Você sabia que o catarro é uma secreção das vias aéreas? Calma que nós vamos explicar. Primeiramente uma secreção transparente é responsável por proteger nossas narinas.
Ou seja, ela retém impurezas que a gente respira. Como por exemplo, poeiras e bactérias. E você deve estar se perguntando agora: e o que acontece com essa secreção?
Preparado para essa resposta? Ela desce pela garganta e você engole sem nem ver o que está fazendo. Isso mesmo, a gente engole sujeira do nariz o tempo todo. E não adianta tentar negar.
Mas calma que a história do catarro fica ainda pior. Nossos pulmões, brônquios e todas outras vias aéreas inferiores também possuem uma secreção – ou muco – protetora.
Enfim, quando nossas vias aéreas sofrem algum tipo de agreção, como uma gripe por exemplo, esse muco se modifica para tentar retirar o invasor do corpo.
Por fim, a junção de secreções das vias aéreas, com água, gordura, sais, algumas substâncias inflamatórias e restos celulares formam o catarro.
Causas e sintomas do catarro
O que pode causar o catarro? Muitas coisas, por exemplo:
- Fumo
- Alergia
- Álcool
- Cafeína
- Determinados alimentos (como leite, ovo, trigo)
- Gravidez
- Alterações estruturais (como desvio de septo)
- Medicamentos (como o vasoconstritor nasal)
- Infecções virais ou bacterianas
- Refluxo gastro-esofágico (causa muco na orofaringe)
O principal sintoma do catarro é aquela sensação pouco agradável de estar com alguma coisa presa na garganta ou na orofaringe (esse segundo é chamado de gotejamento pós-nasal). Além disso, essas sensações podem causar tosse, rouquidão, pigarro, engasgos, falta de ar e até dor em orofaringe.
O que o catarro pode indicar
O nosso catarro pode ter cores diferentes e, a partir delas, conseguimos analisar qual é o tipo de infecção presente em nosso organismo. De modo geral, o catarro é transparente e assim deve permanecer. Mas em outras cores ele pode significar:
- Verde – uma provavel infecção viral
- Amarelo – uma provável infecção bacteriana
- Vermelho – pode significar algo tranquilo como o rompimento de uma veia das vias aéreas, ou algo grave, como câncer de pulmão ou tuberculose (nesse caso é melhor visitar um médico)
- Marrom ou preto – comum em fumantes e pessoas que estão expostas a poluição ou fuligem de forma constante.
Detalhes sobre o processo de formação
Como dito anteriormente, uma secreção no nariz é formada para barrar impurezas. Entretanto, quando essa proteção não consegue fazer mais esse trabalho sozinha e o nosso organismo começa a ser infectado, os brônquios começam a trabalhar.
Glândulas dos brônquios passam a produzir uma secreção um pouco mais espessa que a anterior. Esse muco começa a ser engrossado devido a restos de anticorpos encontrados ali. Então, além de engrossar, o muco pode ganhar diferentes cores e cheiros.
E agora vem o detalhe: quando esse muco – ou catarro – fica mais grosso, é quando ele começa a ser empurrado rumo a nossa garganta. E diferentemente do que muitos dizem, não faz mal engolir o catarro. Ou seja, a história de que retarda o tratamento contra uma doença é mentira.
A triste – e nojenta – realidade
Quer saber por que não faz mal engolir catarro? Porque nós estamos engolindo essa secreção das vias aéreas o tempo todo sem sequer perceber. Portanto, mesmo que seja em menores quantidades, o catarro desce pela nossa garganta seguindo a força da gravidade.
Contudo, é interessante expelir (se não for pra engolir, joga fora) essa secreção. Isso porque o acúmulo de catarro pode causar falta de ar, sibilância (aquela chiadeira chatinha) e até mesmo causa uma predisposição para infecções mais graves. Como por exemplo: uma pneumonia.
Enfim, o único problema em engolir uma secreção das vias aéreas é que ela vai demorar mais tempo para sair do seu corpo. Para evitar esse pequeno problema, a dica é lavar as narinas com soro fisiológico e beber muita água durante o dia. Além disso, também é possível fazer gargarejo para ajudar na limpeza do catarro.
Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Inalar fumaça – Riscos para o organismo e o que fazer nesse caso
Imagens: Pinterest, Vix, R7, Wikihow e Gizmodo.
Fontes: Cuidadospelavida, Drauziovarella, Otorrinoscuritiba e Cuidadospelavida