Curiosidades

Conheça as 10 línguas mais faladas no mundo

As línguas mais faladas do mundo contam com um grande número de habitantes nativos, mas também com estudiosos e populações bilíngues.

Por P.H Mota

Quais são as 10 línguas mais faladas no mundo? Em suma, determinar a língua mais falada no mundo não é tão simples quanto parece. Para começar, é necessário definir o que significa falado. Estamos interessados ​​apenas em falantes nativos ou queremos contar também falantes não nativos de vários níveis de proficiência ? Há também a questão dos dialetos, alguns dos quais são menos parecidos do que certos idiomas.

Desse modo, para facilitar as coisas, classificamos os 10 idiomas mais falados de acordo com o número total de falantes (nativos e não nativos). Isso garante que o primeiro idioma da nossa lista seja realmente o mais popular.

As 10 línguas mais faladas do mundo

1. Chinês mandarim

Falantes nativos (2019): 917,8 milhões
Falantes não nativos: 198,7 milhões
Países com maior número de falantes: China, Taiwan e Cingapura

O chinês mandarim leva o primeiro lugar como a língua mais falada do mundo com base em seu enorme número de falantes nativos. Aliás, o mandarim é a forma oficial e literária padrão do chinês baseado no dialeto de Pequim e é uma das línguas oficiais das Nações Unidas.

Continua após a publicidade

O mandarim é o segundo idioma online mais popular, e um dos mais difíceis de aprender. Um relatório do British Council citou o chinês como uma das 10 línguas mais importantes do futuro.

2. Inglês

Falantes nativos (2019): 379 milhões
Falantes não nativos: 753,3 milhões
Países com maior número de falantes: Reino Unido, República da Irlanda, África, Américas e Caribe, Ásia, Austrália e Ilhas do Pacífico

O uso generalizado do inglês em todo o mundo e sua presença em alguns dos países economicamente mais influentes do mundo deram ao inglês seu lugar como a segunda língua mais falada do mundo. Além disso, é a língua mais usada na internet e uma das línguas oficiais das Nações Unidas.

É interessante notar que o número de falantes não nativos de inglês quase dobra o número de falantes nativos de inglês, tornando-se a língua estrangeira mais aprendida e falada do mundo.

Continua após a publicidade

3. Espanhol

Falantes nativos (2019): 460,1 milhões
Falantes não nativos: 74,2 milhões
Países com maior número de falantes: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guiné Equatorial, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Espanha, Uruguai e Venezuela, e amplamente falado em mais de 20 países

A proeminência do espanhol nas Américas e na Europa levou o espanhol a se tornar uma das línguas mais faladas do mundo, com mais de 460 milhões de falantes nativos e um número crescente de falantes não nativos. Além disso, também uma das línguas oficiais das Nações Unidas.

O espanhol é uma língua oficial, nacional ou amplamente falada em 44 países, incluindo os Estados Unidos. Acredite ou não, os Estados Unidos são o quinto maior país de língua espanhola do mundo!

4. Hindi

Falantes nativos (2019): 341,2 milhões
Falantes não nativos: 274,2 milhões
Países com maior número de falantes: Índia, Nepal, Fiji e Paquistão

Continua após a publicidade

O hindi é uma das línguas oficiais da Índia, e sua grande população de falantes nativos levou o hindi a se tornar uma das línguas mais faladas do mundo. Todavia, não estamos considerando o urdu ao lado do hindi aqui (mesmo que sejam linguisticamente ambos os registros da língua hindustani), mas se o fizéssemos, o hindi saltaria para a terceira língua mais falada!

5. Árabe

Falantes nativos (2019): 273,9 milhões
Falantes não nativos (estimado): 132 milhões
Países com maior número de falantes: Argélia, Bahrein, Comores, Chade, Djibuti, Egito, Eritreia, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Marrocos, Omã, Qatar, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Tunísia, Estados Unidos Emirados Árabes, Iêmen, Palestina e Saara Ocidental

Embora seja difícil restringir exatamente quantos falantes de árabe existem no mundo hoje, estima-se que existam mais de 422 milhões de falantes no total, 273,9 milhões dos quais são falantes nativos.

Desse modo, como língua oficial das Nações Unidas e língua litúrgica de mais de 1,6 bilhão de muçulmanos, o árabe é sem dúvida uma das línguas mais faladas do mundo.

Continua após a publicidade

6. Indonésio

Falantes nativos (2019): 77 milhões
Falantes não nativos (estimado): 200-250 milhões
Países com maior número de falantes: Indonésia, Brunei, Malásia, Tailândia e Cingapura

O malaio é uma língua da família austronésia e é falado em toda a península da Malásia e arredores. Embora existam cerca de 18 milhões de pessoas que falam malaio padrão, a língua nacional da Malásia, Brunei e Cingapura, existem mais de 170 milhões de pessoas que falam indonésio, que é uma variedade do malaio e a língua nacional da Indonésia.

7. Francês

Falantes nativos (2019): 77,2 milhões
Falantes não nativos: 202,6 milhões
Países com maior número de falantes: Europa (França, Bélgica, Luxemburgo, Mônaca, Suíça), África (incluindo Argélia, Tunísia e Marrocos), Américas e Caribe (Canadá, Haiti, Guiana Francesa, Martinica e Guadalupe) e em três países do Pacífico Ilhas

O francês é a língua oficial de mais de 29 países em todo o mundo e é a segunda língua mais falada na União Europeia. A história colonial da França ajudou a difundir essa língua pelo mundo e, como no caso do inglês, levou a uma situação em que há mais falantes não nativos de francês do que falantes nativos.

Continua após a publicidade

Além disso, o francês também é uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas.

8. Português

Falantes nativos (2019): 220,7 milhões
Falantes não nativos (2019): 13,4 milhões
Países com maior número de falantes: Brasil, Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola, bem como Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe

Dos quase 220,7 milhões de falantes nativos de português, mais de 150 milhões falam português brasileiro, a variação mais comum, devido à grande população do Brasil.

Além disso, a colonização portuguesa também levou o português a ser falado como primeira língua por cerca de 14 milhões de pessoas em vários países africanos, assim como o inglês e o francês.

Continua após a publicidade

9. Bengali

Falantes nativos (2019): 228,3 milhões
Falantes não nativos: 36,7 milhões
Países com maior número de falantes: Índia e Bangladesh

O bengali é a segunda língua mais falada na Índia e é usado principalmente nos estados mais orientais do país, bem como em Bangladesh. Há uma forte história do nacionalismo bengali que levou à sua rica tradição literária e diversidade cultural.

10. Russo

Falantes nativos (2019): 153,7 milhões
Falantes não nativos: 104,4 milhões
Países com maior número de falantes: Rússia e países que ocupam a antiga União Soviética (Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Letônia, Lituânia, Moldávia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Ucrânia)

Por fim, o russo é uma língua oficial das Nações Unidas devido ao poder histórico da União Soviética. Aliás, as estimativas do número de falantes de russo em todo o mundo variam, mas as fontes indicam algo entre 200 e 260 milhões de falantes nativos.

Continua após a publicidade

Este número está, no entanto, diminuindo lentamente graças ao desmembramento da União Soviética e ao conseqüente aumento do número de falantes de outras línguas nos países da antiga União Soviética.

Então, gostou de saber mais sobre as línguas mais faladas no mundo? Pois, leia também: 10 línguas mais fáceis de aprender

Fontes: Berlitz, Babbel, UFPEL

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você