Curiosidades

Quem são os anjos e quais os mais importantes citados pela Bíblia?

Os anjos Miguel, Rafael e Gabriel são os mais conhecidos, mas existem vários outros. Calma, nós vamos te explicar melhor esse papo de anjo.

Os santos sempre estiveram presente em nosso dia a dia. Mas e os anjos?

É comum encontramos pessoas com nomes de anjos. Geralmente, essas pessoas vem de famílias religiosas que escolheram o nome a dedo. Mas, afinal, você conhece quais foram os anjos mais importantes da Bíblia?

E a história dessas seres de luz, você já ouviu falar em alguma delas? Tudo bem, nós vamos te contar um pouco mais sobre cada um desses anjos e suas histórias.

De cara você vai descobrir que são mais do que imagina. Eu aposto que os primeiros de quem se lembrou foram: Miguel, Gabriel e Rafael.

Continua após a publicidade

Mas e quanto a Metraton ou Cassiel? Pois saiba que eles também são anjos muito importantes que você devia conhecer. Mas não se preocupe, vamos falar sobre eles agora, começando pelos clássicos.

Esses são os principais anjos citados na Bíblia:

Anjo Miguel

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

O anjo Miguel está presente desde a criação do homem e também é citado no Apocalipse. O anjo estava lá para louvar a criação de Deus, também esteve ao lado de Adão por toda sua vida e conheceu também a Abraão. É conhecido como o protetor dos desprotegidos e você o conhece porque ele é um dos mais importantes dentro das religiões cristãs.

Anjo Gabriel

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

Continua após a publicidade

O anjo Gabriel é conhecido como mensageiro de Deus, uma função muito importante. Foi ele quem contou a Maria que ela estava grávida de Jesus. Foi ele também quem ditou todo o alcorão para Maomé, segundo a crença islâmica. Além disso, o anjo Gabriel é responsável também por proteger os portões dos céus.

Anjo Rafael

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

O anjo Rafael é conhecido por seu poder cura. Ele teria sido o responsável por curar as feridas de Jacó após ele passar toda a noite lutando com um ser misterioso. Algumas versões da Bíblia apontam que também foi Rafael quem expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden.

Anjo Uriel

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

Continua após a publicidade

O anjo Uriel é um dos anjos mais próximos de Deus. É responsável por aplicar as punições dadas aos pecadores. Inclusive, teria feito parte da tropa que acabou com as cidades de Sodoma e Gomorra. Uriel significa “fogo de Deus”.

Anjo Salatiel

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Salatiel, mas na Rússia e na Igreja Ortodoxa ele está entre os anjos mais importantes. O anjo Salatiel não é citado na Bíblia, mas sim em um apócrifo do livro de Esdras. Este seria o anjo responsável por cuidar de nosso bem-estar físico e emocional. É ele também que nos acompanha durante nossas orações.

Anjo Jeliel

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

Continua após a publicidade

O anjo Jeliel é responsável por intermediar nossas relações e também por garantir a justiça sempre. Como? Acontece que é ele quem controla o destino dos governantes e é também quem defende o povo, quando é injustiçado. Além dessa tarefa, Jeliel também ajuda na reconciliação entre casais e inimigos. Tudo para garantir o bom relacionamento e evitar a infidelidade nos casamentos.

Anjo Theliel

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

Theliel, sobretudo, é conhecido como o anjo do amor. Sua função, em síntese, não está ligada a fazer justiça ou punir de alguma maneira. O anjo amoroso não puni, mas é capaz de convencer até os mais agressivos a agirem com compaixão.

Anjo Israfil

Conheça os anjos mais importantes da Bíblia

Continua após a publicidade

Israfil, por fim, é um importante anjo para o islã. Em resumo, ele teria sido um dos anjos que ajudou Alá a recolher a terra usada para criar o primeiro homem. Além disso, de acordo com o alcorão, seria ele o responsável por tocar a trombeta que anunciaria o Julgamento Final.

Gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 5 fatos da Bíblia que a Ciência confirma.

Próxima página »

Escolhidas para você