durante os rituais de iniciação. Durante esses rituais, até 200 formigas são costuradas em uma luva para que o iniciado use-a por até 30 minutos. Portanto, se ele suportar a dor, poderá alcançar altos cargos de liderança na tribo.

Pássaro Pitohui

Animais venenosos – as criaturas mais perigosas da terra
Fonte: Pinteresf

A pele e as penas do pitohui contêm uma neurotoxina que pode causar dormência e formigamento se você tocá-lo. Contudo, cientistas acreditam que a função evolutiva primária do veneno é dissuadir os piolhos e os carrapatos, mas talvez também tenha a ver com a sobrevivência de seus descendentes. As fêmeas esfregam o veneno de suas penas nos ovos quando se sentam sobre eles. Como resultado, as cobras que atacam os ovos, os vomita logo em seguida.

Rã dardo venenosa

Fonte: Pinteresf

Chamado de o animal mais venenoso da terra, essas rãs de cores vivas, mas minúsculas, têm veneno suficiente para matar de 10 a 20 adultos ou 10.000 ratos. Essas rãs, não maiores que cinco centímetros, são encontradas principalmente na Colômbia. Nesse sentido, durante séculos, os colombianos usaram seu veneno para apontar seus dardos de zarabatana durante a caça, de acordo com a National Geographic.

Continua após a publicidade

Tritões venenosos

Fonte: Pinteresf

Como muitos sapos, muitos tritões são venenosos – isto é, tocar a pele desses animais e ter contato com o veneno em suas ‘membranas mucosas’ (seus olhos, narinas, lábios) o deixará terrivelmente doente. Tritões produzem toxinas de glândulas em sua pele, que agem como proteção contra o toque, especialmente pela boca.

Animais marinhos mais venenosos do mundo

Caracol cone

Animais com veneno ou toxinas
Fonte: Pinteresf

O caracol-cone marmoreado é um animal marinho, encontrado principalmente no Oceano Índico. Sua concha de caracol em forma de cone é composta por uma criatura que possui uma toxina super potente. Ou seja, este é um dos animais mais venenosos do planeta, pois pode matar mais de vinte pessoas, apenas com uma gota do seu veneno.

Lula do pijama listrado

Fonte: Pinteresf

A Sepioloidea lineolata ou lula do pijama listrado possui brilhante exibição de cores, como a maioria dos animais marinhos, serve como um aviso aos predadores de que é altamente tóxica e perigosa para comer. Desse modo, essas pequenas glândulas sob sua pele produzem saliva venenosa que contém tetrodotoxina. Por conseguinte, essas lulas vivem em águas costeiras rasas, geralmente se camuflando sob a areia ou lama.

Peixe Baiacu

Animais com veneno ou toxinas
Fonte: Pinteresf

É o segundo animal mais venenoso do mundo. Sua pele e alguns órgãos, como o fígado, são venenosos e podem causar uma morte rápida e violenta. Dessa forma, seu veneno pode causar tonturas, vômitos, paralisia muscular e problemas respiratórios. Mesmo assim, o peixe é uma iguaria no Japão, onde causa cerca de seis mortes por ano. Apenas chefs licenciados têm permissão para cozinhá-lo, devido à sua toxina.

Continua após a publicidade

Peixe Pedra

Fonte: Pinteresf

São encontrados nos recifes costeiros ao longo das regiões do Indo-Pacífico e estão no topo de nossa lista das principais criaturas venenosas. Além disso, são peixes altamente camuflados e secretam neurotoxinas poderosas da base da espinha da nadadeira dorsal. Portanto, esta espinha venenosa é um mecanismo de defesa para evitar predação e não uma ferramenta de caça.

Seu veneno pode causar insuficiência cardíaca, paralisia e morte do tecido. Também pode matar uma pessoa adulta em menos de uma hora se não for tratada. Certifique-se de estar alerta ao redor de rochas, fundos marinhos e recifes de coral, pois peixes-pedra costuma se esconder nessas áreas.

Polvo de anéis azuis

Animais venenosos – as criaturas mais perigosas da terra
Fonte: Pinteresf

O polvo de anéis azuis é encontrado no Pacífico, principalmente entre as águas rasas da Austrália e do Japão. Sua dieta consiste principalmente de caranguejo e camarão. Apesar de seu pequeno tamanho, o polvo de anéis azuis possui uma mordida venenosa.

Como a maioria dos animais marinhos peçonhentos e venenosos, sua bela exibição de cores é um sinal de alerta para ficar longe. Para esclarecer, seu veneno contém tetrodotoxina, que é um tipo de neurotoxina que ele libera por meio de suas glândulas salivares.

Continua após a publicidade

Ademais, este veneno é 1.000 mais potente do que o cianeto e pode matar 26 humanos adultos em poucos minutos. Por fim, não há atualmente nenhum antiveneno disponível para o veneno do polvo de anel azul, portanto este animal é uma das criaturas marinhas mais tóxicas conhecidas pelo homem.

Gostou desse conteúdo? Clique e confira também: Animais que voam – 10 bichos que talvez você não conhecia

Fontes: National Geographic Brasil, Petz, Só biologia

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você