Curiosidades

Psicopatia: como identificar um psicopata através do comportamento

A psicopatia pode apresentar seus primeiros sinais ainda na infância. Portanto, preparamos essa matéria para que você saiba como identificar um psicopata.

Atualmente é cada vez mais comum encontrar filmes e séries que retratem o quadro de psicopatia. Ademais, essa ascensão contribui para que o tema seja cada vez mais compreendido e debatido pela sociedade. Mas, então, você sabe como identificar um psicopata? Quais traços eles apresentam que os diferenciam das outras pessoas?

A princípio, é necessário destacar que apenas os maiores de 18 anos podem ser diagnosticados na psicopatia. No entanto, os sintomas já começam a surgir desde a infância. Por outro lado, conforme especialistas, de 1 a 3% da população apresentam psicopatia. Logo, 1 em cada 30 pessoas podem ser diagnosticadas com tal transtorno. Então, no total, o Brasil apresenta cerca de 6 milhões de psicopatas.

Em síntese, saber como identificar um psicopata não é algo simples. Pois, é muito comum encaixar qualquer transtorno na psicopatia, até pela falta de debate na sociedade. Por isso, é essencial que a psicopatia seja um assunto discutido, como suas causas e fatores que influenciam.

Como identificar um psicopata: O que é psicopatia?

Dom Total

Antes de saber como identificar um psicopata, vamos entender mais sobre o transtorno. Em suma, a psicopatia consiste em um transtorno psicológico. Que envolve comportamentos antissociais e impulsivos. Além disso, também é marcado por sentimentos de desprezo e apatia com as outras pessoas. Ademais, a pessoa psicopata costuma ser bastante manipuladora e centralizadora. Logo, é alguém extremamente narcisista, e não se responsabiliza pelos seus atos.

Continua após a publicidade

Além disso, esse transtorno ocorre tanto em homens quanto em mulheres, e as características se tornam evidentes nos homens a partir dos 15 anos. No entanto, nas mulheres é mais difícil realizar o diagnóstico, visto que elas não tendem a serem impulsivas.

Por outro lado, esse transtorno pode apresentar diversos fatores. Por exemplo, alterações cerebrais ocorridas por fatores genéticos. Ou também, traumas de infância, como abuso emocional e sexual, violência e conflitos familiares.

Sociopatia X Psicopatia

Youtube

Muitas pessoas acabam fazendo o uso inadequado dos termos sociopata e psicopata. Logo, é preciso compreender quais são as suas diferenças. Para saber como identificar um psicopata ou sociopata. E quando usar os termos corretamente.

A princípio, os sociopatas são aqueles que tendem a ser mais nervosos e facilmente agitados. Ademais estão sempre propensos a explosões emocionais, como ataques de raiva. Além disso, não costumam ser educados, nem vivem a margem da sociedade.

Continua após a publicidade

Desse modo, não conseguem manter um emprego estável e ficar em um mesmo lugar muito tempo. Por fim, pode ser difícil, mas não impossível, que os sociopatas formem grupos com os outros. Assim sendo, eles desenvolvem um apego a certo indivíduo ou grupo.

Por outro lado, os psicopatas são incapazes de desenvolver vínculos emocionais com as pessoas. Ademais, são bastantes manipuladores e conquistam facilmente a confiança dos outros. Dessa maneira, eles aprendem a reproduzir as emoções, mesmo não as sentindo, parecendo serem normais.

Além disso, costumam ser bem educados e manter empregos estáveis. Portanto, conseguem manter certos relacionamentos de longo prazo, sem que ninguém desconfie de sua condição mental.

Como identificar um psicopata: Características

Como identificar um psicopata através do seu comportamento
Gazeta do Povo

Para saber como identificar um psicopata é preciso analisar algumas características e comportamentos que eles costumam apresentar. Por exemplo:

Continua após a publicidade
  • Possuem falta de empatia: Os psicopatas não são capazes de se colocar no lugar do próximo. Ademais, para eles, as pessoas são apenas objetos para usar para seu próprio prazer. Isto é, só se importam com o que cada um tem a lhe oferecer, e não com o que sentem. Além disso, não desenvolvem o sentimento de amor, apenas de posse.
  • Apresentam impulsividade: Em suma, costumam ser bastante impulsivos. Pois, dificilmente aceitam ser contrariados, rejeitados ou frustrados. Logo, acabam reagindo de modo impulsivo, agressivo e explosivo, sem ligar para o sentimento ou envolvimento de outros ao seu redor.
  • São egocêntricos e megalomaníacos: Aqueles com psicopatia apresentam o orgulho exacerbado, se acham os donos da razão. Dessa forma, essas certezas de seus atos os fazem nunca sentirem medo das suas ações. Além disso, renegam reconhecer os seus atos e não sentem remorso.
  • Mentiroso patológico: Os psicopatas mentem tanto, que muitas vezes nem percebem que estão fazendo isso. Assim sendo, desenvolvem a capacidade de enganar e se orgulham disso.
  • Busca por aventuras e adrenalina: A incapacidade do psicopata sentir medo ou se importar com os outros, o faz recorrer a desafios. Ademais, são desafios que coloquem à prova a sua capacidade de quebrar regras e de fugir da monotonia atrás de adrenalina.
  • São antissociais: Os portadores desse transtorno não se importam com regras e ordens sociais. Logo, eles estão constantemente em busca de quebrar as regras para se sentirem grandiosos e orgulhosos.
  • Ausência de culpa: Por fim, essas pessoas não sentem culpa. Pois, para eles, a culpa representa apenas um modo de controlar as pessoas.

Como identificar um psicopata: Escala de Robert Hare

Vix

A escala de Robert Hare representa um método bastante utilizado para saber como identificar um psicopata. Ademais, nesse teste, o clínico entrevista um potencial psicopata e o classifica em 20 critérios. Por exemplo, como comportamento sexual promíscuo ou impulsividade.

Em síntese, em cada critério o indivíduo é classificado em uma escola de 3 pontos (0 = item não se aplica, 1 = item se aplica um pouco, 2 = item definitivamente se aplica). Por fim, as pontuações são somadas para criar uma classificação de zero a 40. Logo, aqueles que atingirem 30 pontos ou mais, podem ser prováveis psicopatas.

Em resumo, esse método de avaliação pondera os traços de personalidade prototípicos de psicopatia. Ademais, ele foi desenvolvido para avaliar de forma segura e objetiva o grau de periculosidade e de adaptação à vida comunitária de condenados. Além disso, os países que aderiram esse método possuem considerável índice de redução da reincidência criminal.

Como identificar um psicopata: Teste da Escala de Hare

Vix

A Escala de Hare é bastante utilizada por psiquiatras para analisarem a presença ou não de psicopatia em seus pacientes. Portanto, é necessário que cada indivíduo responda de forma sincera cada questão. Logo, as 20 perguntas desse teste são:

Continua após a publicidade

Teste da Escala de Hare: primeiras perguntas

  1. O seu ego é tão inflado que chega a ser maior que o comum?
  2. Sua autoestima é de forma excessiva que chega a ser inflexível em relação a ouvir e entender o ponto de vista de outras pessoas?
  3.  Você não consegue ficar parado, a monotonia sempre foi e é um problema para você?
  4. Você mente tanto que sempre precisa mentir para cobrir outra história, e você sente orgulho de enganar a todos com facilidade?
  5. Constantemente você manipula as pessoas?
  6. Em qualquer situação, você não sente nenhum tipo de remorso ou culpa, se isentando de responsabilidades?
  7. Você não consegue nutrir nenhum tipo de sentimento, e sempre que tem que ser emotivo, essas emoções são superficiais?
  8. Você não apresenta uma sensibilidade ou empatia em relação às pessoas?
  9. Por mais que não fique parado, quando está fazendo algo, procura sempre o caminho mais rápido, mesmo que tenha que tirar proveito das pessoas?
  10. Suas atitudes são incontroláveis, sendo sempre uma dificuldade para você manter uma normalidade?

Restante das perguntas

  1. Você mantém relações sexuais de forma promíscua? E as suas relações sempre foram curtas, nunca mantendo algo duradouro com ninguém?
  2. Na sua infância ou na fase da adolescência, você apresentou algum tipo de problema comportamental?
  3. Você não consegue manter e planejar um foco, objetivo a longo prazo?
  4. Suas reações e atitudes são sempre impulsivas?
  5. Ser responsável é (e sempre foi) uma dificuldade enorme para você, sendo sempre um obstáculo?
  6.  Você não sente problema nenhum em ter que infringir alguma norma ou lei, mesmo que as consequências sejam a prisão?
  7. Já teve muitas relações “conjugais” de curto prazo
  8. Tem um histórico de delinquência juvenil
  9.  Já experimentou uma “revogação de liberdade condicional”
  10. Você exibe “versatilidade criminal”

Resultado: Ao fazer o teste, se você obtiver mais de 30 pontos. Ou seja, se a pessoa respondeu um pouco, ou definidamente a maioria das perguntas. Então, essa pessoa pode ser um psicopata.

Tratamento da psicopatia

Após saber como identificar um psicopata, é preciso compreender qual o método de tratamento. Em síntese, a psicoterapia é uma das principais formas de tratamento para esse transtorno psicológico.

Ademais, o acompanhamento psicoterapêutico é fundamental para aliviar certos sintomas. Por fim, ela pode ser realizada de forma individual, entre o psicólogo e o paciente. Ou também, em grupo, tendo a presença dos familiares afetados.

Continua após a publicidade

Como identificar um psicopata: Psicopatia no cinema

Como identificar um psicopata através do seu comportamento

Atualmente é bastante comum encontrarmos filmes e séries que retratem o quadro de psicopatia. Ademais, esse alto destaque contribui para que o tema seja cada vez mais debatido pela sociedade. Dessa forma, para quem quer entender melhor sobre o assunto, há algumas dicas de filmes com psicopatas, tais como:

  • Seven – Os sete crimes capitais (1995);
  • Funny Games – Violência Gratuita (1997);
  • A Tortura do Medo (1960);
  • Hannibal (2001);
  • Na Companhia de Homens (1997);
  • Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011);
  • Coringa (2019).

Enfim, é importante que os primeiros sinais de psicopatia sejam identificados ainda na infância. Portanto, cabe aos pais, principalmente, compreender os atos dos filhos. E, a qualquer sinal, buscar pela ajuda de um especialista.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Teste de personalidade é capaz de dizer se você é ou não um psicopata.

Continua após a publicidade

Fontes: Tua Saúde; Vittude; Fepo; Zenklub.

Fonte bibliográfica:

Without Conscience, de Robert Hare, The Guilford Press, 1993.

DE LA CRUZ, Jimena. La psiquis psicópata. Universidad Mayor de San Marcos. 2019

Continua após a publicidade

RODRÍGUEZ, Rosalina; GONZÁLEZ, David. PSICOPATÍA: ANÁLISIS CRIMINOLÓGICO DEL COMPORTAMIENTO VIOLENTO ASOCIADO Y ESTRATEGIAS PARA EL INTERROGATORIO. Psicopatología Clínica, Legal y Forense. 14. 125-149, 2014

Imagens: Dimensão Mental; Dom Total; Youtube; Gazeta do Povo; Vix;

Próxima página »

Escolhidas para você