Ciência & Tecnologia

Chroma Key: descubra o que é, como usar e para que serve

O chroma key destaca uma cor específica em uma imagem eletrônica e um software especial permite a colocação de diferentes planos de fundo.

Se você já assistiu a um filme de super-heróis onde eles voam pelo céu, então você viu uma tela verde chroma key em ação. Muitos programas de TV, filmes e até mesmo vídeos nas redes sociais contam com uma tela verde para criar efeitos especiais e fundos virtuais.

Em suma, isso faz parte de um processo conhecido como chroma key. Esse processo permite que editores de vídeo sobreponham seus personagens em qualquer tipo de fundo virtual, de modo que as possibilidades são infinitas.

Vamos saber mais sobre essa técnica abaixo.

O que é Chroma Key?

Chroma key é uma técnica de edição na qual duas imagens são compostas juntas para criar uma única imagem ao final do processo. Essa técnica de edição às vezes é chamada de tela azul ou verde, referenciando o pano de fundo usado para filmar o tema de uma imagem que passará pelo processo de chroma key.

Essa técnica de edição é amplamente usada no cinema e na televisão para criar uma variedade de efeitos especiais, e o conceito básico é familiar para muitos fãs de cinema.

Às vezes, a técnica chroma key cria efeitos especiais como invisibilidade, com o ator vestindo roupas e maquiagem que se aproximam do tom do fundo chroma key para que ele desapareça na imagem finalizada.

O Chroma Key pode ser usado para fazer parecer que os atores estão em situações perigosas, lotadas ou fantásticas com um custo bastante reduzido para os produtores e com menos trabalho para o elenco e a equipe.

Como funciona?

Em um exemplo clássico de um segmento de filme produzido com uma técnica de chroma key, um diretor pode querer criar a ilusão de que dois atores estão sentados juntos em um carro, dirigindo pela estrada.

Embora a equipe de filmagem possa viajar para um local, fazer os atores dirigirem por uma estrada e filmar de dentro e ao redor do carro, isso é demorado e às vezes extremamente difícil.

Em vez disso, os atores e o carro são colocados em um palco sonoro cercado por um pano de fundo verde clássico e, em seguida, a cena é filmada.

Na sala de edição, o editor direciona o computador para selecionar o fundo verde e “excluí-lo” da imagem, permitindo que o editor sobreponha o segmento sobre a filmagem de uma paisagem passando. Na imagem final, parece que os atores estão de fato dirigindo pela estrada enquanto falam.

A mesma técnica pode ser usada para criar mapas meteorológicos para planos de fundo em boletins meteorológicos, para colocar atores em locais exóticos sem realmente visitá-los e para realizar uma série de outros truques de efeitos especiais.

Cores das telas

As telas azul e verde são classicamente usadas para chroma key porque estão o mais longe possível dos tons de pele humana. Os atores também têm o cuidado de usar roupas com tom semelhante ao do fundo. Isso serve para evitar que partes de si mesmos sejam apagadas.

Além disso, o fundo é iluminado com uma luz uniforme para manter o tom o mais uniforme possível, facilitando a edição na sala de edição.

Sem um fundo uniformemente iluminado, uma imagem produzida através do processo de chroma key pode ter bordas irregulares ou halos causados ​​por iluminação irregular.

Como usar o Chroma Key?

Preparação

O tipo de fundo de tela verde que você escolhe afeta sua experiência geral de produção de vídeo. Assim, comece escolhendo o produto certo da ampla gama de opções disponíveis no mercado.

Por exemplo, se sua principal prioridade é a facilidade de uso, uma tela verde dobrável com seu design retrátil é a melhor aposta para você. Mas se você tiver pouco espaço e precisar de um produto que consuma menos espaço, os cenários de rolo de papel verde sem costura podem ser uma boa opção.

Instalação

Depois de ter o plano de fundo da tela verde de sua escolha, configure-o com o máximo cuidado. Certifique-se de que esteja plano e sem rugas e visível no quadro de forma que cubra todo o plano de fundo.

Assim como a iluminação adequada é importante para o talento se destacar em um vídeo, também é essencial fazer a tela verde funcionar bem. Ter iluminação separada para sua tela verde garantirá que o processo de edição seja feito corretamente.

Além disso, obtenha um tripé de boa qualidade para evitar imagens tremidas que dificultam o chroma key e tornem o corte final péssimo.

Edição

A edição é a grande mágica por trás do chroma key. É por isso que você deve começar as edições de pós-produção com um rascunho para evitar a exclusão de tela verde de imagens que você não pode usar.

Depois de ter um rascunho pronto, você pode usar uma ferramenta de edição para destacar a tela verde e preenchê-la com o plano de fundo desejado. Você pode personalizar ainda mais seu vídeo adicionando música, marca d’água ou girando-o .

Exemplos de uso do Chroma Key

1. Noticiário

Já assistiu a uma previsão do tempo e notou aquele mapa meteorológico gigante? Bem, isso é um fundo de tela verde ou o famoso chroma key.

2. Filmes

A mesma tela verde que serviu bem ao noticiário, estende seus benefícios à indústria do entretenimento, especialmente filmes. Muitos desses grandes blockbusters com cenários gigantescos foram feitos usando uma tela verde, por exemplo, Vingadores: Guerra Infinita e outros longas.

3. Transmissão de jogos

Se você é um gamer, você entenderia a importância dos jogos ao vivo para construir seu público. E é aí que uma tela verde é útil para oferecer uma experiência de transmissão imersiva por meio de chroma key.

História do Chroma Key

Em 1898, procurando maneiras de retratar um homem tirando a cabeça de forma surreal, Georges Méliès desenvolveu uma técnica meticulosa. Esta técnica envolvia combinar vários quadros de filme em múltiplas exposições.

Ao bloquear partes da lente da câmera para deixá-la em branco e, em seguida, sobrepor esses quadros em branco em tomadas alternativas da mesma sequência filmada com uma lente transparente, ele conseguiu criar um efeito especial surreal que certamente fez jus à sua reputação de mestre da ilusão.

A abordagem de Méliès inspirou várias técnicas. Todas usavam um processo semelhante para atingir o mesmo objetivo; sobrepondo diferentes camadas no mesmo quadro para adicionar ou remover algo da imagem.

Esses processos ou efeitos eram conhecidos como técnicas foscas. Aliás, eram úteis para filmar cenas ambientadas em locais distantes ou históricos porque tornavam relativamente simples sobrepor os atores na cena em frente a um cenário especialmente feito.

É possível ver como a história da tela verde foi prevista neste procedimento, já que muitas situações modernas usam uma versão do processo fosco para fazer a mesma coisa.

Fontes: Tecnoblog, Netshow, Sambatech

Então, gostou de saber mais sobre chroma key? Pois, leia também:

O que é Deepfake e como pode ser usado para fazer vídeos falsos

Edição de vídeo – 3 segredos que você precisa aprender

20 dicas fáceis e essenciais para fazer ótimas fotos no celular

Como remover olhos vermelhos de fotos no celular

Truques de câmera para deixar suas fotos mais profissionais

Próxima página »

Escolhidas para você