Em primeiro lugar, o cachorro branco é um tipo de animal que possui a pelagem uniforme em relação à sua tonalidade. Ou seja, possuem pelos majoritariamente brancos, com a presença de poucas, ou nenhuma mancha. Porém, ainda variam em questões como tamanho, peso, altura, personalidade e adaptação ao ambiente.
Além disso, costumam ser raças mais elegantes, mas exigem cuidados especiais. Sobretudo, precisa-se cuidar do banho, escovação e aparar os pelos regulamente para manter a tonalidade. Sendo assim, é comum identificar cachorros brancos com pelos amarelados ou com descoloração por falta de um cuidado apropriado.
Em contrapartida, problemas de pele e alergia também afetam essa característica básica. Portanto, precisa-se levar o animal frequentemente ao veterinário e realizar as rotinas básicas de estética. Contudo, há ainda a possibilidade de criar cortes personalizados para realçar a pelagem branca do seu pet. Por fim, conheça as raças mais famosas a seguir:
As raças de cachorro branco mais famosas
1) Akbash
No geral, são originais da Turquia com origem como cães pastores. Portanto, apresentam pernas longas, são musculosos e altos, possuindo grande força. Ademais, apresentam um senso de independência, sendo corajosos e espíritos livres. Contudo, são ideais para a vida no campo porque precisam de espaço e liberdade.
2) Maltês, o cachorro branco mais popular
Sobretudo, são populares por serem diminutos e peludos, o que cria uma aparência fofa. Além disso, com uma média de 25 centímetros de altura conseguem viver em casas ou apartamentos sem problemas. Porém, tendem a apresentar problemas de ansiedade diante de separação.
3) Pastor suíço
Normalmente, adoram brincadeiras ao ar livre e possuem grande energia. Mais ainda, a principal diferença com o pastor alemão é o temperamento e estrutura corporal. Nesse sentido, são inteligentes, amigáveis e protetores, sendo um cachorro branco que gosta de se sujar quando ninguém está vendo.
4) Dogo argentino
Em primeiro lugar, não é o mesmo que o dog argentino. Dessa forma, é um cachorro branco amigável, com média de altura de 68 centímetros. Além disso, pesa cerca de 15 quilogramas e demanda espaço para gastar energia. Por fim, é comum adestrar a raça a fim de evitar problemas de comportamento pela animação natural.
5) Samoieda, o cachorro branco peludo
Curiosamente, esse é o cachoro branco com aspecto mais peludo, parecendo tanto um lobo quanto uma grande almofada felpuda. A princípio, surgiram no norte da Rússia e se encontram no Brasil desde 1975. Apesar da relação próxima com lobos na grade evolutiva, são cães amigáveis e gentis.
6) Spitz japonês
Acima de tudo, é uma espécie extremamente brincalhona, com uma grande energia que compensa pelo tamanho reduzido. Além disso, são inteligentes e fáceis de adestrar, especialmente para aprender truques. No entanto, são animais que precisam de contato com o ar livre para crescer direito
7) Cão esquimó americano
Também um spitz, esse animal tem tamanho médio, mas apresenta pelos longos e macios. Comumente, aparecem com pelos brancos ou em tonalidades de creme. No geral, são carinhosos e familiares, mas tendem a ficar nervosos pertos de desconhecidos, em especial pelo instinto protetor.
8) Husky siberiano, o cachorro branco elegante e aventureiro
Comumente, apresentam também similaridades evolutivas com os lobos. Apesar disso, são os exemplares de cachorro branco mais belos que existe na natureza. Por outro lado, é uma raça extremamente inteligente e ágil, excelentes para esportes radicais. No entanto, ainda são carinhosos e familiares.
9) Lulu da Pomerânia
Sobretudo, o cachorro branco dessa raça é ideal para quem vive em espaços pequenos. Curiosamente, apresentam características faciais que se lembram de uma raposa, e também uma personalidade brincalhona. Apesar disso, demandam cuidados com o pelo por conta da densidade da pelagem.
10) Pequinês branco, uma das menores raças de cachorro branco no mundo
Basicamente, as características comuns e básicas dessa espécie consistem no tamanho diminuto, a pelagem abundante e os olhos pequenos. Apesar disso, também apresentam baixo nível de energia, o que demanda uma rotina mais calma. Sendo assim, adaptam-se facilmente à vida em apartamentos.
11) Boxer branco
No geral, apresentam um tamanho e energia que acabam sendo trabalhosas, e também não medem a própria força durante as brincadeiras. No entanto, são extremamente companheiros e quando adestrados propriamente se tornam amigos fiéis. Dessa forma, demandam um espaço ao ar livre para brincar.
12) Akita branco
A princípio, tornou-se um famoso cão de guarda na familia real japonesa na Antiguidade. Sendo assim, tem destaque pela sua perosonalidade destemida, curiosa e protetora. Em contrapartida, ainda conta com uma condição física avançada e atlética, o que dificulta sua convivência com espécies menores ou desconhecidos.
13) Chow Chow, o felpudo cachorro branco
Ainda que seja mais raro encontrar essa raça como cachorro branco, é um carismático animal que surpreende pela força. Entretanto, tem personalidade elegante e é muito educado por natureza. Curiosamente, existe quem o utilize como um cachorro de guarda, em especial por ser destemido e atento.
14) Coton de Tuléar
Primeiramente, esse cachorro branco tende a ter médio porte, chegando no máximo até 28 centímetros de altura. Ademais, tornaram-se cães de companhia na aristocracia francesa no século XVII, aparecendo em diversas obras de arte como símbolo de ambiente doméstico. Sobretudo, apresentam aspecto elegante quando estão com os pelos bem cuidados.
15) Bichon Frisé
Por fim, essa pequena bola de cachorro branco tem origem belga e francesa. No geral, não cjega a ter mais de 5 quilos ou 30 centímetros de altura. Porém, tem uma grande personalidade e energia, sendo um animal brincalhão e sensível que demanda carinhos constantes.
E aí, aprendeu sobre as raças de cachorro branco? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência