Em primeiro lugar, as buscas no Google envolvem palavras chave específicas para navegar entre os milhões de resultados possíveis. Nesse sentido, a Google é atualmente o maior mecanismo de pesquisa online no mundo inteiro. Ademais, hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos com base na internet.
Além disso, o crescimento da Google gerou uma cadeia de outros produtos, aquisições e parcerias. Portanto, o trabalho da plataforma vai além do motor de buscas. Sendo assim, pode-se citar softwares de produtividade online, como o próprio GMail, mas também o próprio navegador Google Chrome.
Por outro lado, a Google é o website mais visitado no mundo, sendo também o melhor lugar do mundo para se trabalhar. Mais ainda, é a marca mais valiosa do mundo de acordo com o ranking BrandZ de 2017, com avaliação em 245 bilhões de dólares. No entanto, as buscas no Google lidaram com polêmicas sobre privacidade, direitos autorais e censura.
Apesar disso, é atualmente o maior conglomerado de mídia do mundo. A princípio, as buscas no Google parecem um processo fácil, porque basta somente entrar no site principal e utilizar da barra de pesquisa para encontrar algo. Entretanto, o Google trabalha com milhões de fontes diferentes, o que acaba criando um mar de informações para filtrar. Por fim, confira truques e técnicas a seguir:
Como otimizar suas buscas no Google?
1) Use aspas nas suas buscas no Google
Basicamente, ao adicionar aspas a uma frase, o Google encontrara exatamente o que você digitar, e também na mesma ordem. Sendo assim, o mecanismo de busca exclui os resultados que não correspondam às palavras em aspas. Como exemplo, se você pesquisar “Filmes de terror”, o Google irá oferecer resultados com essa frase em específico, e não os elementos “filmes” ou “terror”.
2) Use hífen para pular resultados
Em resumo, quando você adiciona o hífen antes de uma palavra, o Google exclui esse termo de qualquer um dos resultados. Ou seja, se você quiser buscar tópicos sobre beleza, mas não quer resultados sobre cosméticos, basta pesquisar “beleza – cosméticos”. Como consequência, os resultados sobre cosméticos desaparecem do resultado.
3) Utilize dois pontos para refinar suas buscas no Google
No geral, os dois pontos servem para encontrar intervalos de tempo. Em outras palavras, se você quiser pesquisar filmes do Harry Potter, mas somente os que saíram antes de 2014, busque “Harry Potter 2010…2014” e veja a mágica acontecer.
4) Busque somente nos seu site de interesse
A princípio, ao escrever um assunto e depois o termo site, com o nome do site específico, o Google mostrará somente resultados dessa fonte. Ou seja, se você quer encontrar textos do Segredos do Mundo sobre mitologia grega, faça a seguinte busca no Google: mitologia grega site:segredosdomundo.r7.com.
5) Resultados específicos
Curiosamente, o Google oferece a opção de concentrar sua pesquisa por um termo em um local específico. No entanto, deve-se usar o local, e logo em seguida adicionar dois pontos. Em outras palavras, para acompanhar sobre as notícias da Michelle Obama em Washington basta pesquisar Michelle Obama: Washington.
6) Faça sua busca no Google usando |
Basicamente, você pode pesquisar dois termos ao mesmo tempo, mas sem que eles tenham relação. Como exemplo, podemos citar a busca por São Paulo e Goiânia para encontrar possíveis destinos turísticos nesse local. Sendo assim, digite “São Paulo | Goiânia” ou então digite “São Paulo ou Goiânia” para obter resultados específicos.
7) Filtre por formato de texto
No geral, é possível encontrar materiais de pesquisa em formatos de texto específico. Portanto, se você quer saber sobre coronavírus, mas prefere documentos em pdf basta buscar no Google assim: coronavírus filetype: pdf. Basicamente, o termo “filetype” é um código específico para filtrar em relação ao formato do documento.
8) Navegue pelas abas na sua busca no Google
Geralmente, o Google oferece as abas mapas, notícias, imagens, vídeos, livros, shopping e aplicativos. Desse modo, pode-se especificar o formato do conteúdo na sua busca a partir dessas abas. Ademais, essas abas apresentam filtros específicos, que você também pode explorar, reduzindo de acordo com idioma, data e afins.
9) Use palavras-chaves específicas
Sobretudo, as palavras-chaves são as melhores amigas das buscas no Google, porque permitem que o mecanismo de pesquisa entendam sua necessidade. Portanto, use sempre palavras e construções específicas, mas tente ser sucinto. Ou seja, ao invés de pesquisar “pizzarias que fazem entrega depois da meia noite” tente “pizzarias entrega madrugada”.
10) Encontre sites similares
Em resumo, para quem quer encontrar um site semelhante, basta usar a relação “related:url do site” na sua busca. Como exemplo, caso você queira descobrir sites similares ao Segredos do Mundo é só usar “related:segredosdomundo.r7.com”.
11) Procure por variações de uma mesma busca
Acima de tudo, essa técnica ajuda a aumentar as chances de encontrar o que você procura. Sendo assim, utilize variações da mesma frase assim: “como fazer pesquisas no Google OR como pesquisar no Google” e desse modo ache resultados que se aplicam a ambas frases.
12) Utilize asterisco na sua busca no Google
Por fim, o asterisco funciona como recurso importante nas buscas. Sobretudo, o Google substitui o asterisco por qualquer palavra. Ou seja, ao utilizar “cachorro quente com *”, o mecanismo irá te oferecer diversos resultados que possam completar esse termo.
E aí, aprendeu como otimizar suas buscas no Google? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência