Como perder gordura localizada?

As chamadas gorduras localizadas, inquestionavelmente incomodam e podem até mesmo atrapalhar a autoestima de quem as possui.

Por mais improvável que isso possa parecer, muitos homens e mulheres deixam de usar certos tipos de roupas, deixam de se sentirem a vontade em um traje de banho e uma série de outras coisas por causa delas.

Mas por mais que possa parecer uma tarefa árdua e quase uma missão impossível, a realidade é que se livrar da gordura localizada é uma realidade acessível a todos aqueles que realmente queiram.

Confira agora, qual o melhor caminho a se percorrer para alcançar esse objetivo:

O que é Gordura Localizada?

O nosso organismo funciona de maneira programada, assim como um potente computador. As chamadas gorduras localizadas nada mais são do que reservas energéticas.

Onde e como essa gordura irá se acumular dependerá de uma série de fatores. A genética e o estilo de vida que a pessoa tende a levar contam bastante.

De um modo geral, os homens tendem a acumular o seu excesso de gordura na região abdominal. As mulheres tendem a acumular gordura na região do quadril, coxas e glúteos.

De forma resumida, podemos dizer que a gordura localizada é a reserva energética do nosso organismo. Quando essa reserva não é gasta, ou seja, não é queimada, ela se acumula em regiões específicas.

É possível perdermos apenas Gordura Localizada?

A resposta para essa questão é bastante curta e grossa: não!
Infelizmente não existe um método mágico que permitirá que você perca apenas a gordura de uma região em específico.

Isso significa dizer que não é possível perdermos apenas a gordurinha da barriga ou de alguma parte do corpo sem emagrecermos o corpo por completo.

Por isso para perder barriga, você também perderá coxas, bumbum, braços e etc. É necessário se exercitar para substituir essa perda de gordura por massa muscular.

E se já sou magro(a) e tenho apenas um pouco de Gordura Localizada a perder?

Se você já é uma pessoa magra, mas que por conta dos excessos acabou ganhando uma gordurinha a mais, não se preocupe.

O grande medo dos magros que tem uma barriguinha por exemplo, é ficarem ainda mais magros por conta da perda geral de gordura do corpo.

Na prática ao aumentar o metabolismo do seu corpo com atividades físicas, o seu próprio organismo se encarregará de usar a reserva energética.Ou seja, utilizar os depósitos de gordura para suprir essa demanda de energia.

Até porque, neste caso existem poucas regiões do corpo que possuem excesso de gordura. Por isso será exatamente de lá que sairá toda a energia demandada.

Como perder Gordura Localizada?

Agora já esclarecemos as principais dúvidas que geralmente se tem a respeito da queima da Gordura Localizada. Vamos às dicas práticas!

Afinal o que pode ser feito para efetivamente se livrar dessa gordura?

Reduzir o percentual de gordura corporal

Por mais óbvio que possa parecer, é do óbvio mesmo que temos que partir! Como explicado nesse texto, é impossível escolher apenas uma parte do seu corpo para emagrecer.

O corpo que funciona como uma máquina precisa emagrecer por completo. Precisamos eliminar toda a gordura que existe em excesso pelo organismo, para só depois eliminar o que existe concentrado em apenas uma região.

Esse é o caso de das pessoas magras, que possuem barriga por exemplo.

Para quem está muito acima do peso considerado ideal, o foco principal é emagrecer por completo. Só depois disso o organismo pode se encarregar de lutar contra as gordurinhas específicas.

Treinos HIIT

Os chamados “Treinos HIIT” são aqueles de curta duração, porém de esforço físico elevado.
Antigamente acreditava-se que quanto mais tempo alguém passasse fazendo atividade física, mais peso ela iria perder.

Porém a realidade é que hoje em dia, já se sabe que existem tipos de exercícios físicos específicos para cada objetivo com o seu corpo.

Para emagrecer por exemplo, uma pesquisa feita pela University Of Western Ontario, já provou que o treino HIIT é mais eficaz do que horas de exercícios aeróbicos.

Nesse mesmo estudo descobriu-se que 4 a 6 sessões de HIIT, que duram em média 30 segundos cada um, são mais eficientes em queimar gorduras do que 1 hora em uma esteira inclinada por exemplo.

Por isso os exercícios de curta duração e muita intensidade, realmente se mostraram um grande aliado na perda de peso.

Veja mais sobre Treino HIIT aqui

Alimentação

Ninguém gosta de ouvir sobre dietas e restrições alimentares. Mas infelizmente é impossível falarmos de boa forma sem falarmos de uma boa alimentação.

Ter um corpo em forma nada mais é do que o resultado de uma série de ações que precisam acontecer diariamente. Por isso não é de dieta que vamos falar aqui. Mas sim de reeducação alimentar.

A não ser que você não se importe em perder toda a gordurinha que deseja apenas de um modo temporário. Porque assim que você voltar a praticar os antigos hábitos, a gordura localizada também voltará do mesmo jeito.

A alimentação diária de quem quer emagrecer precisa ser livre de açúcares, gordura saturada e carboidratos simples, como: bolos, pão branco, salgados, massas, sal e açúcar em excesso.

O ideal é consumir pelo menos 30 gramas de fibras todos os dias, pois elas ajudam a regular a digestão alimentar, melhorando o funcionamento do metabolismo.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas também é necessário, afinal além do álcool por si só já ser uma substancia super calórica, ele ainda atrapalha o funcionamento do nosso metabolismo. Influenciando diretamente na nossa queima de gordura.

Por fim, a última dica alimentar é: Priorize as proteínas boas!

Exemplos de proteínas boas para você: peito de frango, peixes, aves em geral, grão de bico, queijos magros, carnes magras, leite, iogurte, cogumelos, feijão branco, lentilha, aveia, castanhas, linhaça, quinoa, etc.

Para perder peso de maneira saudável você não deve ficar sem comer ou reduzir de maneira drástica a quantidade de comida que você ingere diariamente.

Caso isso ocorresse, você certamente até perderia peso. Mas ao contrario da gordura indesejada, você estaria perdendo também massa muscular. Isso pode prejudicar a sua saúde e não ajudar em nada o seu corpo quando o assunto é a boa forma.

As proteínas de alto valor energético são as melhores amigas de quem quer perder gordura, porém se manter forte e com boa forma.

Chá Verde

Uma dica pra lá de especial ou um bônus, vamos dizer assim, é essa aqui!

O chá verde é uma bebida de origem asiática, muito rica em cafeína e compostos fenólicos.
Isso significa que ela tem a capacidade de acelerar o nosso metabolismo de maneira saudável.

Por isso uma boa dica, é adicionar ao seu dia a dia o consumo de 2-3 xícaras do chá verde. É importante o uso do chá aliado com a prática de atividades físicas. O treino HIIT que foi mencionado por aqui e a musculação são bons exemplos.

Isso irá auxiliar na perda de peso e ao mesmo tempo no fortalecimento dos seus músculos.

Também resultará no emagrecimento conciliado ao aumento da massa muscular. O resultado obviamente, só pode ser o corpo que você sempre almejou!

Mas e então querido leitor! Qual dessas dicas é a mais importante na perda de peso na sua opinião? Conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários!

Se você se interessou por esse assunto, descubra também: “Para onde vai a gordura quando a gente emagrece?”. 

Fontes: Mundoboaforma.