Curiosidades

10 atividades que os astronautas não podem fazer

Além dos perigos espaciais, a falta de gravidade é um obstáculo para atividades rotineiras, que os astronautas não podem fazer.

Ao contrário do que muitos pensam, há muitas coisas que os astronautas não podem fazer no espaço sideral. Aliás, a falta de gravidade desempenha um grande papel nisso. Desse modo, hábitos básicos e essenciais, como comer e dormir precisam de ajustes e sacrifícios.

Abaixo, você pode conferir algumas de nossas atividades cotidianas que os astronautas simplesmente não podem fazer da mesma maneira quando estão no espaço.

10 atividades que os astronautas não podem fazer no espaço

1. Tomar um banho quente

Todo e qualquer recurso no espaço deve ser usado da maneira mais eficiente possível. Portanto, a água não pode ser desperdiçada de forma alguma.

Em vez de chuveiros (que seriam inúteis de qualquer maneira, já que a gravidade tem que puxar a água para baixo), os astronautas tomam banhos de esponja usando água destilada obtida da umidade do ar, urina, higiene bucal e lavagem das mãos.

Isso mesmo: a água do banho e de outras atividades é reaproveitada. E como não existe uma maneira eficaz de lavar as roupas, os astronautas acabam usando as mesmas roupas diariamente, sem lavar nada.

2. Degustar a comida

No espaço, o paladar é afetado após um certo período de permanência. Os fluidos no corpo se movem de maneira diferente por causa da microgravidade, então os fluidos acabam indo para a cabeça e podem preencher as passagens nasais.

Continua após a publicidade

3. Comer pão, refrigerante e sal

Os astronautas da ISS (International Space Station) não podem comer aquele pão com manteiga clássico no café da manhã. O pão pode soltar migalhas que, flutuando pela estação, podem danificar equipamentos ou ser inalados acidentalmente pelos astronautas. Desde a década de 1980, a NASA substituiu o pão por tortilhas.

Quanto aos refrigerantes, estes não são permitidos porque a carbonatação e o refrigerante não se separam na microgravidade.

Por fim, especiarias em pó, como sal e pimenta, são proibidas pelas mesmas razões que as migalhas de pão, que podem danificar equipamentos ou entrar na boca, ouvidos e nariz dos astronautas.

As versões líquidas dessas especiarias são fornecidas pela NASA, ou seja, as famosas ‘comidas de astronauta’.

4. Escrever

A tinta nas canetas precisa da gravidade para descer até a ponta. Assim, para escrever com uma caneta no espaço, os astronautas precisam de uma caneta especial, cujo cartucho é pressurizado com nitrogênio.

Essa pressão empurra a tinta em direção à ponta, e esta caneta pode ser usada de cabeça para baixo, no espaço, em temperaturas extremas e até debaixo d’água. Outra opção para os astronautas, bem mais simples, é dispensar a caneta e adotar o bom e velho lápis.

Continua após a publicidade

5. Dormir

Aqui na Terra, podemos gerenciar os horários de sono com o nascer e o pôr do sol. No espaço, isso não é possível. Aliás, os astronautas da ISS podem experimentar cerca de 15 pores do sol em apenas 24 horas.

Assim, seus horários de sono simplesmente não podem depender de padrões de luz. Com efeito, parte da formação dos astronautas, antes de irem para a ISS, inclui precisamente a capacidade de adormecer e acordar independentemente de ser dia ou noite.

6. Beber álcool

Hoje, bebidas alcoólicas são proibidas na ISS. Em 1972, foi proposto levar vinho aos astronautas, mas a indignação pública falou mais alto, e os astronautas perderam a chance de saber como é enfrentar uma ressaca no espaço.

7. Fazer sexo

Atos sexuais também são outra das atividades que os astronautas não podem fazer. E, mesmo que um par de astronautas se arriscasse a fazer sexo por lá, quebrando todas as regras, seria bem difícil passar despercebido, pois momentos de privacidade são raros no laboratório orbital, e os astronautas lidam diariamente com cargas de trabalho intensas – o que significa pouco tempo para diversão.

8. Defecar

Defecar no espaço pode ser um momento peculiar e desastroso, além de constrangedor. Não há banheiros na ISS, é claro, e a cabine para esse fim não tem portas (apenas uma cortina).

Então, sim, você pode ouvir seu colega fazendo “número 2”. E, para não flutuar enquanto estão ali naquele momento de concentração, os astronautas ainda precisam se amarrar à estrutura.

Continua após a publicidade

Além de não ser muito fácil acertar o “alvo”, que é pequeno e menor que um assento de vaso sanitário comum, a microgravidade pode causar complicações bastante desagradáveis, já que eventuais vazamentos do recipiente coletor podem acontecer, com as fezes flutuando pela estação.

9. Chorar

Infelizmente, no espaço, a falta de gravidade torna impossível que as lágrimas caiam, então elas apenas se aglomeram ao redor do globo ocular. Deve ser estranho, então, colocar algo em seu olho no espaço e depois ter uma bola de água salgada pendurada nos cílios, pairando ao seu lado, presa em seu rosto no espaço.

10. Caminhar

Por fim, o delicado equilíbrio de nossa atmosfera logo desaparece para sempre quando um astronauta entra no espaço sideral, de modo que até coisas básicas como caminhar se tornam coisa do passado.

A menos que um viajante espacial esteja amarrado, ele apenas flutuará para longe, e uma caminhada espacial envolve muito equipamento e potencialmente deriva na escuridão! Assim, os astronautas se esquecem de mover as pernas e devem se amarrar em uma esteira se quiserem se exercitar.

Fontes: Finanças Yahoo, Tecmundo, Revista Galileu, Fatos Desconhecidos

Gostou de saber quais são as atividades que os astronautas não podem fazer? Pois, leia também:

Continua após a publicidade

10 objetos encontrados pela Nasa em Marte e pelo espaço

Estudo analisa chances de mineração em asteroides no espaço sideral

Primeira mulher no espaço: história da russa Valentina Tereshkova

Astronauta registra imagens incríveis de como é o nascer do sol no espaço

Próxima página »

Escolhidas para você