Curiosidades

Como colocar número privado? Ative a função no Android e iOS

Saber como colocar número privado no celular ajuda a garantir a proteção em chamadas que precisam de um pouco mais de privacidade.

Por P.H Mota

Descobrir como colocar número privado em seu celular pode ser uma ótima opção para situações em que a chamada precisa de mais privacidade. Para quem recebe, a situação pode soar como incômodo, mas acionar a configuração oferece alguns benefícios.

Em aparelhos celulares Android e iOS, a função de permitir um número protegido já vem de fábrica. Entretanto, os aparelhos não possuem o recurso ativo nativamente, o que significa que quem deseja proteger seu número deve configurar manualmente.

Além disso, algumas operadores permitem a ativação do número restrito a partir da realização de chamadas com um código específico.

Como colocar número privado no Android

Como colocar número privado: ative a função no Android e iOS

Continua após a publicidade

Em aparelhos Android, a ativação de número privado está dentro da seção de Configurações do Telefone. Logo após abrir o aplicativo, procure o botão de menu no canto superior direito e acesse a área de Configurações.

Em seguida, procure os menus Configurações de Chamada e, depois, Configurações Adicionais. Dentro dessa página, haverá uma área de ID da Chamada, com a opção de Ocultar Número.

Com a opção ativada, todas as chamadas feitas a partir do aplicativo Telefone serão exibidas como “Desconhecido”, “Bloqueado” ou “Sem ID do Chamador” no visor de quem recebe a ligação. Ou seja, o recurso só vale para o telefone e não protege a identidade em chamadas feitas por outros aplicativos.

Como colocar número privado no iPhone

Como colocar número privado: ative a função no Android e iOS

Continua após a publicidade

O processo para ativação do número privado em dispositivos iPhone também é bem simples. Basta acessar o aplicativo de Ajustes e rolar a tela até encontrar o Telefone. Na parte de Ligações, a opção Mostrar Meu Número pode ser desativada, garantindo a privacidade.

Assim como nos celulares Android, a técnica só vale para chamadas feitas diretamente pelo telefone. Dessa maneira, chamadas por aplicativos como WhatsApp ou Telegram não aparecerão como restritas para o recebedor.

Outros métodos

Como colocar número privado: ative a função no Android e iOS

Além dos métodos de alterar a configuração do aparelho para permitir a realização de chamadas com número privado, existe uma forma alternativa. Para quem não deseja alterar as configurações, algumas operadores permitem fazer a chamada com um código que protege o número do chamador.

Continua após a publicidade

Quem possui chips Vivo, Tim e Oi pode utilizar o método. Clientes da operadora Claro, no entanto, não possuem acesso ao recurso.

Nesses casos, basta inserir o código #31# antes do número discado. Ou seja, se você quer fazer uma ligação para o telefone 91234-5678, basta digitar #31#912345678 que a chamada irá aparecer como restrita.

Como bloquear números restritos

Como colocar número privado: ative a função no Android e iOS

Assim como é possível colocar um número privado em seu celular, é possível bloquear chamadas feitas com essa configuração.

Continua após a publicidade

Android: em celulares Android, você pode bloquear os números restritos dentro do menu de Configurações de Chamada. Ali, é só acessar a opção de Rejeitar Chamadas ou Bloquear Números, dependendo do fabricante do aparelho. Além disso, diferentes modelos podem exibir outras opções semelhantes que também oferecem o mesmo efeito.

iPhone: nativamente, o iPhone não permite bloquear ligações com a função. No entanto, a opção está disponível para números que já fizeram algum contato com o seu aparelho. Além disso, as Configurações do modo Não Perturbem podem passar por uma alteração que permitem somente ligações de Contatos da agenda. Dessa maneira, caso o recurso esteja ativo, nenhum número que não está salvo em seu telefone poderá te ligar.

Próxima página »

Escolhidas para você