Baku: criatura mitológica japonesa que nos protege de pesadelos

Você já ouviu falar sobre o Baku? Essa criatura da mitologia japonesa é muito reverenciada e tem sinônimo de boa sorte.

O Baku é uma criatura mitológica do folclore japonês, conhecida como devoradora de pesadelos. De acordo com as lendas, ele possui uma aparência híbrida, combinando características de vários animais: tem o corpo de um urso, a tromba de um elefante, os olhos de um rinoceronte, a cauda de um boi e as patas de um tigre.

As pessoas desenhavam ou colocavam amuletos do Baku próximo aos seus leitos como forma de proteção contra pesadelos. Além disso, muitos acreditavam que, ao despertar de um sonho ruim, se a pessoa pedir ao Baku para agir com relação ao pesadelo, ele atenderá ao pedido, o que e certa forma traz um pouco de conforto.

E aí, vamos saber um pouco mais sobre ele? Continue com a gente!

Qual é a origem do Baku?

Na mitologia, o Baku tem suas raízes na cultura japonesa, sendo uma criatura lendária conhecida por sua habilidade de devorar os pesadelos e maus espíritos. Segundo relatos, ele se apresenta como uma criatura híbrida, com corpo de urso, tromba de elefante, olhos de rinoceronte, cauda de boi e pernas de tigre.

De acordo com a mitologia, muitos acreditam que o Baku tenha o poder de proteger as pessoas do mal, sendo invocado para afastar pesadelos e trazer bons sonhos. Sua origem começar lá no folclore japonês, onde é considerado um ser justo e protetor, associado à purificação espiritual e à eliminação de energias negativas. Ou seja: ele é um símbolo de boa sorte nessa cultura.

Quais são as habilidades do Baku?

De acordo com a mitologia japonesa, o Baku tenha o poder de proteger as pessoas do mal, sendo muito requisitado para evitar pesadelos e trazer bons sonhos. A sua combinação híbrida faz dele uma criatura muito forte e muito ágil. Também, é um símbolo de sorte.

Sendo assim, existe a crença de que os espíritos maus evitam se aproximar de áreas habitadas por Baku, o que reforça seu papel de proteção onde estiver. Sua habilidade de devorar a má sorte que acompanha os pesadelos também é uma parte importante de suas capacidades mitológicas.

Referências ao Baku na cultura popular

Pokémon

O Pokémon Drowzee é inspirado no Baku japonês, e é conhecido por compartilhar a capacidade de devorar os sonhos das pessoas. A referência se apresenta não apenas no visual, que é muito característico, como também nas descrições que esse Pokémon apresenta em suas várias entradas na Pokedéx.

Digimon

O Digimon Bakumon é uma referência interessante do Baku, já que também apresenta a mesma habilidade de devorar pesadelos. No universo de Digimon, essa conexão é evidenciada pela representação do Baku como uma criatura mística com poderes especiais, semelhantes aos atribuídos ao Baku na mitologia.

Naruto

Por fim, anime e mangá Naruto faz referência ao Baku. No anime, ele faz uma breve aparição como a invocação pessoal de Danzou Shimura. Assim como a criatura mitológica, ele é capaz de devorar sonhos e pesadelos. Quando abre a boca, ainda pode criar um poderoso sistema de sucção, capaz de sugar tudo dentro de um grande raio.

E aí, o que achou de saber mais sobre o Baku? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Khonshu: o deus da Lua na mitologia egípcia

Fonte: Japan House

Outras postagens