Ciência & Tecnologia

8 dicas para melhorar o sinal da sua internet Wi-Fi

Melhorar o sinal do Wi-Fi pode ser muito fácil. Algumas formas são mudar o lugar do roteador ou mexer nas antenas dele, por exemplo.

Melhorar o sinal do Wi-Fi é uma busca constante nos dias atuais. Isso porque muitas residências utilizam essa forma de conexão para todos os moradores. Dessa forma, se esquece que paredes, alguns eletrodomésticos e, até mesmo, móveis podem interferir negativamente no sinal, o que pode atrapalhar muito o cotidiano de quem trabalha e/ou estuda pela internet.

No entanto, existem formas fáceis de resolver esse problema, por exemplo, colocar o roteador em um local mais central, adquirir um repetidor de sinal, atualizar os aparelhos, entre outros.

Você está precisando dessas dicas? Não deixe de conferir nossa matéria!

Dicas para melhorar o sinal da sua internet Wi-Fi

1. Atualize o roteador

Primeiramente, você pode tentar entrar em contato com seu provedor para saber se existe um hardware mais potente e compatível com sua conexão. Você também pode procurar isso em fóruns especializados na internet.

Continua após a publicidade

Outra opção é “tirar o escorpião do bolso”, ou seja, deixar de ser “pão duro” e comprar um roteador melhor. Mas, antes de abrir a carteira, é melhor observar as especificações do seu roteador e ver se uma atualização realmente vai fazer diferença.

Por fim, uma terceira opção é substituir as antenas do roteador. Claro que essa dica só vale para os roteadores com antenas externas. Nesse caso, só de mudar a antena de posição já pode melhorar sua vida.

2. Altere a posição do roteador para melhorar o sinal Wi-Fi

A maioria dos roteadores lançam a internet em todas as direções ao mesmo tempo. O ideal, então, é colocá-lo bem no meio da casa, em algum lugar que privilegie outros cômodos intermediários.

Além disso, é bom não esquecer que paredes, pisos, móveis, espelhos e objetos variados de metal não são bons para o sinal. Da mesma forma, monitores de bebê, telefones sem fio e micro-ondas também podem causar interferência e mudar o canal usado pelo seu roteador pode reduzir isso.

Continua após a publicidade

3. Modifique o canal de conexão

Essa dica diz respeito ao endereço e senha que todo roteador tem. O que é necessário fazer é alterar o canal de conexão, pois assim sofrerá menos interferência, principalmente, em prédios com diversos sinais de roteadores sendo transmitidos.

No entanto, é importante que, para realizar tal ação, você conte com o auxílio do provedor de internet para evitar danos à conexão.

4. Invista em repetidores de sinal

Outra forma de melhorar o sinal Wi-Fi por toda sua casa é investindo em repetidores de sinal. Mas, você pode também colocar um antigo roteador (que todo mundo tem em casa, guardado por algum motivo) em conjunto com algum software de código aberto para fazer o mesmo trabalho que um repetidor de sinal.

No entanto, para quem usa a internet de forma mais pesada, para baixar vídeos em HD, por exemplo, uma boa opção – e cara também – são os Kits Powerline, que consistem em equipamentos “mais profissionais” para a reprodução do sinal, digamos assim.

Continua após a publicidade

5. Desligue o roteador de vez em quando para melhorar o sinal Wi-Fi

Essa é uma dica muito importante, pois ajuda a melhorar a conexão, uma vez que evita o aquecimento do roteador pelo uso constante. Procure desligar seu aparelho ao sair de casa, na hora de dormir ou em outros momentos que você não necessitará da internet.

6. Evite usar muitos programas e aplicativos de uma só vez

Quando a gente utiliza muitos programas e/ou aplicativos, sobretudo os que utilizam a internet, há uma divisão da conexão entre tudo isso. Consequentemente, a internet fica mais lenta para carregar páginas, vídeos etc.

7. Confira se o WPA é o padrão de segurança

O WPA ou WPA2 têm sido utilizados como padrão de segurança. Eles criptografam a conexão, garantindo mais segurança, impossibilitando acessos intrusos e sem autorização e mantendo, assim, o sinal mais forte.

O mecanismo é feito por meio do endereço que fica atrás do roteador e também é indicado a ajuda do provedor.

Continua após a publicidade

8. Atualize sempre seus aparelhos

Uma das funções das diversas atualizações que fazemos em nossos aparelhos é garantir a velocidade e confiabilidade no sinal do Wi-Fi e na transmissão de dados. Por isso, é importante sempre verificar se há atualizações disponíveis.

Leia também:

Fontes: Canal Tech, Tecnoblog, Tec Mundo.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você