Curiosidades

Njord, um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica

O deus Njord, filho de Odin e Frigga, é um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica, considerado como o protetor dos mares.

Por Renata Gonçalves Pereira

-

As crenças e lendas são muito diferentes ao redor do mundo, um bom exemplo é a mitologia nórdica. Por possuir uma vasta riqueza cultural, repleta de deuses, gigantes, anões, feiticeiros, animais mágicos e grandes heróis, que são muito importantes para as crenças do povo escandinavo. Além disso, para esse povo, os deuses atuam concedendo proteção, paz, amor, fertilidade, entre tantos outros. Assim como Njord, o deus dos viajantes dos mares.

Em suma, o povo escandinavo usa as lendas da mitologia nórdica para explicar a origem do universo, da humanidade, os fenômenos da natureza e a vida após a morte, por exemplo. Dessa forma, temos Njord, um dos deuses do clã Vanir, clã dos deuses da fertilidade, do comércio, da paz e do prazer. Portanto, um dos mais importantes para a mitologia nórdica.

Ademais, Njord é considerado o deus do vento, dos viajantes do mar, das costas, das águas e das riquezas. Além disso, juntamente com sua irmã, a deusa Nerthus (mãe-natureza), Njord teve dois filhos, Freyr (deus da fertilidade) e Freya (deusa do amor). Enfim, quando a guerra entre Vanir e o Aesir acabou, Njord e seus filhos foram enviados para Aesir, como sinal de trégua. Onde ele se casou com a gigante Skadi.

Njord: o deus do vento

Pinterest

De acordo com a mitologia nórdica, Njord é um homem grande e velho, com cabelos e barbas longas e, geralmente é retratado dentro ou próximo ao mar. Ademais, o deus Njord é filho de Odin (deus da sabedoria e da guerra), líder do clã Aesir, e de Frigga, a deusa-mãe da fertilidade e do amor. Enquanto Odin era líder de Aesir, Njord era líder de Vanir.

O nome Njord, pronuncia-se Nyord, significa ‘sábio, que compreende a profundesa das emoções’. Em suma, o deus Njord é tão poderoso que consegue acalmar as águas mais turbulentas, mas,é um deus pacífico. Por isso, é considerado o deus dos viajantes dos mares, dos ventos e da fertilidade. Portanto, representa a segurança para aqueles que viajam pelo mar, além de ser o protetor dos pescadores e dos caçadores. Como forma de homenagem, templos foram construídos nas florestas e falésias, onde deixavam parte do que obtiveram na caça ou na pesca para o deus Njord.

Njord é pai dos gêmeos Freyr e Freya, deuses da fertilidade e amor, respectivamente, frutos de uma relação com sua irmã, a deusa Nerthus. Porém, Aesir não aprovava o casamento entre os dois irmãos, por isso, o deus Njord se casou com Skadi, a deusa das montanhas, do inverno e da caça.

O casamento de Njord e Skadi

Pinterest

Tudo começou quando os Aesir decidiram dar um de seus deuses para se casar com a gigante Skadi, cujo pai havia sido morto por engano pelos Aesir. No entanto, a escolha deveria ser feita olhando apenas os pés dos pretendentes. Então, Skadi fez sua escolha ao ver os belos pés de Njord.

Entretanto, os gostos dos dois não combinavam, pois, Skadi gostava de morar nas frias montanhas, enquanto Njord, gostava das costas oceânicas. Onde tinha uma casa marítima chamada Nóatún (O lugar dos barcos) e Asgard. Dessa forma, nenhum dos dois conseguiu se adaptar, Skadi não gostava do barulho e da agitação da construção naval em torno da casa de Njord. E Njord não gostava da terra fria e abandonada onde Skadi morava. Enfim, após nove noites em cada lugar, eles decidiram viver por si mesmos.

De acordo com a mitologia nórdica, foi assim que surgiram as estações do ano, devido as contantes mudanças de lares e instabilidade entre os deuses.

Curiosidades

Pinterest
  • Njord eé um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica, cuja proteção é extremamente importante para os pescadores.
  • Njord é representado pelos elementos água e vento, os animais são a baleia, o golfinho e os peixes. E as pedras são a ágata esverdeada, a água marinha, a pérola e a astéria (estrela-do-mar fossilizada), que segundo os pescadores, traziam boa sorte.
  • O deus Njord pertencia ao clã Vanir, composto por mestres da feitiçaria e da magia, com poderes de prever o futuro.
  • Também são considerados símbolos do deus nórdico, o barco, o leme, a vela do barco, o machado, o tridente, o anzol, a rede e o arado. Assim como, a marca do pé descalço, que serve para atrair a fertilidade e as estrelas usadas na navegação: polar, arcturus e veja.
Mitos e Lendas

Por fim, Njord é um dos deuses que sobreviverá ao Ragnarok. Mas, enquanto isso, ele passou a maior parte de seu tempo sozinho, cuidando de seu clã.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica e suas origens.

Fontes: Mitologia, Caminho Pagão, Portal dos Mitos, Escola Educação, Mensagens com Amor

Imagens: Mitos e Lendas, Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você