Curiosidades

O que as pessoas pensam e sentem antes de morrer?

Medo? Dor? Angústia? Descubra o que as pessoas normalmente sentem antes de morrer, segundo pacientes que passaram por experiências de quase morte.

Antes de morrer, as pessoas costumam ter as memórias de toda sua vida passando pelas suas mentes. Isso, pelo menos, é o que o artigo publicado na revista científica Frontiers in Aging Neuroscience indica.

Em suma, o estudo revela a atividade cerebral antes da morte de um paciente de 87 anos que estava sendo acompanhado por causa da sua epilepsia. O paciente estava tendo suas ondas cerebrais analisadas, quando ele teve um ataque cardíaco e acabou morrendo.

Nos 15 minutos antes da morte, conforme a análise dos pesquisadores, o idoso teve um aumento das ondas cerebrais gama, que são as presentes quando estamos sonhando ou nos recordando de algo.

Por isso, os cientistas concluíram que, antes da morte, as pessoas podem se lembrar de fatos da sua vida. Interessante, não é?

Além disso, vamos ver o que mais as pessoas sentem e pensam antes de morrerem? Confira!

10 coisas que as pessoas sentem antes de morrer

1. Serenidade

Conforme a Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, de 150 pessoas que passaram pela experiência de quase morte apenas 3% consideraram a situação negativa.

O restante dos participantes, por outro lado, contou que sentiu paz, serenidade e bem-estar, como nunca sentiu antes, mesmo aqueles que sentiram medo de ir para o inferno.

2. Alucinações

De 6% a 23% das pessoas que passaram pela experiência de quase morte disse ter vivido alucinações com túneis que terminavam em luzes, encontros com seres luminosos, memórias de uma consciência descolada do corpo físico e assim por diante.

Para a ciência, isso acontece devido ao estado de perturbação do cérebro.

3. Retrospectiva

Algumas pessoas, de fato, relatam ver a própria vida passando em frente aos olhos, assim como as pessoas e memórias queridas, como numa retrospectiva, conforme mencionado no início da matéria.

Mas isso, na verdade, só aconteceu com pessoas que passaram por experiência de quase morte de forma indolor, já que, quando a morte é dolorosa, o paciente é dopado.

4. Resignação

Antes de morrer, é comum que as pessoas se sintam mais à vontade para pedir perdão pelos erros passados.

Conforme os pesquisadores, esse comportamento também é comum entre pacientes que passam longas temporadas internados ou sob cuidados em casa, já que eles têm ciência do que pode acontecer.

5. Sonhar com pessoas mortas antes de morrer

Antes de morrer, quando se passa por um processo de despedida da vida, é comum que pacientes relatem ter visto ou sonhado com entes queridos já falecidos.

Segundo especialistas, esses sonhos também podem ser enquadrados nas alucinações que já mencionamos aqui, especialmente, porque a pessoa à beira da morte já está abalada.

6. Frio

Com a fragilidade do organismo, é comum também que a temperatura corporal caia, causando a sensação de frio.

Isso acontece, porque o corpo já está sem energia para manter sua temperatura natural, uma vez que os órgãos já podem estar entrando em falência.

7. Perda de apetite antes de morrer

Dias antes de morrer, também é comum que as pessoas sintam dificuldade para comer.

Com efeito, isso acontece devido à fragilidade do organismo, que vê o próprio movimento de deglutição dos alimentos como um esforço indesejável.

Aliás, nessa fase também é comum que a boca do paciente fique bastante ressecada.

8. Raiva

A raiva, às vezes, é difícil de identificar. Muito poucas pessoas realmente se sentem prontas para morrer. É perfeitamente normal sentir medo e raiva pelo fim da vida.

Contudo, infelizmente, a raiva muitas vezes é dirigida àqueles que estão mais próximos de nós, aqueles que mais amamos.

9. Culpa e arrependimento

No último estágio da vida, uma pessoa pode se arrepender ou se sentir culpada por coisas que fez ou não fez, ou talvez por coisas que disse.

Sentimos pesar quando pensamos que deveríamos ter feito algo diferente. Ou talvez haja algo que gostaríamos de não ter feito.

Desse modo, podemos nos sentir culpados quando não atendemos às nossas próprias expectativas ou pensamos que não atendemos às de outra pessoa.

10. Solidão antes da morrer

Por fim, quando alguém sabe que atingiu o último estágio da vida, pode haver uma solidão diferente de qualquer outra.

É uma solidão que acontece mesmo quando você tem pessoas ao seu redor.

O corpo antes de morrer

7 coisas que as pessoas normalmente sentem antes de morrer
Fonte: Pexels

Na maioria das pessoas que estão morrendo, os sistemas normais do corpo começam a operar mais lentamente.

O coração bate um pouco mais devagar ou com um pouco menos de força e, portanto, o sangue circula pelo corpo mais lentamente.

Isso significa que o cérebro e os outros órgãos recebem menos oxigênio do que precisam e, assim, não funcionam tão bem.

Ademais, os hormônios (produzidos pelo cérebro) também são afetados, o que influencia a maneira como outros órgãos funcionam.

Falando nisso, você pode se interessar em conferir ainda: 5 maiores arrependimentos dos pacientes terminais.

Fonte: Fatos Desconhecidos, BBC, Terra, Exame.

Fotos: Pexels

Bibliografia:

Enhanced Interplay of Neuronal Coherence and Coupling in the Dying Human Brain“. Frontiers in anging Neuroscience Journal2022.

Results of world’s largest Near Death Experiences Study Published.” University of Southampton, October 7, 2014.

Oldest medical description of a near death experience (NDE), France, 18th century.” Resuscitation Journal, 2014.

Surges of Electroencephalogram Activity at the Time of Death: A Case Series.” Journal of Palliative Medicine, October 2009.

Próxima página »

Escolhidas para você