Em primeiro lugar, os cartões Black oferecem diversos serviços exclusivos e uma série de vantagens para clientes com maior poder de compra. Nesse sentido, refere-se à categoria de cartões de crédito mais alta do mercado. Além disso, os planos de benefícios tendem a ser exclusivos e personalizados para esse perfil de consumidor.
No geral, como são especialmente para clientes de alta renda, os cartões Black tendem a ter uma aprovação mais difícil. Sendo assim, demanda-se uma renda mínima com o banco emissor entre cinco mil reais e vinte mil reais. Ademais, algumas instituições bancárias exigem que o cliente tenha um valor mínimo em investimentos.
Como exemplo pode-se citar o Banco Inter Mastercard Black, que requer 250 mil reais em aplicações no banco. Apesar disso, consumidores que já possuem cartões como o Gold ou Platinum tendem a ter mais facilidade na troca por um cartão Black. Em resumo, o cartão mais fácil de obter atualmente é o C6 Carbon Mastercard Black.
Sobretudo, esse produto oferece 2,5 pontos por dólar gasto, com quatro acessos às salas VIP do programa LoungeKey por ano e ainda a inclusão de seis cartões adicionais sem custo extra. Por outro lado, a anuidade é no valor de mil e vinte reais, mas os clientes que gastarem oito mil por mês ficam livres da cobrança. Finalmente, não exige renda mínima dos clientes interessados.
Benefícios do cartão Black
Comumente, o cartão Black oferece diversas vantagens aos clientes, por isso tende a ter uma alta procura. A princípio, o maior atrativo é a pontuação ou cashback maior do que as demais categorias. Basicamente, os cartões que acumulam pontos oferecem até 2,5 pontos por dólar gasto.
Além disso, os cartões com cashback oferecem até 5% dos gatos de volta como crédito na fatura. Por outro lado, também pode-se ter acesso à salas VIP de diferentes instituições. Nesse sentido, há acesso grátis e ilimitados a lounges de aeroportos, cinemas e até mesmo teatros.
Ademais, há ainda seguros e assistências de viagem, que chegam a cobrir até 150 mil dólares em despesas médicas e odontológicas emergenciais. Mais ainda, os cartões Black oferecem seguro para aluguel de carro, seguro contra atraso ou extravio de bagagem. Por fim, também possuem seguro contra cancelamento e atraso de viagem.
No geral, as vantagens ainda estendem-se a pontos de acesso em redes de aeroportos, restaurantes, hotéis, arenas, estádios, meios de transporte e até voos exclusivos. Em contrapartida, há a possibilidade de fazer compras com maior acúmulo de pontos e cashback em relação a outros cartões.
Porém, os cartões Black oferecem seguro proteção de compra, com 30 dias de cobertura contra roubo ou dano acidental. Além disso, há a garantia estendida original, oferecendo até um ano a mais de garantia do fabricando. Contudo, precisa-se comprar produtos elegíveis com a categoria do cartão para isso.
Quais são os melhores?
1) Cartão Mastercard Black Santander Unlimited
No geral, este é um dos melhores cartões do Santander. Em resumo, oferece 2.2 pontos por dólar e acesso ilimitado às salas VIP do programa LoungeKey para o consumidor. Porém, há ainda 12 entradas anuais para convidados.
Apesar disso, o produto possuir anuidade de mil e duzentos reais que podem ficar isentos se o cliente gastar pelo menos quarenta mil mensalmente. Ou seja, o volume de gastos para ficar livre da cobrança é alto. No entanto, há a possibilidade de negociá-lo com o banco solicitando até sete cartões adicionais sem cobrança de taxa.
2) Cartão Mastercard Black Unicred
Em resumo, o cartão Black da Unicred não está disponível em todas as unidades. Portanto, precisa-se de uma informação mais apurada antes de associar-se à cooperativa local.
Apesar disso, o produto também oferece 2,2 pontos por dólar gasto e acesso ilimitado às salas VIP do LoungeKey para o portador e seus convidados. Em contrapartida, a anuidade varia de acordo com a unidade Unicred, mas está por volta de setecentos e cinquenta reais.
3) Cartão Mastercard Sicoob Black Merit
Sobretudo, esse cartão Black está disponível em poucas unidades Sicoob. Porém, oferece 2,2 pontos por dólar e acesso ilimitado às salas VIP do programa LoungeKey para o portador e seus convidados igualmente. Além disso, a anuidade está próxima dos setecentos e setenta reais, mas varia de acordo com a unidade cooperativa.
4) Cartão Mastercard Sicredi
No geral, o cartão Black da Uniprime é o mais díficil de obter, porque a cooperativa está disponível em alguns estados somente. Porém, o produto também oferece 2,2 pontos por dólar gasto no crédito e é um dos raros que também oferece pontos na compra em débito. Em resumo, são 0,7 ponto por dólar.
Por outro lado, o acesso às salas VIP LoungeKey é grátis e ilimitado para o portador do cartão e convidados. Porém, a anuidade fica em torno de setecentos e vinte, de acordo com a unidade da cooperativa. No entanto, pode-se ficar dela ao gastar pelo menos 20% do limite do cartão todos os meses.
5) Cartão Mastercard Porto Seguro
Por fim, dentre os cartões Black da Porto Seguro, este fica em segundo. Em resumo, o produto oferece 2 pontos por dólar nas faturas com valor abaixo de seis mil e 2,2 pontos por dólar nas faturas com volume superior. Entretanto, a anuidade custa mil e quinhentos reais, mas há isenção se o cliente gastar quinze mil mensais.
Além disso, pode ter 50% de desconto gastando pelo menos sete mil e quinhentos por mês. Ademais, o cartão ainda oferece dez acessos às salas VIP do programa LoungeKey a ser compartilhado com convidados.
E aí, aprendeu sobre os cartões Black? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência
Fontes: Melhores Destinos | Império das Milhas | iDinheiro
Imagens: IQ Contas |