Curiosidades

Black Fraude – Como escapar de fraudes e golpes na Black Friday

A tradição de descontos da Black Friday, muitas vezes perde espaço para golpes que dão a fama de Black Fraude às promoções.

Por P.H Mota

A Black Friday é uma tradição do comércio que teve origem nos Estados Unidos e espalhou-se para o mundo inteiro. O evento acontece sempre no mês de novembro, tradicionalmente um dia após o Dia de Ação de Graças. Apesar de famoso pelos grandes descontos em produtos variados, no Brasil ganhou o apelido de Black Fraude, graças ao golpes frequentes.

Para escapar das falas promoções, é essencial ficar atento a alguns sinais. Uma dica básica, por exemplo, é ficar atento às formas de pagamento. Se o boleto bancário for a única alternativa, desconfie. Observe o nome do beneficiário do pagamento para tentar escapar de vendedores que tentam se passar por grandes redes.

Caso um consumidor tenha problemas com compras ou ofertas falsas, o indicado é denunciar. Para isso, é só entrar em contato com os canais de atendimento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) local.

Dicas essenciais para escapar da Black Fraude

1 – Compare os preços para fugir de golpe

Imagem: SWH

O jeito mais fácil de enganas o clientes com golpes de Black Fraude é maquiando os preços. Isso acontece quando uma empresa sobe o preço do produto pouco tempo antes de aplicar a promoção. Sendo assim, o desconto é, na verdade, apenas um retorço ao preço normal.

Portanto, para escapar desses golpes é importante ficar atento ao seu histórico. Alguns sites específicos como Zoom, Já Cotei e Buscapé oferecem esse serviço aos clientes.

Além disso, fique atento ao preço final na hora do pagamento. Isso porque é normal que algumas lojas anunciem um valor, mas cobrem um maior na finalização da compra.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o o preço baixo e atrativo pode ser real e ainda fazer parte de golpes. Nesses casos, a compensação dos descontos pode ser aplicada no frete que, em alguns casos, seja a custar mais do que o próprio produto.

2 – Confira o site de lojas oficiais na Black Friday

Black Fraude - como escapar de fraudes e golpes na Black Friday
facebook

Sites falsos que imitam grandes lojas são uma forma comum de golpes durante a Black Friday. Com visual semelhante ao de lojas populares e ofertas atraentes, esses sites podem coletar dados pessoais, assim como de cartões de crédito.

Desconfie de descontos exorbitantes e sempre confira o endereço da loja no navegador. Além disso, evite clicar em links recebidos por e-mails, redes sociais ou aplicativos de mensagens. Caso tenha interesse em algum produto, procure o site oficial da loja divulgada e confira se a navegação é segura (indicada por um ícone de cadeado ao lado do endereço).

3 – Conheça o produto divulgado

Black Fraude - como escapar de fraudes e golpes na Black Friday
LifeHacks

Antes de finalizar uma compra pela internet, procure conhecer bem o produto que quer comprar para fugir de um golpe. Leia todas as informações oferecidas e busque mais informações em fontes oficiais da empresa. Em alguns casos, por exemplo, as fotos podem enganar o cliente.

Também fique atento à disponibilidade do produto na hora da compra. Isso porque algumas lojas podem colocar à venda produtos indisponíveis. Ainda que a informação esteja apresentada na página do produto, pode ser discreta o suficiente para provocar confusão.

Caso tenha problemas com algum produto, o consumidor pode se arrepender e cancelar a compra. O prazo é de sete dias e prevê direito de reembolso do valor integral, incluindo do frete.

Continua após a publicidade

4 – Tenha disciplina com os gastos

Black Fraude - como escapar de fraudes e golpes na Black Friday
Bondora

Ainda que não seja exatamente um problema específico de Black Fraude, comprar por impulso pode ser um verdadeiro golpe. Se você já está endividado, fuja dos sites de promoção. Os anúncios podem te induzir a gastar sem precisar, comprometendo o orçamento sem planejamento.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Dia do cliente – O que é e por que é celebrada em 15 de setembro?

Fontes: UOL, UOL

Imagens: facebook, Bondora, Oxigenweb, Mercado E-Commerce, LifeHacks

Próxima página »

Escolhidas para você