Curiosidades

Como ganhar massa muscular rápido? Dicas eficazes

Muitas pessoas almejam a hipertrofia. Mas, o que poucos sabem é que tem como ganhar massa muscular rápido e de forma saudável.

O desejo de muitas pessoas hoje em dia é perder gordura corporal. Além de fortalecer os músculos e ganhar massa magra. No entanto, nem sempre o resultado é o esperado. O que pode ser bem frustrante. De acordo com especialistas, para conseguir a hipertrofia é necessário um longo processo. Mas, tem como ganhar massa muscular rápido. Para isso, é preciso comprometimento e uma boa orientação. Dessa forma, você poderá atingir seu objetivo mais rápido. E o mais importante, de forma saudável e prazerosa.

Em suma, para ganhar massa muscular é importante fazer atividade física regularmente. Mas, seguindo a orientação do profissional. Também é importante seguir uma dieta adequada para seu objetivo. Dando preferência para alimentos ricos em proteína. Pois, a alimentação é uma parte fundamental no processo de ganho de massa muscular. Fornecendo os nutrientes necessários para que o diâmetro das fibras musculares aumentem, garantindo a hipertrofia.

Contudo, para ganhar massa muscular rápido, não quer dizer que você precisa fazer exercícios intensos e sem descanso. Na verdade, para alcançar o resultado de forma saudável, o músculo precisa de um descanso. Pois, durante o descanso, o músculo cresce. Durante os exercícios físicos as fibras musculares se lesionam e enviam um sinal ao corpo. Que indica a necessidade de recuperação muscular. Então, é durante essa recuperação que se ganha massa muscular. Enfim, antes de começar qualquer tipo de exercício físico, ou alterar sua alimentação ou suplementação, procure orientação do seu médico.

Dicas de como ganhar massa muscular rápido

1 – Faça exercícios de forma lenta

Manual do Homem Alpha

Segundo especialistas, para ganhar massa muscular rápido é importante que os exercícios de musculação sejam feitos mais lentamente. Principalmente, durante a contração muscular. Pois, durante o movimento mais fibras se rompem. Dessa forma, no momento de recuperação, o ganho de massa será mais efetivo. O que favorece a hipertrofia. Enfim, ao realizar o exercício de forma lenta, a pessoa adquire uma consciência corporal maior. E assim, evitando compensações durante a prática de exercício. O que acaba tornando o exercício mais fácil.

2- Treine pelo menos 3 vezes por semana

Exercício em Casa

Uma das formas de como ganhar massa muscular rápido é mantendo uma rotina regular de exercícios. Portanto, treine no mínimo 3 vezes por semana. Com o passar do tempo, você pode aumentar a frequência de treinos para 5 vezes por semana. Contudo, trabalhe o mesmo grupo muscular de 1 a 2 vezes. Pois, o descanso muscular é muito importante para alcançar a hipertrofia.

3- Evite parar o treino quando sentir algum desconforto

Academia Cia do Corpo

Durante a prática de exercício é normal sentir algum desconforto. Por exemplo, dor ou sensação de queimação. Portanto evite parar o treino nesses momentos. Pois, é nesse momento que as fibras estão se rompendo. O que ajuda ganhar massa muscular rápido. Entretanto, caso as dores sejam nas articulações, tenha cuidado. Provavelmente, você está fazendo algo errado. Nesse caso, o profissional deve realinhar sua rotina de treino para evitar o risco de lesão.

4- Como ganhar massa muscular rápido: Treine com a quantidade de peso certa

Academia Cia do Corpo

É importante lembrar que para ganhar massa muscular rápido não adianta treinar com muito peso logo no início. Dessa forma, o correto é que os exercícios sejam realizados utilizando cerca de 65% da carga máxima que se consegue fazer com uma única repetição. Todavia, com o passar dos dias é natural que o peso seja aumentado de forma progressivo. O que irá favorecer a hipertrofia dos músculos.

5- Consuma alimentos ricos em proteínas

Toda Mat[eria
Todo mundo sabe que para ganhar massa muscular rápido é preciso consumir alimentos ricos em proteínas. Por exemplo, carnes, leite, semente de chia, etc. Portanto, para quem quer alcançar a hipertrofia, é essencial que as proteínas estejam presentes em todas as refeições. Afinal, as proteínas são responsáveis pela manutenção das fibras musculares.

Enfim, uma dieta composta por gorduras boas também é muito eficaz. Como abacate e azeite de oliva, por exemplo. Além da necessidade de consumir mais calorias do que se gasta.

6- Ritmo de treino

Toda Matéria

Tem como ganhar massa muscular rápido mantendo um ritmo regular de exercícios. Em suma, procure alterar o treino de musculação a cada 5 semanas. Dessa forma, é possível aumentar a intensidade do treino. Consequentemente, o desempenho também vai melhorando pouco a pouco. Contudo, o treino deve ser feito de forma intensa. Começando com um aquecimento leve com exercícios aeróbicos. Da mesma forma, após o treino de musculação, o ideal é que seja feito um treino aeróbico. O que vai favorecer a hipertrofia.

7- Não pule refeições e não fique muito tempo sem comer

Vix

Não tem como ganhar massa muscular rápido se não seguir uma rotina de alimentação saudável. Portanto, nunca pule refeições. E, não fique muito tempo sem comer. Pois, ao ficar de jejum, a massa magra será consumida como fonte de energia para o organismo. Além disso, os músculos não receberão nutrição adequada para sua recuperação. Consequentemente vai impossibilitar alcançar a hipertrofia desejada.

8- Como ganhar massa muscular rápido: Inclua frutas na sua dieta

Vix

Como já foi mencionado, uma alimentação balanceada e saudável é fundamental para ganhar massa muscular rápido. Dessa forma, as frutas também devem fazer parte da dieta. Pois, são elas que darão suporte vitamínico. Para o desenvolvimento muscular, imunológico e de todo o funcionamento do organismo.

Enfim, para conseguir alcançar a hipertrofia, é preciso uma dieta balanceada e saudável, rica em proteínas, calorias e vitaminas. E claro, manter uma rotina regular de exercícios de musculação.

9 – Quando se atingir o objetivo desejado, continue!

Tua Saúde

Quando finalmente conseguir ganhar a massa muscular desejada, não deixe de se exercitar. Para que não perca a definição conquistada. Geralmente, é possível notar a perda de massa muscular com apenas 15 dias sem treino.

Ademais, é possível notar os primeiros resultados após 3 meses de treino. E, com 6 meses é possível notar uma grande diferença no crescimento e definição dos músculos. Quanto ao condicionamento cardíaco, pode ser notado com apenas 1 mês de treino.

Outra forma de atingir a hipertrofia é com a ajuda de suplementos de proteína ou de creatina. No entanto, o consumo destes suplementos devem ser feitos de acordo com orientação de um médico ou nutricionista.

Se você gostou dessa matéria, pode saber mais sobre o assunto em: Suplementos para ganhar massa muscular – Como escolher o ideal?

Fontes: Tua Saúde; Moderna Manipulação; Globo; Notícias Concursos;

Imagens: Clique Farma; Manual do Homem Alpha; Exercício em Casa; Academia Cia do Corpo; Toda Matéria;

Próxima página »

Escolhidas para você