Bragi, deus nórdico da poesia e protetor dos trovadores

Embora Bragi raramente fosse mencionado na mitologia nórdica, ele desempenhou um papel importante nas histórias dos vikings.

Bragi, deus nórdico da poesia e protetor dos trovadores

Bragi é o deus nórdico da poesia, música e eloquência. Dedilhando sua harpa e cantando docemente, ele pode encantar todas as criaturas, até as flores e as árvores. Sua língua é esculpida com runas, antigos símbolos nórdicos, e através de sua poesia, Bragi mantém vivas as histórias dos deuses. Vamos saber tudo sobre ele neste artigo!

Quem é Bragi?

Na mitologia nórdica, Bragi era filho de Odin, o Pai de Todos, e da giganta Gunnlod, que guardava o Hidromel da Poesia. A esposa do deus nórdico da poesia era Idunn Deusa da Juventude, que deveria supervisionar os frutos da juventude. Eles tiveram muitos filhos, mas seus nomes nunca foram mencionados no mito.

Em outra mitologia, aqueles que tocavam harpas no salão para entreter as pessoas eram lindos elfos. Mas na mitologia nórdica, esse era Bragi. De fato, Bragi era talentoso na música. Sua voz era tão fascinante que muitas criaturas no cosmos queriam manter sua voz dentro de uma jaula para cantar apenas para eles.

Em nome de Odin, ele dava as boas-vindas aos guerreiros caídos dentro de Valhalla, o Grande Salão. Quando as Valquírias guiaram os guerreiros caídos que morreram como guerreiros em Midgard para Valhalla, Bragi os assumiria do portão de Valhalla.

Como Bragi também era um deus da eloquência, ele também usava suas palavras de apoio e encorajamento para motivar os guerreiros caídos.

Aparência

Bragi possuía uma longa barba e uma harpa. Muitas pessoas acreditavam que Bragi tinha runas esculpidas em sua língua. No entanto, isso é desmascarado por alguns estudiosos nórdicos que afirmaram que o velho com runas esculpidas na língua era na verdade Odin.

Literalmente, Bragi significa “poeta” e isso confirma como a música e a poesia estavam intimamente ligadas uma à outra entre os vikings. Não é surpresa que essas pessoas se dirigissem a seus poetas usando a palavra bragamen, tão intimamente relacionada ao nome de seu deus da música e da poesia.

Os poderes de Bragi

Há um debate de que Bragi pode não ter sido um deus, mas um mero poeta mortal. Alguns sugerem que ele era o famoso bardo Bragi Boddason, cujos poemas eram tão engenhosos e comoventes que Odin o nomeou poeta da corte de Valhalla quando ele morreu.

De qualquer forma, ele pensava muito em si mesmo e adorava o som de sua própria voz. Além disso, ele tinha runas esculpidas em sua língua. Essas runas seriam raspadas e misturadas com hidromel, o que inspiraria qualquer um que bebesse a se tornar poeta, levantando assim um exército de poetas de língua prateada para encher o mundo de belas palavras.

Bragi, Loki e Idunn

Bragi é o marido de Idunn, a deusa da juventude. Aliás, Idunn é mais famosa pela história em que ela é levada para Jötunheim por Loki. O deus nórdico da poesia, no entanto, não aparece nesta história.

Em vez disso, a aparição mais conhecida do deus nórdico da poesia nas lendas ocorre mais tarde na história dos deuses, depois que Loki causou a morte de Balder.

Quando Loki chega sem ser convidado em sua festa, Bragi é quem lhe diz que ele não é mais bem-vindo em sua companhia. Assim, quando Odin o anula, Bragi tenta fazer as pazes oferecendo ao trapaceiro suas braçadeiras douradas.

A resposta de Loki é chamar Bragi de covarde, iniciando a série de insultos contra todos os deuses, até Thor chegar e ameaçar diretamente Loki.

Loki tem medo o suficiente da violência de Thor para sair, mas ele não mostra tais escrúpulos sobre Bragi. Ele continuamente chama Bragi de covarde até que Idunn intervém para acalmar seu marido, momento em que Loki começa a insultá-la também.

Loki afirma que Idunn abraçou o assassino de seu irmão, mas a referência não é clara. A linha parece implicar que em outro mito, agora perdido em que Bragi mata o irmão sem nome de Idunn.

Simbolismo de Bragi

Poesia

Como um deus da poesia, o simbolismo de Bragi é bastante claro. Os antigos povos nórdicos e germânicos valorizavam os bardos e a poesia – muitos dos antigos heróis nórdicos também eram bardos e poetas.

Runas

A natureza divina da poesia e da música é exemplificada ainda mais pelo fato de que Bragi é frequentemente descrito como tendo runas divinas esculpidas em sua língua, tornando seus poemas ainda mais mágicos.

Harpa

Por fim, a harpa é outro elemento que simboliza o deus nórdico da poesia, já que ele vivia tocando seus poemas para os heróis mortos que vinham para Valhalla.

Fontes: Escola Educação, Mensagens com Amor

Então, gostou desse conteúdo? Confira também: Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica e suas origens

Veja histórias de outros deuses que podem interessar:

Conheça Freya, a deusa mais bela da mitologia nórdica
Hel – Quem é a deusa do reino dos mortos da mitologia nórdica
Forseti, o deus da justiça da mitologia nórdica
Frigga, a deusa-mãe da Mitologia Nórdica
Vidar, um dos deuses mais fortes da mitologia nórdica
Njord, um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica
Loki, o deus da trapaça na Mitologia Nórdica
Tyr, o deus da guerra e o mais corajoso da mitologia nórdica

Outras postagens