15 truques fáceis de como tirar chupão do pescoço

Tirar um chupão do pescoço é preciso, nem que seja para evitar o constrangimento. Aprenda 15 maneiras de tirar essa marca de intimidade.

15 truques fáceis de como tirar chupão do pescoço

Você sabe como tirar chupão do pescoço? Essa é uma dúvida comum entre muitas pessoas que ficam com essa marca indesejada na pele. Algumas dicas são muito eficientes para remover o chupão e evitar constrangimentos. Neste artigo, vamos te mostrar algumas delas.

O que é um chupão? Um chupão é uma mancha roxa ou avermelhada que surge na pele depois de um beijo mais forte ou uma sucção. Isso acontece porque os vasos sanguíneos se rompem e o sangue se acumula na região. O chupão pode durar de alguns dias a algumas semanas, dependendo da intensidade e da cicatrização da pele.

Tirar chupão do pescoço, sem dúvida, já esteve na busca do Google de muitos por aí, sobretudo, durante a adolescência. Mesmo que a opção mais prática seja esconder a marca, nem sempre é possível sair com uma gola rolê em um calor de 40°C. Para se livrar desse constrangimento, existem formas fáceis de dar fim à mancha arroxeada, como o gelo e aloe vera.

Os carinhos no pescoço costumam ser os favoritos de muitas pessoas em momentos de intimidades, pois, nesse local, existem diversas terminações nervosas. Em razão disso, o pescoço é considerado uma zona erógena, já que responde a estímulos e ainda irradia a sensação de prazer para os ombros, cabeça até os braços e as mãos.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante saber que o chupão se trata de um hematoma que é formado a partir do rompimento de vasos sanguíneos e acúmulo do sangue embaixo da pele. Assim, essa prática não é muito recomendada, pois pode causar coágulos com casos até mesmo de AVC.

O que é e como se forma a marca de chupão?

Um chupão é uma marca temporária na pele que aparece depois de um beijo que envolve sucção ou mordida.

Continua após a publicidade

É um tipo de hematoma que ocorre quando os vasos sanguíneos que irrigam a pele se rompem. A cor da marca pode variar de vermelho a roxo, dependendo da pele e do tempo.

Um chupão pode durar de quatro a doze dias, mas existem algumas formas de acelerar a sua recuperação, como aplicar gelo, babosa, chá de camomila ou creme de arnica no local.

Continua após a publicidade

Um chupão não é uma doença grave, mas pode causar constrangimento ou desconforto para algumas pessoas.

15 dicas para remover a marca de chupão do pescoço

1. Gel ou pomada à base de arnica

Quando a sua avó lhe disse que a arnica podia curar quase tudo, ela estava parcialmente correta. Segundo um estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná, a UFPR, a arnica é excelente para o tratamento de hematomas. Como um chupão, por exemplo.

Isso porque ela possui substâncias, como a inolina e a quercitina, que têm efeito analgésico e anti-inflamatório. Por isso, aplicar o gel ou a pomada de arnica sobre a região afetada, irá contribuir para uma cicatrização mais rápida.

2. Gelo para tirar chupão do pescoço

Outra técnica clássica que é muito eficiente contra hematomas escuros sob a pele é o uso de cubos de gelo, pelo fato de o gelo ajudar a diminuir a temperatura corporal da região afetada. Isso, consequentemente, reduz a circulação sanguínea da área e diminui o tamanho da mancha.

Continua após a publicidade

Como você deve imaginar, pressionar cubos de gelo diretamente sobre a pele pode gerar queimaduras. Por esse motivo, use compressas ou até mesmo os próprios cubos envolvidos em tecido ou plástico.

3. Aloe vera

A aloe vera é uma planta medicinal popularmente conhecida como babosa aqui no Brasil. Essa planta tem propriedades hidratantes e, por isso, contribui para uma melhor regeneração da pele.

O seu interior gelatinoso é o que deve ser removido e aplicado sobre o hematoma. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos, enxaguando logo em sequência. Repita esse procedimento por pelo menos 1 vez ao dia.

4. Usando bananas para tirar chupão do pescoço

Não tem aloe vera em casa? Tudo bem! As bananas também têm propriedades em sua casca que podem te ajudar a se recuperar de um hematoma rapidamente. Para usufruir dos benefícios dessa fruta, use a parte interna da casca sobre a região. Deixe agir pelos mesmos 10 minutos, em seguida lave normalmente.

Continua após a publicidade

5. Tratamentos a laser

Esta é a forma mais eficiente e rápida de tirar um chupão do pescoço, só que não é a mais prática nem a mais barata. Para ter acesso a esse tipo de tratamento, é necessário buscar um dermatologista e nem sempre é fácil marcar uma consulta.

De qualquer forma, essa técnica funciona, pois os lasers fragmentam os glóbulos vermelhos, que são facilmente retirados pelos glóbulos brancos. Consequentemente, com esse tratamento o chupão pode desaparecer em aproximadamente 2 dias.

6. Creme para os olhos

Embora um pouco inusitado para o propósito em questão, o creme para os olhos é um ótimo aliado para tirar chupão do pescoço. Isso pelo fato de, geralmente, ser rico em vitamina K, que auxilia a disfarçar as olheiras e, a mesmo tempo, é ótima para ajudar o organismo curar lesões mais rapidamente.

7. Creme para celulite

O creme para combater a celulite é outro tipo de dermocosmético que pode ser uma mão na roda para desaparecer com um chupão no pescoço. Essa propriedade é graças à cafeína, presente na maioria deles, que auxilia a contração dos vasos sanguíneos, assim como diminuir a quantidade de vazamento de sangue na pele.

Continua após a publicidade

8. Rolo de jade para tirar chupão do pescoço

Assim como no caso das olheiras, você pode substituir o rolo de jade por colheres frias, pois ambos os objetos vão ajudar a diminuir o inchaço do chupão no pescoço e, assim, permitir que a pele melhore o chupão.

9. Hidratação para tirar chupão do pescoço

Na realidade, a hidratação é uma dica mais para a prevenção do que propriamente para tirar um chupão do pescoço. Ao manter seu pescoço bem hidratado, as chances de um chupão deixar marcas é menor. Já ajuda, né?

10. Alimentação

A alimentação saudável também pode auxiliar no processo de diminuir o processo inflamatório do chupão. Alguns alimentos principais que ajudam a fazer o hematoma desaparecer são:

  • Couve, brócolis, acelga e espinafre são alimentos ricos em vitamina K, que ajudam o organismo a absorver o sangue acumulado na região.
  • Salmão, sardinha, atum ou sementes de chia são alimentos ricos em ômega 3.
  • Laranja, limão, manga e tomate são frutas ricas em vitamina A, C e E, que são alimentos essenciais para a regeneração da pele.

11. Abacaxi

O abacaxi é outra fruta que ajuda a combater o chupão. Ele contém bromelaína, que ajuda a curar hematomas.

Continua após a publicidade

Não, não é necessário passar um pedaço de abacaxi no pescoço, basta tentar comer mais dessa fruta durante o seu dia.

12. Compressa para tirar chupão do pescoço

Para diminuir o chupão, utilize uma colher gelada ou até mesmo uma pedra de gelo na região marcada.

A temperatura baixa auxilia na regularização dos vasos sanguíneos.

13. Escova de dente

Utilize a escova de dentes para massagear o local afetado. A forma correta de utilizá-la é realizando movimentos circulares e suaves na região machucada, o que irá ativar a circulação sanguínea no local lesionado.

Continua após a publicidade

14. Chá de camomila

A camomila também possui um efeito calmante e auxilia na redução de inchaço e coloração arroxeada.

Para isso, prepare um pouco de chá de camomila, embeba uma toalha na bebida e aplique-a por alguns minutos no local do chupão.

15. Creme para celulite

O creme de celulite age diretamente nos vasos sanguíneos e contribui para melhorar a circulação local. Aplique diretamente na região afetada e deixe agir por cerca de 30 minutos.

Essa ação pode auxiliar na minimização do hematoma que se formou na pele.

Continua após a publicidade

Quais são os riscos do chupão?

O chupão é uma marca roxa (hematoma) que se forma na pele após uma forte sucção. Além do constrangimento, o chupão pode trazer riscos à saúde, como:

  • Lesões em veias do pescoço: Dependendo da força que é imprimida, a lesão pode afetar a artéria carótida, que passa no pescoço e é responsável por levar sangue ao cérebro
  • AVC: Chupões muito fortes podem causar lesões em veias do pescoço e levar a um acidente vascular cerebral (AVC)
  • Infecções: A sucção pode romper pequenos vasos sanguíneos e causar feridas na pele, aumentando o risco de infecções
  • Morte: Embora seja raro, chupões muito fortes podem ser fatais. A lesão pode afetar a artéria carótida e levar a um derrame cerebral ou até mesmo à morte

Portanto, é importante ter cuidado ao praticar o chupão e evitar sucções muito fortes. Em caso de lesões ou sintomas como dor de cabeça, tontura ou dificuldade para falar após um chupão, é recomendado procurar ajuda médica imediatamente. O que pode ocorrer é do sangue acumulado formar um coágulo e, por conta disso, se aumentam as chances de acontecer um acidente vascular cerebral (AVC). É melhor conter esse tipo de demonstração de carinho, não é mesmo?

Fontes: Finanças Yahoo, Dicas de mulher, Istoé

Bibliografia:

DUARTE, M. R.; SIEBENROK, M. C. N.; EMPINOTTI, C. B. Anatomia comparada de espécies de arnica: Porophyllum ruderale (Jacq.) Cass. e Chaptalia nutans (L.) PohlRevista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 28, n. 2, 2007.

Continua após a publicidade

Outras postagens