Ciência & Tecnologia

Sonhos recorrentes: o que significam de acordo com a ciência?

Se em algum momento você teve sonhos recorrentes e não sabe por que ou o que eles significam, continue lendo e descubra porque eles ocorrem.

Sonhos recorrentes não são tão estranhos quanto você imagina. Alguns são ainda mais frequentes do que outros, isso não significa que você pode sonhar exatamente a mesma coisa, contudo há temas recorrentes nos sonhos.

Um sonho recorrente pode ocorrer com diferentes intervalos de frequência, ou seja, você pode sonhá-lo todas as noites durante uma temporada e depois de anos sem tê-lo, o mesmo sonho se repete, às vezes com algumas variações.

Então, se isso acontecer com você, certamente você se perguntará o que isso significa ou se o universo está tentando lhe dizer algo. Veja o que significa abaixo.

O que são os sonhos recorrentes?

A ciência mostrou que sonhos recorrentes podem refletir conflitos não resolvidos na vida do sonhador. Em suma, sonhos recorrentes geralmente ocorrem durante períodos de estresse ou por longos períodos de tempo, às vezes vários anos ou até a vida inteira.

Continua após a publicidade

Esses sonhos não apenas compartilham os mesmos temas, mas também podem repetir a mesma narrativa noite após noite. Embora o conteúdo exato dos sonhos recorrentes seja único para cada pessoa, existem temas comuns entre indivíduos e até mesmo entre culturas e em diferentes períodos de tempo.

Principais conteúdos desses sonhos

Os sonhos recorrentes geralmente estão associados a experiências negativas ou estressantes, sendo os mais comuns os que incluem as seguintes temáticas:

  • Voar;
  • Cair de repente;
  • Ser perseguido ou atacado;
  • Ficar nu em público;
  • Ficar preso ou preso em algum lugar;
  • De volta à escola;
  • Perder um ou todos os dentes;
  • Perder a fala;
  • Falhar em um teste;
  • Chegar atrasado no primeiro dia ou em uma ocasião importante;
  • Mover-se em câmera lenta ou não conseguir correr;
  • Colidir ou perder o controle de um veículo.

Tipos de sonhos recorrentes

Segundo o psicólogo William Domhoff, em entrevista ao site The Conversation, os sonhos recorrentes são um sinal de que o inconsciente está pedindo para enfrentar um problema que está sendo evitado.

Especialistas na área dos sonhos sugerem que essas circunstâncias refletem certas questões importantes da vida e se devem a:

Continua após a publicidade

Necessidades não atendidas

Uma das principais causas de um sonho repetitivo ou recorrente é a sensação de pressão que temos antes de um acontecimento importante. Um bom exemplo é sonhar que você está atrasado ou que esquece tudo relacionado a um exame final.

Isso acontece quando você tem um resultado ruim ou passa por um momento em que não se sente satisfeito consigo mesmo. Assim, a solução será aumentar a autoestima e a segurança para poder deixar esses medos para trás.

Frustrações

Aqui existem certas necessidades psicológicas insatisfeitas. Os mais comuns são a necessidade de sentir que você tem controle sobre sua vida ou a necessidade de ter um impacto significativo na vida de outras pessoas e de ser cuidado por outras pessoas.

Problemas passados

Sonhos recorrentes ou repetitivos podem mostrar que ainda temos dificuldades em deixar para trás esses problemas pelos quais passamos no passado. Embora possa não parecer, há muitas pessoas que muitas vezes não têm o luxo de resolvê-los.

Continua após a publicidade

Por que estes sonhos acontecem?

Diferentes estudos sobre o assunto sugerem que os sonhos, em geral, ajudam a regular as emoções para se adaptar a eventos estressantes, pois a incorporação de material emocional nos sonhos pode permitir que uma pessoa processe um evento doloroso ou difícil.

Todavia, no caso de sonhos recorrentes, o conteúdo repetitivo pode representar uma tentativa fracassada de integrar essas experiências difíceis.

Muitas teorias concordam que os sonhos recorrentes estão relacionados a dificuldades ou conflitos não resolvidos na vida de uma pessoa. Além disso, pesquisadores também associaram os sonhos repetitivos a níveis mais baixos de bem-estar psicológico ou à presença de sintomas de ansiedade e depressão.

Sonhos recorrentes podem indicar transtorno?

Se esses sonhos se repetem constantemente, mas não causam grandes problemas, a pessoa pode seguir em frente com sua vida, mas se causar estresse pós-traumático, ela exigirá atenção para ajudá-la a entender o significado. Com efeito, o ideal seria recorrer a um especialista em sono com foco em psicologia.

Continua após a publicidade

Outra teoria é que sejam de origem genética, embora isso não tenha sido comprovado; no entanto, ocorreram em famílias em que vários de seus membros passam pela mesma situação.

Por fim, apesar de tantos estudos, a ciência não conseguiu esclarecer a origem do motivo pelo qual eles são gerados.

Fontes: BBC, Persono, Super Abril, GGN

Leia também:

Continua após a publicidade

Sonhos lúcidos, o que são? Efeitos, riscos e como tê-los

Quais são os significados dos 10 sonhos mais comuns?

5 sonhos que pessoas ansiosas sempre têm e o que significam

Fases do sono: quais são os ciclos do sono e como funcionam

Continua após a publicidade

Ciclo do sono: quais são as fases e como funcionam

Benefícios do sono: como dormir bem melhora a saúde?

Próxima página »

Escolhidas para você