Listas

Como acabar com o torcicolo em 30 segundos

Acabar com o torcicolo nem sempre é uma tarefa difícil, algumas dicas e técnicas podem te ajudar a se livrar rapidamente do problema. Confira!

Acabar com o torcicolo não precisa ser uma tarefa difícil, pois há diferentes técnicas que podem nos auxiliar “apenas” com alongamentos e descompressão, sem a necessidade de medicamentos, e com exercícios que podem ser feitos em casa.

De acordo com o osteopata Alexandre Mota em seu canal do YouTube, o torcicolo se trata de uma reação de proteção em que o músculo, ao sentir uma dor, se contrai para tentar proteger aquela região dolorida, só que a contração também causa dor. Assim, um agrava o outro.

De modo geral, o torcicolo leva uma semana para melhorar naturalmente. No entanto, se aparecerem sintomas, como dor de cabeça, calafrios, febre, formigamento ou fraqueza na mão ou no braço, pode ser sinal de algo mais grave e, por isso, é muito importante buscar acompanhamento médico.

Se você quiser aprender algumas técnicas para acabar com o torcicolo, até mesmo em 30 segundos, não deixe de acompanhar nossa matéria e conferir nossas dicas!

Duas técnicas em uma para acabar com o torcicolo em 30 segundos

Essa primeira dica consiste em duas técnicas que prometem aliviar a dor e a “reprogramar” os músculos do pescoço, melhorando consideravelmente o incômodo em 30 segundos.

Primeiramente, o que se deve fazer é encontrar uma posição confortável para poder colocar as técnicas em prática. Depois disso, você vai segurar a pele detrás do pescoço com a base da mão e as digitais dos dedos de forma que sinta uma pressão leve, uma dor suportável, que, com o tempo, vai diminuindo. Essa técnica é conhecida como “mamãe gata”.

Em seguida, para “reiniciar” os músculos do pescoço, você vai levar sua outra mão na testa, colocando o mínimo de força por 3 segundos, descansa e depois repita esse processo mais duas vezes.

Para você entender um pouco melhor os movimentos, segue o vídeo:

Outras 8 dicas para acabar com o torcicolo em casa

1. Alongamentos para acabar com o torcicolo

Alongar o pescoço quando estamos sofrendo com torcicolo pode causar muito incômodo e dor. Por isso, é indicado fazer movimentos lentos e suaves de alongamento do pescoço.

Procure ir aumentando, de forma gradativa, a intensidade para que, assim, você consiga ir esticando os músculos e, consequentemente, ir aliviando a dor e a tensão.

2. Compressas mornas

As compressas mornas são baste utilizadas para ajudar a relaxar os músculos e, no caso de torcicolos, elas também são muito úteis. Nesse sentido, coloque uma compressa morna na região afetada e mantenha por, aproximadamente, 20 minutos.

Essa técnica pode ser utilizada repetidas vezes por dia, tomando o único cuidado de não exagerar na temperatura da compressa, para não causar nenhum tipo de queimadura.

3. Pressionar levemente os músculos para acabar com o torcicolo

Outra dica muito eficaz para aliviar o incômodo do torcicolo é pressionar o local afetado. Para isso, você precisa estar em uma posição confortável com a postura adequada e, então, pressionar com o polegar, durante 40 segundos, a região prejudicada.

Essa técnica estimula a circulação sanguínea e pode ser repetida no decorrer do dia em todo o músculo dolorido.

4. Massagens

Mais uma técnica que auxilia a circulação sanguínea e traz alívio ao desconforto do torcicolo é a massagem. Assim, para praticá-la da forma mais eficiente, utilize um óleo natural corporal e massageie com movimentos suaves a região entre a orelha e o pescoço.

Uma boa forma de intensificar essa técnica é aplicando uma compressa morna após a massagem, conforme já explicitado anteriormente.

5. Incline o corpo para frente

Esta é uma forma específica de alongamento que ajuda muito a acabar com o torcicolo, pois vai esticar suavemente os músculos do pescoço e, dessa forma, acelerar a recuperação.

Para fazer adequadamente, é necessário que você, de pé, se encoste em uma parede e abra as pernas. Depois disso, você deve inclinar seu corpo para frente, de modo a deixar a cabeça e os braços soltos. Indica-se ficar cerca de 2 minutos nessa posição e é possível fazer pequenos movimentos com a cabeça de um lado para o outro.

6. Rotação do tronco para acabar com o torcicolo

Pelo fato de os músculos do tronco e do pescoço terem relação, é importante dar atenção também dar atenção a esses músculos para aliviar o incômodo de torcicolo. Assim, faça movimentos suaves de rotação do tronco para ambos os lados com os braços soltos e trabalhe toda essa musculatura.

7. Realizar terapia frio-quente

Essa técnica se assemelha bastante à de colocar as compressas como já mencionado. No entanto, ela trabalha com um mecanismo um pouco diferente que visa não apenas relaxar os músculos, como também desinflamar a região.

Assim, nos primeiros 3 dias de torcicolo, você utilizará compressas de gelo (ou bolsa de gel congelada) por cerca de 15 minutos de 2 a 3 vezes por dia. Já nos dias seguintes, você deve utilizar as compressas quentes por cerca de 20 minutos também de 2 a 3 vezes por dia.

Não se esqueça de proteger a sua pele com uma toalha ou algum pano para não causar queimaduras com o gelo ou com a temperatura mais alta.

8. Remédios específicos para acabar com o torcicolo

Por fim, caso o incômodo persistir, ou se você não tiver muita tolerância à dor, o mais indicado é passar para os medicamentos específicos para torcicolo. Para isso, indica-se o auxílio médico para que ele possa receitar o que for mais adequado para o seu caso.

Como prevenir o torcicolo?

Como acabar com o torcicolo em 30 segundos
Foto: Freepik

Alongamentos diários

Embora muita gente acredite que os alongamentos servem apenas para antes e depois de exercícios físicos, a verdade é que eles são fundamentais também para as atividades do dia a dia.

Dessa forma, procure se alongar diariamente ao acordar, ou antes de iniciar seu trabalho e, claro, antes e depois dos treinos. Faça alongamentos das costas, pernas, braços, pescoço e peito.

Ergonomia no local de trabalho

Para evitar diversos tipos de incômodos musculares, além do torcicolo, é muito importante que você se atente à ergonomia do seu local de trabalho. Ao cuidar desse fator, você evita esforços excessivos e desnecessários.

Postura ao dormir

Sem dúvida, “dormir de mau jeito” é a principal causa do torcicolo, por isso você deve providenciar os elementos necessários para protegerem sua postura durante o sono. Por exemplo, sua cama deve ser confortável, altura do travesseiro e mesmo a posição que você se deita.

Cuidado ao carregar peso

Carregar peso excessivo ou de forma não distribuída pode afetar muito a saúde das suas costas. Por isso, procure ter cuidado ao carregar peso, como mochilas, bolsas e malas pesadas, e também movimentar os pesos.

Tratamentos para acabar com o torcicolo

Como acabar com o torcicolo em 30 segundos
Foto: Freepik

Conforme apresentado na matéria, existem muitas formas de aliviar ou acabar com o torcicolo, sendo as mais comuns as compressas e as massagens. No entanto, nem sempre essas técnicas serão suficientes, pois, em algumas situações, os casos são muito intensos e podem ter causas diferentes e mais graves.

Se o caso for realmente mais crítico, o ideal é buscar a ajuda de um médico especialista para que ele possa receitar os remédios adequados e também outros tipos de tratamentos, caso necessários, como fisioterapia.

O mesmo é indicado se a pessoa tem torcicolo com recorrência, pois pode ser alguma alteração cervical mais séria e que pode demandar, inclusive cirurgias.

Leia mais:

Fontes: Sempre bem, Tua saúde, Dr. Alexandre Mota.

Bibliografia:

BAKAR, Y.; et al. Short term effects of classic massage compared to connective tissue massage on pressure pain threshold and muscle relaxation response in women with chronic neck pain: a preliminary study. J Manipulative Physiol Ther. 37. 6; 415-21, 2014.

COHEN, S. P. Epidemiology, diagnosis, and treatment of neck pain. Mayo Clin Proc. 90. 2; 284-99, 2015.

D´SYLVA, J.; et al. Manual therapy with or without physical medicine modalities for neck pain: a systematic review. Man Ther. 15. 5; 415-433, 2010.

Próxima página »

Escolhidas para você