Em primeiro lugar, define-se barba como o conjunto de pelos que cresce no queixo, nas faces do rosto e na frente do pescoço do homem. Porém, raramente acontece também em mulheres. Curiosamente, chama-se o estudo de barba de pogonologia.
Nesse sentido, compreende-se que ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, via-se os homens com barba como uma pessoa sábia. Ademais, o estilo atribui aos homens uma noção de potência sexual e status social. Porém, algumas culturas compreendem como falta de higiene e refinamento, algo excêntrico.
Além disso, algumas religiões determinam a relevância de um membro do culto por meio da presença ou ausência de barba. No geral, a barba costuma ter uma textura mais crepa que o cabelo, mesmo em homens de cabelo liso. Por outro lado, pode variar em relação à tonalidade do cabelo, mas costuma-se perceber o crescimento da barba surge durante a puberdade.
Em resumo, esse processo se dá por meio da ação da testosterona, o hormônio masculino. Sendo assim, entende-se que a função da barba é aquecer e proteger o rosto mecanicamente. Mais ainda, os cabelos auxiliam a filtrar o ar da respiração, além de funcionar como diferenciador de sexo entre os seres humanos.
Conheça os estilos de barba
1) Rosto quadrado
A princípio, no caso de homens com rostos quadrados, o ideal é que ela siga linhas mais precisas, especialmente perto das maçãs do rosto. Também fica bem harmônico mantê-la curta nas laterais e mais cheia na área do queixo.
Geralmente, isso ressalta o formato de rosto, considerado um dos mais ideais quando o assunto é beleza masculina. Por fim, abaixo, listamos alguns possíveis estilos que seguem essa modelagem:
-
Barba circular
Em resumo, trata-se da barba no queixo e bigode, ambos formando um círculo ao redor da boca.
-
Barba real ou régia
Basicamente, consiste em um bigode centralizado, acompanhado por uma tira abaixo do queixo.
-
Cavanhaque
No geral, trata-se de uma barba pequena. Além disso, é suficiente para cobrir o queixo.
-
Pequeno cavanhaque
A princípio, trata-se de um cavanhaque, literalmente, menor e mais estreito. Portanto, ele tem a função de aumentar o queixo.
2) Rosto redondo
Logo em seguida, no caso dos rostos redondos, as barbas têm a função de ajudar a afinar as feições. Portanto, o ideal é que elas sejam anguladas na maçã do rosto. Ademais, o truque de deixá-la mais cheia no queixo também ajuda a ressaltar esse objetivo. Por fim, confira algumas formas de combinar essas dicas:
-
Barba Van Dyke
Em resumo, consiste em um cavanhaque cheio. Além disso, com um bigode separado da parte de baixo.
-
Barba curta encaixada
No geral, consiste em um estilo curtinho, com laterais finas e bem aparadas.
-
Barba balbo
Basicamente, consiste em um estilo sem costeletas. Porém, o bigode pode ou não aparecer, mas é geralmente bem aparado e suspenso.
-
Barba âncora
A princípio, como o nome sugere, esses estilo imita a forma de uma âncora, especialmente abaixo do queixo. Além disso, ela é mais pontiaguda e segue a linha do maxilar, normalmente, emparelhada ao bigode.
3) Formato oval
Em primeiro lugar, apesar do rosto quadrado ser o mais cobiçado, é o formato oval de rosto masculina que permite maior liberdade na hora de escolher que estilo de barba usar. Sendo assim, você pode testar todos, mas listamos alguns que podem cair como uma luva:
-
Chevron
Esse estilo é, basicamente, um bigodinho. Portanto, ele cobre o lábio superior.
-
Barba curta de 3 dias
No geral, o nome desse estilo já diz quase tudo. Porém, nesse caso, os pelos não estão descuidados há 72 horas. Ou seja, apenas são aparados rente ao rosto para simular esse efeito.
-
Bigode ferradura
Curiosamente, esse é um verdadeiro “bigodon”. Basicamente, esse estilo tem as barras longas e apontadas para baixo. Além disso, parece-se com uma ferradura mesmo.
-
Bigode original
Em resumo, esse estilo consiste em um bigodinho simples, bem aparado, bem acima do lábio superior.
Formato retangular
No geral, homens com rosto de formato retangular ficam mais harmônicos com barba curta na parte inferior e mais alongada nas laterais. Portanto, a função dessa modelagem é simular uma estrutura menos delicada para o rosto.
-
Barba costeletas de carneiro
Acima de tudo, a principal característica são as costeletas bem proeminentes e longas, que se unem a um bigode. Ou seja, um modelo bem ao estilo “Wolverine”, de X-men.
-
Barba e bigode de pistoleiro
A princípio, as costeletas, nesse caso, são alargadas e emparelhadas a um bigodinho ferradura mais fino. Geralmente as pontas das duas estruturas não se encontram no rosto.
-
Tira no queixo
Em resumo, essa não tem segredo: é só uma tira fina na vertical do queixo.
-
Barba com estilo tira no queixo
No geral, esse seria uma estilo mais completo que o anterior. Basicamente, é uma barba fininha, normalmente sem bigode, que circula o queixo.
Como modelar a barba?
Por fim, ara testar qual dos estilos fica melhor em você, é preciso, antes de mais nada, saber se barbear e modelar os pelos de seus rostos. Portanto, no vídeo publicado pela Gillete, você confere algumas dicas muito simples que vão ajudar você nessa missão.
E aí, aprendeu sobre barba? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fonte: Gillete
Imagens: Gillete