Ciência & Tecnologia

Todos os modelos de iPhones lançados pela Apple: lista completa

Há mais de dez anos, a Apple lança modelos de iPhone que ajudam a revolucionar a tecnologia de aparelhos móveis e definir tendências

Por P.H Mota

Inicialmente, o primeiro iPhone foi lançado há mais de dez anos, em 2007. Desde então, são dezenas de modelos de iPhone que chegam praticamente todos os anos nas lojas de todo o mundo. Criado por Steve Jobs, o smartphone revolucionou a tecnologia móvel e se tornou um dos aparelhos mais desejados do mundo.

Além disso, a época de seu lançamento nos EUA, seis em cada dez americanos já estavam interessados em comprar a novidade. Ou seja, antes mesmo de chegar às lojas, o iPhone já era sucesso entre o público.

De lá para cá, foram vários modelos de iPhone diferentes, sempre com inovações e marcos para o setor. Sendo assim, vamos conferir a história de cada um desses aparelhos.

Confira todos os modelos de iPhone

iPhone Original

Modelos de iPhone - conheça todos os smartphones da Apple já lançados
CheatSheet

O primeiro iPhone foi também o primeiro smartphone a ter tela touchscreen, mas com um tamanho de apenas 3,5 polegadas. Além disso, o aparelho foi pioneiro na inclusão de acelerômetro, substituição do teclado por multitoque e acesso a redes sociais.

Continua após a publicidade

Além disso, o modelo misturava características de iPod com telefone e brower de internet, por meio de conectividade 2G. Tecnicamente, contava com memória RAM de 128MB, armazenamento de 4Gb ou 8Gb e câmera traseira de 2MP.

iPhone 3G e 3GS

Engadget

Primeiramente, um ano após lançar o primeiro modelo, a Apple inovou com aparelho que adicionava câmera digital, internet, tecnologia de dados GSM 3G e conexão Wi-Fi às funções. O grande diferencial, no entanto, foi o lançamento da App Store. Logo após o lançamento, a loja já contou com mais de 10 milhões de downloads. Além disso, os modelos tinham aumento na velocidade de dados e variação de cores.

Continua após a publicidade

Em 2009, o iPhone 3GS foi lançado com aprimoramento das tecnologias existentes. As melhorias incluiam câmera de 3Gb com foco automático, 256MB de memória RAM, recursos de acessibilidade como a adição de VoiceOver, Cor Inversão e Zoom Text.

iPhone 4 e 4S

Modelos de iPhone - conheça todos os smartphones da Apple já lançados
cnet

Em 2010, o novo iPhone trouxe chamadas em vídeo e mais recursos para consumo de conteúdo, como livros, revistas, filmes, músicas e games. Além disso, foi o primeiro dos modelos de iPhone a utilizar o sistema operacional iOS.

Continua após a publicidade

O modelo 4S foi lançado um ano seguinte e é o iPhone mais vendido no Brasil. O aparelho trazia um processador evoluído, bem como uma câmera mais potente e antena GPS com mais eficiência.

iPhone 5, 5C e 5S

Business Insider

Em 2012, os fãs do smartphone da Apple já esperavam muitas inovações para o novo aparelho anunciado. Com um design 18% mais fino e 20% mais leve do que o anterior, o novo smartphone era duas vezes mais rápido e tinha meia polegada a mais na tela.

Mais tarde, o iPhone 5 ganhou duas versões alternativas. O 5C era mais colorido, com corpo de policarbonato e câmera de melhor resolução. Já o 5S tinha um software mais moderno e timelapse na câmera. Além disso, o processador de 64 bits dobrava a velocidade do aparelho.

iPhone 6 e 6S Plus

Modelos de iPhone - conheça todos os smartphones da Apple já lançados
tech tudo

A linha 6 e 6S Plus da Apple foi lançada em 2014, com o dobro de tamanho da versão anterior: 128Gb. Além disso a câmera passou a gravar em 60 quadros por segundo e em câmera lenta. A tecnologia HDR, que antes era aplicada apenas em fotos, passou a ser utilizada nos vídeos. O tamanho do aparelho também mudou, ficando mais fino, com 6,9mm.

Continua após a publicidade

iPhone SE

Exame

Este foi o primeiro modelo de iPhone não numerado. Ao invés disso, a Apple utilizou a sigla SE, para Special Edition, ou edição especial. Foram adicionadas melhorias de hardware no aparelho, mas a tela de 4 polegadas do 5S foi utilizada. Isso porque uma grande parcela dos consumidores ainda tinha esse tamanho como preferência.

iPhone 7 e 7 Plus

Modelos de iPhone - conheça todos os smartphones da Apple já lançados
Wired

O iPhone 7 chegou com o novo processador quad-core Apple A10 Fusion e resistência à água e poeira. Além disso, foram inclusos auto-falantes estéreos, sistema de estabilização óptica na câmera, de 12MP, 60% mais velocidade e 30% mais eficiência na captura de imagens. A entrada de fone de ouvido também foi removida.

Já no modelo 7 Plus, existe uma câmera de 12MP adicional, com lentes grande-angular e teleobjetiva. A tela também é maior, com 5,5 polegadas e resolução de 1920 x 1080 pixels.

iPhone 8 e 8 Plus

TechCrunch/YouTube

Após uma década de iPhones, os novos modelos vieram com vários recursos inovadores. As principais mudanças incluíam design totalmente em vidro, moldura feita de alumínio especial, câmera aprimorada com tecnologia True Tone, que ajusta o tom de branco conforme a luz. Além disso, o novo smartphone utiliza o carregador padrão Qi, sem fio. O processador A11 Bionic tem núcleos de eficiência até 70% mais rápidos que o anterior e possui realidade aumentada.

Continua após a publicidade

iPhone X, XR e XS e XS Max

Modelos de iPhone - conheça todos os smartphones da Apple já lançados
PCWorld

O iPhone X revolucionou o mercado com um entalhe no topo do display copiada pelos concorrentes. Além da tela OLED de 5,8 polegadas e quase sem bordas, o aparelho possui reconhecimento facial e os novos Animojis. Entre os novos modelos. o XR é o mais básico, com design semelhante ao do X, mas com tela LED. Já o XS, é a versão com câmera dupla e alto desempenho, já que conta que o processador A12 Bionic.

Esse é o único modelo de iPhone disponível em seis cores. São elas branco, preto, coral, azul, amarelo e vermelho. Além disso, o aparelho também existe na versão XS Max, com tela maior.

iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max

PC Mag

Em 2019, houve o lançamento do sucessor do XR, com duas câmeras traseiras. A nova lente é uma ultra-wide de 120°, para fotografar paisagens, arquitetura e grandes grupos de pessoas. O desempenho do novo modelo é feito pelo processador A13 Bionic, o mais rápido entre smartphones.

Os modelos Pro contam com câmera tripla e tela Super Retina XDR OLED. Esta, consome menos bateria, o que garante economia do aparelho. A capacidade dos aparelhos é de 64GB, 256Gb e 512Gb

Continua após a publicidade

Vale a pena comprar modelos de iPhone mais antigos, como SE e 6S?

Modelos de iPhone - conheça todos os smartphones da Apple já lançados
gumtree

Atualmente, ainda é possível encontrar modelos de iPhone antigos para venda. O iPhone SE é visto por valores próximos a R$ 1 mil, bem menores do que os dos modelos mais novos. Apesar disso, o design é datado e o desempenho não passa de razoável. Ou seja, por um aparelho tão antigo com pouco armazenamento, o preço é alto.

O iPhone 6S é o último modelo capaz de receber o iOS 13, sistema operacional mais recente. Sendo assim, é possível que o modelo pare de receber atualizações em breve. Por causa disso, também é um risco investir no aparelho, ainda mais considerado o valor mínimo de R$ 1,5 mil.

Ainda que o modelo da Apple tenha versões com maior capacidade de armazenamento, elas são mais caras, o que conta contra o investimento.

Fontes: Canal Tech, Zoom, Celular Direto, Celular Direto

Continua após a publicidade

Imagem de destaqueGo Techtor

Próxima página »

Escolhidas para você