Curiosidades

Perfil explorador: Tipos de personalidade do teste MBTI

De acordo com o MBTI, há 15 tipos de personalidade, onde cada uma possui características específicas. Como o perfil explorador, que são pessoas espontâneas.

Um dos indicadores de personalidade mais popular atualmente é o teste de personalidade MBTI. Que do inglês significa, Myers-Briggs Type Indicator ou Indicador do Tipo Myers Briggs. De acordo com o teste de personalidade MBTI, a personalidade humana pode ser dividida entre quatro tipos de perfil. São elas: perfil analista, perfil explorador, perfil sentinela e perfil diplomata.

Sendo que, cada uma dessas categorias, se subdivide em outras quatro subcategorias. Ou seja, ao todo, são 16 tipos de personalidades. Ademais, o teste foi criado por duas professoras americanas. Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Briggs, durante a Segunda Guerra Mundial.

Enfim, o teste de personalidade MBTI foi desenvolvido com o objetivo de ser um instrumento psicológico. Cujo princípio, foi baseado em uma teoria de Carl Jung, descrita no livro “Tipos Psicológicos” (1921). Dessa forma, surgiram as abreviações de quatro letras, onde suas combinações de características formam os perfis de personalidade.

Tais como: Introversão (I) ou Extroversão (E), Intuição (N) ou Sensação (S), Pensante (T) ou Sentimento (F) e Julgador (J) ou Percepção (P).

Continua após a publicidade

No entanto, apesar de se tratar de 16 tipos de personalidades, nessa matéria, iremos saber mais sobre o perfil explorador. Sobre suas principais características, qualidades e partes negativas.

Perfil explorador: como funciona o teste MBTI

Engenharia360

Antes de entendermos do que se trata o perfil explorador, vamos entender como funciona o teste MBTI. Basicamente, o teste de personalidade é feito por meio da análise de respostas de um questionário. Onde cada pergunta do questionário deve ser respondida da seguinte forma:

Continua após a publicidade
  • Concordo totalmente
  • Concordo em parte
  • Indiferente
  • Discordo em parte
  • Discordo totalmente

Dessa forma, o resultado do teste consiste na combinação de 4 letras, dentre as 8 possíveis. Que definem uma classificação lógica para cada tipo de personalidade. Em suma, o teste possui 4 dimensões dicotômicas, com 2 possíveis classificações de cada uma. São elas:

1- Fonte de energia:

Continua após a publicidade
  • Extrovertidos (E) – pessoas com maior facilidade de interação com outras pessoas. Normalmente, agem antes de pensar.
  • Introvertidos (I) – são pessoas que preferem atividades solitárias. Normalmente, refletem muito antes de agir.

2- Forma como percebe o mundo

  • Sensoriais (S) – possui a consciência voltada para o concreto, ao real.
  • Intuitivo (N) – possui a consciência voltada ao abstrato, ao lado simbólico, ao intangível.

3- Método de avaliação, julgamento, organização e decisão

  • Racionalistas (T) – são pessoas que atuam de maneira lógica, organizada e objetiva. Enfim, sempre buscam por argumentos racionais.
  • Sentimentais (F) – pessoas que se baseiam em critérios subjetivos, como valores e preferências.

4- Estilo de vida

  • Julgadores (J) – decisivos, seguem regras e vivem de forma planejada, estruturada, facilidade de tomada de decisão.
  • Perceptivos (P) – valorizam a liberdade e a flexibilidade, são adaptáveis e sentem tranquilidade quando apresentam opções em aberto.

Por fim, de acordo com as respostas do teste, cada pessoa receberá a letra referente a uma característica. Ao final, receberá um conjunto de 4 letras, que indicará qual, entre os 16 tipos de personalidades é a sua.

Continua após a publicidade

Perfil explorador: o que é

Uniagil

Entre os tipos de personalidade do teste MBTI é o do perfil explorador. Que se subdivide em outras 4 categorias. São elas: Virtuoso (ISTP), Aventureiro (ISFP), Empresário (ESTP) e Animador (ESFP). Em suma, pessoas que possuem o perfil explorador são espontâneas, com capacidade de reagir com agilidade.

Porém, tem dificuldades em evitar problemas. Mas, também conseguem resolver situações que escapam do controle. Ademais, pessoas do perfil explorador são relaxadas e gostam de tentar coisas novas. Dessa forma, o explorador se dá bem em trabalhos que exigem mudanças constantes. E que exigem grande poder de adaptação.

Por fim, para o perfil explorador, as carreiras ideais são aquelas relacionadas a vendas, empreendedorismo, entretenimento, artistas ou carreiras relacionadas à criação de novos caminhos e possibilidades.

Perfil explorador: tipos de personalidades

Virtuoso (ISTP)

Perfil explorador: Tipos de personalidade do teste MBTI

Continua após a publicidade

O primeiro tipo de personalidade do perfil explorador é o Virtuoso. Em suma, o virtuoso gosta de explorar com suas mãos e seus olhos tudo ao seu redor. Porém, com um racionalismo tranquilo e uma espiritualidade curiosa.

Ademais, esse tipo de personalidade tem a habilidade de construir coisas úteis e supérfluas para se divertir. Pois, são fabricantes naturais, geralmente, se tornam engenheiros ou mecânicos.

Dessa forma, o virtuoso explora ideias através da criação, solucionando problemas e erros. Da mesma forma, o tipo de personalidade do Virtuoso gosta quando os outros se interessam por seus projetos. Desde que não interfiram em seus princípios e em sua liberdade.

Outra característica, é que o virtuoso sente prazer em ajudar e dividir sua experiência. Principalmente, com aqueles com quem se importam. Ademais, o virtuoso é bastante enigmático e muito privado. Contudo, o virtuoso é uma pessoa amigável, calmo, espontâneo e curioso. Mas, incapaz de permanecer focado em estudos formais.

Continua após a publicidade

Apesar de ser leal e estável, com o tempo o virtuoso tende a acumular energia impulsiva. Que ao explodir, faz com que o virtuoso leve seus interesses para novas direções. Por fim, o virtuoso tem dificuldades em prever emoções, o que torna difícil avaliar suas emoções e motivações.

Aventureiro (ISFP)

O tipo de personalidade Aventureiro também faz parte do perfil explorador. Em suma, pessoas que possuem a personalidade do aventureiro são verdadeiros artistas. E gostam de usar a estética, design e suas próprias escolhas e ações para ampliar os limites da convenção social.

Dessa forma, o aventureiro gosta de perturbar as expectativas tradicionais, vivendo em um mundo colorido e sensual. Inspirado através das conexões com pessoas e ideias. No entanto, por gostar de explorar e experimentar de forma espontânea, o aventureiro aparenta ser uma pessoa imprevisível.

Continua após a publicidade

No entanto, o aventureiro é uma pessoa introvertida. Por isso, é comum ele sair do centro das atenções e se isolar para recarregar suas energias. Dessa forma, durante esse tempo sozinho, o aventureiro procura fazer uma introspecção, avaliando e reavaliando seus princípios. E, assim, volta ao convívio social como uma nova pessoa.

Por fim, o aventureiro é uma pessoa sensível aos sentimentos dos outros, portanto, valorizam a harmonia. Dessa forma, tendem a viver no calor do momento. Mas, costuma dizer que o que passou está no passado e, então seguir em frente. Como se nada tivesse acontecido.

Além disso, o maior desafio para o aventureiro é planejar o futuro. Por isso, não planejam em termos de bens materiais e aposentadoria. Mas, sim com ações e comportamentos que contribuem para um senso de identidade e acúmulo de experiências.

Empresário (ESTP)

Perfil explorador: Tipos de personalidade do teste MBTI

Continua após a publicidade

Outro tipo de personalidade pertencente ao perfil explorador é o Empresário. Em suma, o empresário adora ser o centro das atenções, possui humor direto e terroso, gosta de rir e entreter. Dessa forma, esse tipo de personalidade tende a manter a conversa enérgica, com boa dose de inteligência.

Geralmente, o empresário tem um estilo de vida com comportamentos arriscados. Portanto, não pensam duas vezes antes de entrar na ação. Ademais, o empresário é uma pessoa que curte drama, paixão e prazer. Mas, não por ser excitante. E, sim por estimular sua mente lógica. Que toma decisões críticas baseado em fatos e resposta de estímulo racional.

Outra característica desse tipo de personalidade é a capacidade de perceber os pensamentos ou motivos escondidos nas outras pessoas. Pois, são muito observadores. Além disso, falam sobre tais mudanças, fazendo perguntas. No entanto, nem sempre usa de muita sensibilidade para isso.

Animador (ESFP)

Continua após a publicidade

Finalizando os tipos de personalidade do perfil explorador, temos o Animador. Em suma, pessoas com a personalidade do animador tendem a ficar presos na excitação do momento. Além de esperar que os outros sintam da mesma forma. Portanto, entre os tipos de personalidade, o animador é o mais generoso com seu tempo e energia. Usando essa energia para encorajar os outros.

Da mesma forma que o empresário, o animador adora ser o centro das atenções. Então, conversa com sagacidade e sabedoria, possui a capacidade de prender a atenção dos outros. O que torna cada saída em uma festa.

Ademais, o animador está sempre de olho na moda. Dessa forma, se preocupa com sua aparência, suas roupas, uma casa bem equipada, etc.

Outra característica desse tipo de personalidade é sua natureza curiosa, sempre explorando novos desenhos e estilos. E com grande facilidade. No entanto, o aventureiro também é bastante sensível aos sentimentos e emoções das outras pessoas. Oferecendo apoio emocional e conselhos práticos.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o animador prefere evitar um conflito do que enfrentá-lo. Apesar disso, gosta de drama e paixão. Desde que ele não seja o foco de críticas.

Enfim, um dos maiores desafios do animador é deixar de focar apenas nos prazeres imediatos. Que fazem com que seus deveres e responsabilidades sejam negligenciados. Pois, o animador não se interessa por tarefas complexas. No entanto, ele prefere depender da sorte ou oportunidade. Ou, em alguns casos, pedir ajuda para alguém do seu círculo de amigos.

Perfil dominante

Perfil explorador: Tipos de personalidade do teste MBTI

Por fim, esses quatro tipos de personalidades fazem parte do perfil explorador. Que são pessoas espontâneas, com capacidade em agir de forma rápida. Independente de qual seja a situação.

Continua após a publicidade

De acordo com o teste de personalidade MBTI, todo mundo se encaixa em uma das 16 personalidades. Todavia, vale lembrar que é possível exibir traços de mais de uma personalidade. No entanto, uma sempre será dominante.

Então, o que achou dessa matéria? Se você quer saber mais sobre o assunto, leia também: Perfil sentinela: Tipos de personalidade do teste MBTI.

Fontes: Woke People; Consultoria MS; 16 Personalities; Diogenes Júnior;

Imagens: Superinteressante; Engenharia360; Uniagil;

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você