Curiosidades

13 castelos mal-assombrados europeus

Aparições, ruídos estranhos ou lendas trágicas alimentam o mistério e atraem viajantes curiosos para estes treze castelos na Europa.

Em toda a história, os castelos sempre tiveram uma dupla função: podem ser pomposos com lares de reis, rainhas, príncipes e princesas, ou assombrados e cheio de fantasmas.

Desse modo, em alguns castelos europeus, boatos de aparições e lendas macabras atraem turistas de todo o mundo, principalmente no Halloween. Mas, a verdade é que esses locais podem ser visitados em qualquer época do ano, se você tiver coragem.

Por isso, selecionamos alguns castelos magníficos e assombrados da Europa que valem a pena visitar e que, além disso, têm uma história interessante por trás para conhecer.

13 castelos assombrados da Europa e seus fantasmas

1. Castelo de Frankenstein – Alemanha

13 castelos mal-assombrados europeus

Continua após a publicidade

Todo mundo conhece a história do Dr. Frankenstein e sua criatura, nascida da imaginação gótica da escritora Mary Shelley. Parece que a inspiração para a história veio justamente do Castelo de Frankenstein, em Darmstadt, na Alemanha.

Sejam apenas rumores ou não, a verdade é que há algo de assombrado no lugar e é fácil deixar sua imaginação correr solta.

2. Castelo de Drácula – Transilvânia

O Castelo de Bran está localizado na Transilvânia. Diz-se que esta magnífica fortaleza medieval foi a casa de Vlad Tepes Draculea, mais conhecido como Conde Drácula.

Continua após a publicidade

Dizem até que ele foi implacável com aqueles que ousaram questionar seu poder, empalando-os nus no coração das paisagens da Transilvânia e da Valáquia.

3. Tulloch Castle Hotel – Reino Unido

13 castelos mal-assombrados europeus

Acredita-se que este impressionante castelo escocês tenha mais de 900 anos, embora ninguém tenha certeza. Ele fica em uma colina arborizada e ainda mantém muitas de suas características históricas, incluindo lareiras originais restauradas, tetos ornamentados e um grande salão com painéis de 250 anos.

Dizem que nele habita um fantasma chamado “dama verde”, um membro da família Burnett que supostamente foi assassinada com seu bebê por um homem que não queria que seu caso com a mulher viesse à público.

Continua após a publicidade

4. Leslie Castle – Irlanda

13 castelos mal-assombrados europeus

Leslie Castle é outro castelo assombrado da Europa. A propriedade espetacular do século XIX é ideal para os amantes do romance com um toque de tristeza. Situado em uma exuberante zona rural irlandesa com lagos deslumbrantes e florestas centenárias, o local não podia ser mais assombrado.

Diz-se que o magnífico hotel-castelo é o lar de vários espíritos, incluindo Norman Leslie, que decidiu fazer da sala de estar do castelo, seu lar permanente.

5. Castelo de Dalhousie – Escócia

Continua após a publicidade

Este castelo do século 13 em Edimburgo, na Escócia, é um hotel de luxo popular frequentado por recém-casados.

É cercado por um pitoresco parque arborizado nas margens do rio Esk, mas acredita-se que também seja o lar de vários fantasmas, incluindo Lady Catherine, que é vista com mais frequência.

6. Castelo Zvikov – Pisek, República Tcheca

13 castelos mal-assombrados europeus

Esta fortaleza na República Tcheca tem fama de ser um local onde acontecem coisas estranhas, tanto dentro do castelo como fora das suas muralhas.

Continua após a publicidade

Dizem que os animais se comportam de forma estranha, que os fogos se apagam e que os fantasmas vagam livremente. Aliás, à noite, alguns afirmam ter visto cães de olhos vermelhos montando guarda.

7. Castelo de Chillingham – Inglaterra

13 castelos mal-assombrados europeus

Este castelo medieval existe há mais de 800 anos, por isso não é de surpreender que alguns de seus habitantes tenham escolhido ficar aqui por séculos. É considerado um dos lugares mais assombrados da Inglaterra, com centenas de eventos paranormais registrados aqui.

Aliás, dizem que os sons fantasmagóricos de um vestido caindo da escada pertencem a Lady Mary Berkeley; ela continua a procurar o marido, que fugiu com a irmã.

Continua após a publicidade

8. Castelo de Moosham – Áustria

Mesmo no pequeno estado de Unterberg, na Áustria, existe um castelo de terror. O Castelo de Moosham foi palco de julgamentos de bruxas durante os séculos XVI e XVIII.

Com efeito, dizem que algumas das almas das mulheres que morreram acusadas ​​de feitiçaria ainda vagam por lá. Além de bruxas, há rumores de que lobisomens habitam as florestas da região.

9. Castelo Ross – Irlanda

13 castelos mal-assombrados europeus

Continua após a publicidade

Construído em 1563, o Ross Castle oferece uma experiência muito mais autêntica do que um castelo medieval na Ilha Esmeralda. Uma estadia em um dos quartos da torre certamente será inesquecível, embora provavelmente não seja a melhor opção para uma pausa relaxante.

Os hóspedes costumam acordar a qualquer hora da noite ouvindo vozes ou o som de portas se fechando. Alguns até sentiram uma presença de espírito na beira da cama.

10. Castelo de Castelluccia – Itália

13 castelos mal-assombrados europeus

Em Roma, há um castelo medieval convertido em hotel. O Castello della Castelluccia, localizado no campo perto da cidade, é assombrado por vários fantasmas, incluindo o imperador Nero, um alquimista local que foi atingido por um raio e morto.

Continua após a publicidade

Com efeito, dizem que sua aparência é vista em cavalos fantasmagóricos galopando tarde da noite.

11. Castillo de Liebenstein – Alemanha

Este castelo assombrado da Europa, é uma construção do século XIV fica na beira de uma colina acima da vila de Kamp-Bornhofen na Alemanha.

Desse modo, paisagens medievais, pores do sol de tirar o fôlego e um fantasma constante esperam por você aqui. Dizem que a baronesa Liebenstein aparece na escada em espiral à noite.

Continua após a publicidade

12. Castelo das Marcas – França

13 castelos mal-assombrados europeus

Muitos hóspedes deste hotel castelo do século XV no Vale do Loire, na França, vêm para passear pelas trilhas cênicas e desfrutar de um mergulho refrescante na piscina, mas outros vêm para explorar seu lado paranormal.

Os hóspedes e funcionários afirmam ter encontrado o fantasma de uma bela jovem vestida com uma mortalha branca.

Segundo a lenda, as senhoras do castelo depois do anoitecer se transformaram em lobisomens, e o fazendeiro acidentalmente acertou uma delas, confundindo-a com uma criatura.

Continua após a publicidade

13. Castelo Dragsholm – Dinamarca

13 castelos mal-assombrados europeus

Construído no século XII, muitas pessoas passaram pelos portões deste castelo, incluindo reis, rainhas e nobres. Assim, acredita-se que mais de 100 fantasmas residem no que hoje é conhecido como Dragsholm Slot Hotel, embora três deles sejam muito mais proeminentes que os outros.

A Dama Cinzenta era uma garçonete que nunca queria sair para fazer os hóspedes se sentirem confortáveis, enquanto Earl Bothwell foi preso em um porão no século XVI e acabou perdendo a cabeça.

Por fim, a Dama Branca era uma pobre mulher que foi ‘enterrada’ em uma das paredes, enquanto ainda estava viva. Portanto, dizem que ela pode ser vista passeando pelos corredores tarde da noite.

Continua após a publicidade

Fontes: Viagem e Turismo, Jornal Tribuna, Mega Curioso

Leia também:

Castelo de Buda: história e como visitar o palácio de Budapeste

Castelo Houska: conheça a história do “portão do inferno”

Continua após a publicidade

Castelos – 35 construções impressionantes ao redor do mundo

Castelo no Cerrado – Pousada em Pirenópolis remete à Idade Média

Próxima página »

Escolhidas para você